segunda-feira, 19 de novembro de 2007

de volta ao ventre materno

Numa das minhas incursões pela “teia” encontrei o site da Onda - marca de algum do meu material de mar e btt. Gostei do site, acima de tudo gostei do frontal - recomendo a visita.
A citação do frontal que aqui vos deixo resume tudo aquilo que pode ser um sentimento de quem gosta do mar.
Quando usamos citações de alguém subscrevemos palavras, em regra sucintas, de alguém que pela agudeza de espírito ou simples tirada de génio, resume algo que gostaríamos de ter dito como forma de resumir algo que por muitas que fossem as palavras, não conseguiríamos exprimir com tanta clareza.
Em suma, esta citação diz em três linhas algo que eu levaria páginas a tentar explicar e chegaria ao fim com a lamentável redundância de ter contado uma grande história sem ter conseguido explicar o que gostaria de transmitir.
É essa a magia do mar, é essa a magia dos sentimentos que desperta, é essa a grande limitação das palavras.
Há coisas que não se dizem! Sentem-se!!
Há coisas que não se dizem! Pensam-se!!
Porque o mar é algo... inexplicável!
Por muita ciência que nos tentem vender, por muitas teorias que tentem provar... conseguirão explicar o porquê das ondas, o porquê da água salgada... mas jamais conseguirão explicar o sentimento que desperta.
Porque somos tão insignificantes quando nos atiramos para dentro de água, somos tão pequeninos que ouso resumir com o título de um livro de uma esposendense com talento, somos “restos de nada” à deriva, lutando entre a liberdade de espírito que no mar encontramos e a insignificância da nossa existência em face de algo tão poderoso.
 
E desenganem-se aqueles charlatões da treta que apregoam aos 7 ventos que não têm medo do mar! Nós, aqueles que gostamos do mar, temos medo, muito medo do mar! O medo que desperta o respeito com que nos divertimos, o medo que faz de cada grupo dentro de água um grupo de amigos que se entre-ajudam se preciso fôr.
 
Há coisas que devem nortear sempre a nossa vida, uma das mais importantes é... em meu modesto pensar.... O RESPEITO, pelo mar, pelos outros, pela vida.
 
Que Neptuno nos proteja!
 
 
(ps.: 2 posts sobre mar... eu sei que é dose... mas esta vai ser uma longa semana de 3 dias à espera do feriado para poder voltar para dentro de água... Afinal de contas... somos gerados dentro de água... é legítimo que nos sintamos bem vivendo lá)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!