sábado, 18 de abril de 2009

Portugal já viu...

O 7folhas e a Tvi tiveram acesso ao tão falado vídeo que implica o nosso Primeiro no caso freeport. Portugal já viu o vídeo e coloca-se agora uma questão pertinente: O nosso Presidente da República já viu?

Se não viu devia ter visto! Se viu então está a fazer de conta que não viu! Se faz de conta que não viu não age! Se não age esta pouca vergonha mantem-se!

Coloca-se então uma segunda questão: Sr. Presidente da República, está à espera de quê para demitir o Governo?

Falar-me-ão de julgamentos na praça, de princípios constitucionais de in dubio pro reu e de muitas outras coisas giras.

Eu falarei de um país com cidadãos de primeira e cidadãos de segunda, com tentativas de banalizar o sistema judicial tornando num sistema cego para ricos e implacável para pobres... e de muito mais. Mas muito para além de qualquer princípio de presunção de inocência deve estar a presunção de seriedade dos titulares dos órgãos máximos da nação.

Ora, ou damos por certo que o nosso Primeiro é "inocente" e vamos defendê-lo perante os ingleses, ou, se ao invés disso ninguém tiver como certo que o Sr. Sócrates é inocente, vamos "purificar" a imagem da nossa nação correndo com ele. Porque já não basta ser só sério, é preciso parecê-lo também.

A confiança que um líder incute nas suas "tropas" é um facto essencial para qualquer progresso, se o líder é frágil, se tem telhas de vidro de sobra, qual será o índice de confiança dos portugueses?

Se olham para o sistema judicial em casos como por exemplo o caso "Casa Pia" e o sentimento é generalizado de "a montanha vai parir um rato" e o país ainda vai ter que indemnizar os envolvidos... se olham para o caso Freeport e o sentimento é de que "ele está enterrado mas no fim vai sair sem acusação alguma"... como poderá o país andar "para a frente"?

A justiça nacional corre o risco de tornar-se célere para os beneficiários do regime do "Apoio Judiciário".... por outro lado, para os ditos "poderosos" a justiça é um folclore a que se prestam para dele sairem airosamente como sendo o rosto dos mais belos exemplares do "Chico-Espertismo Lusitano".

É este o país que temos... mas eu continuarei a a acreditar na justiça pois lá diz o povo "tarda mas não falha".

Vejam:

1 comentário:

  1. Concordo com o texto, na generalidade, mas não acho que esta seja razão para demitir o Governo. Primeiro, porque os factos imputados a Sócrates não decorrem deste seu mandato enquanto PM. Quando muito, a exigir-se demissão de alguém deve prossegue a legislatura até ao fim; segundo, a poucos meses das eleições, rebentar agora com a bomba atómica daria um bom pretexto ao PS para recuperar algum terreno nas legislativas. Algo que não é muito desejável para quem aspira a derrotar o PS.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!