quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"tuuita-mos"

Um aviso à navegação!

Seguramente muitos de nós já se depararam com a terrível evidência: os políticos invadiram as redes sociais e a blogosfera!

É que não fosse a gente antes passar pelas redes sociais para "micar" umas "boazonas" e agora deparamo-nos com meia-dúzia de candidatos a qualquer coisa e que andam por aqui a fazer sei lá o que mais!

É que... ainda que eu tente perceber a lógica, aquela que aprendi em Filosofia do Direito aquando da temática da globalização... bem... essa coisa de que as redes de comunicação aproximaram mais as pessoas, colocaram à distância de um click pólos opostos do globo, não consigo perceber a necessidade de tal tipo de campanhas.

Senão vejamos: se um político "twitta" com uma pessoa a 500kms de distância, porque não sai à rua para dizer um bom-dia à tia Rosa da porta do lado? É porque a tia Rosa é pobre e não tem twitter?
Também constato que alguns políticos já há largos anos que não são vistos a "viver" nas comunidades que os elegem, e aqui a pergunta impõe-se: "Havia algum twitter secreto que os prendesse antes ao computador"? Ou passariam o tempo nas salas do mIRC com nicknames do tipo "o_todo_poderoso", "the_boss" and....?

É que muito sinceramente não sei se já eram dependentes da tecnologia e daí as primeiras palavras do Eng. Sócrates terem sido "Choque Tecnológico" (em jeito de sucessor do Código Da Vinci, o "a rede secreta que afastava os políticos do povo"), ou se esta dependência é de agora, já que se a coisa for recente alguém desengane os senhores e os faça perceber que o grosso da população nacional está-se nas tintas para computadores, redes sociais, blogges e micro-blogues! Deixem os computadores quietinhos e saiam das tocas! Os únicos votos que podem realmente capitalizar nas cyber-políticas é o da "Fernandinha" ou da "Karinov" que prometem votar em vós e fazer mais qualquer coisa em frente à webcam a troco de 50 euros via VISA!

Eu que até tenho aqui o meu blogguesito e um hi5 do tempo em que só o Sr. Pacheco Pereira escrevia umas coisas na net, rendi-me à carneirada e criei um facebook e um twitter... porque achava piada mandar uns bitaites com os amigos (daqueles que têm aquilo ligado no horário de trabalho e "twittavam" um "trabalho de cão" e eu respondia com um "no pé no rio ao sol", ou não raras vezes eram eles a atormentar-me...) dou por mim agora a olhar para aquilo e ver "não percas mega-comício do Quim Tremoço em Mafamude", como se aquilo interessasse sequer à mulher do Quim, quanto mais ao António que mora a 500 kms... ou melhor ainda... ver o Sr. deputado X a comentar o twitter do Sr. deputado Y com algo do tipo "boa intervenção hoje na AR"!! Mas qual deles é que faltou ao trabalho? Não podiam falar pessoalmente? Deus me valha e os acorde!

Pronto, foi só um desabafo de quem contínua a pensar que o lugar dos eleitos pelo povo é entre o povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!