domingo, 12 de dezembro de 2010

Época Alta para os Sem Abrigo!

(imagem: google.com)

Não haverá propriamente um dia que seja "bom" para ser sem abrigo... mas se houvesse, ainda que por mero exercício de ficção, esta seria a época alta! A melhor altura do ano para ser um "sem abrigo"!

Não sou grande apreciador do Natal... devo mesmo reconhecer que tenho uma certa aversão a esta época do ano! É melancólica, deprimente e hipócrita! Quer dizer... bem vistas as coisas... as épocas não têm destes atributos - devem ser mesmo as pessoas!

O verdadeiro espírito do Natal, aquele do tempo em que eu era pequeno em que a noite de Natal era da família e os presentes só apareciam na manhã seguinte parece já coisa do "tempo da outra senhora"!

O nascimento do filho de Deus tem pouco significado quando comparado com a importância de saber quem vai ganhar o ídolos ou se os tipos da "Secret Story" vão descobrir que o Tone teve uma casa de putedo! Tudo interessa! Tudo é sensação, é mistério e importante... menos o que realmente devia sê-lo!

Até os putos, com o passar do tempo, julgaram tornar-se mais sábios que nós por terem assumido que o Pai Natal não existe! Pobre pequenos... nessa sua pressa de crescerem ignoram que nós, da idade deles, também sabíamos que o Pai Natal não existia... mas era tão "fixe" a ideia de que ele pudesse existir ou que na falta dele havia sempre de vir o Menino Jesus... e a malta insistia em não querer estragar a emoção dos pais ao irem à socapa de madrugada colocar as prendas no sapatinho.

Agora... o Pai Natal não existe... a ceia de Natal em família é apenas esse momento de longa espera que antecede a troca de prendas... e no meio disto tudo saímos à rua muito piedosos, preocupados com os que têm fome, sede e frio.

Pior!! Grave mesmo! Passamos um ano sem dizer um bom dia que seja a alguns conhecidos mas quando chega a esta altura gastamos rios de dinheiro a mandar sms de bom natal a toda a gente, inclusivé ao cão da Sra. Maria que não consegue ler nada há 3 anos(não que o cão alguma vez tenha conseguido ler, apenas porque o cão só tem mesmo 3 anos)!

E perante toda esta alucinação colectiva ainda faz sentido acreditar no natal? Prefiro a Páscoa! É que na Páscoa, como o Cristo leva a cruz às costas já não há motivos para festas(excepção feita ao Domingo de Páscoa)! Agora, a pretexto de um menino em palhinhas deitado banqueteamo-nos com o bom e o melhor e olhamos para o lado e para a tv com esse "nobre" sentimento de pena dos outros, dos "coitadinhos"!

Ouve-se também o célebre "Natal é quando um homem quer"! Ora bolas, então os homens são mesmo unhas de fome pois só querem o natal um dia por ano! É mais fácil olhar com comoção para os pobres nesta época do que quebrar a barreira da indiferença durante os 364 dias do ano que restam!

E é vê-los fazer galas, fazer peditórios, fazer donativos, vestir fatiotas bonitas e solidárias... como se esse desprezível sentimento de falsa solidariedade pudesse apagar a indiferença de um ano que passa e fizesse esquecer que esses sem abrigo existem o ano todo, muitas das vezes fruto das políticas anti-sociais que os governos seguem outras tantas fruto da nossa indiferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!