segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Europa é "já ali"!

Nota Breve:

Iniciou-se oficialmente a campanha para as Europeias.
O maior inimigo dos partidos é a abstenção! Há quem diga que a abstenção é o reflexo do afastamento que a generalidade da população em relação às questões europeias.

Ora, face à votação da proposta do PCP na passada semana (que não deixo de louvar) na Assembleia da República, no intuito de permitir aos portadores de "carta de veículo ligeiro" a condução de motociclos até 125cc, sou levado a concluir que o afastamento em relação às questões europeias não é uma questão que diz apenas respeito ao "Zé Povinho".

É lamentável mas ainda assim real o afastamento da generalidade dos nossos deputados das questões europeias. Não acreditam? Pesquisem no "tio google" algo como "Directiva 91/439/CE "!!!

É coisa que qualquer deputado ignora mas que muitos amantes de motos conhecem!

E descobriram os Comunistas a pólvora quando já estava queimada!!

4 comentários:

  1. João,

    Sabes perfeitamente as diferenças entre as regulamentos, directivas, decisões, recomendações e pareceres (não faltaste a essas aulas, pois não?). como tal sabes que a culpa disto tem um rosto: Assembleia da República e só!

    Como bem sabes "para que os objectivos estabelecidos na directiva se tornem aplicáveis aos cidadãos singulares, é necessário que o legislador nacional promulgue um acto de transposição, pelo qual o direito nacional é adaptado aos objectivos fixados na directiva. Fundamentalmente o cidadão adquire direitos e deveres apenas através do acto jurídico que transpõe a directiva para direito nacional" [cito site do PE].

    Para teres uma ideia da demora deste caso: A Alemanha adoptou a medida em 1996, Espanha em 2003, etc.. aliás já são mto poucos os que não a seguem.

    Assim sendo o que o PCP veio dizer não é que descobre a polvora mas que os nossos guerreiros não a sabem usar.

    Mas segundo se ouve o problema desta directiva em portugal chama-se sector automovel e a pressão que exerce para que não seja transposta.

    a título de curiosidade sabes quantas directivas comunitárias esperam transposição, em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. Não João, não faltei a essas aulas!!

    Quem compõe a Assembleia da República João? 230 Deputados, certo?

    Que sentido faz a "pompa e circunstância" do projecto de lei do PCP quando a transposição da referida directiva bastaria?

    Sim, eu também sei as datas em que essa mesma directiva foi transposta em Espanha, Alemanha, França, Itália... e os números estatísticos do impacto produzido na circulação!

    É que é com estas e com outras que às vezes somos um Estado Membro em direitos mas esquecido dos deveres, dando assim razão às seitas políticas que defendem a saída da UE!

    Certamente saberás com maior precisão o número de directivas a aguardar transposição (não faltas ao trabalho, pois não?) (lol)

    Obviamente, que isto se deve às pressões do sector automóvel! Temos um país refém de si próprio, mas naquilo que o sector automóvel devia fazer barulho e pressão não se vê efeitos: a disparidade da carga fiscal entre Espanha e Portugal na compra de um veículo.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está. Chegamos facilmente à conclusão: a pressão do sectro automóvel. Esse é o problema dessa directiva.

    Quanto à forma como foi anunciada pelo pcp também concordo contigo, mas só revelou que as pessoas não percebem o funcionamento das instituições comunitárias e acham que o pcp fez uma grande coisa.

    Enfim... [PS- não falto ao trabalho mas a ver o qto chove hoje aqui, bem me apetecia lollll]

    ResponderEliminar
  4. "só revelou que as pessoas não percebem o funcionamento das instituições comunitárias e acham que o pcp fez uma grande coisa." - de acordo! Foi esse o objectivo deste post. Demonstrar que o PCP não descobriu "a pólvora"!

    Queres que mande um pouco de sol por mail? (lol)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!