sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Admirável Mundo Azul!

Não, o post de hoje nada tem a ver com questões ambientais, tem sim uma conexão evidente com 3 imagens associadas à "rede": o símbolo do internet explorer, o logo do facebook e... o Magalhães!

Os dois primeiros revelam-se de fácil compreensão na sua associação, juntei o magalhães apenas para associar algo que foi entre nós símbolo de uma massificação de acessos à rede, ao cyber-espaço!

E lembrei-me de escrever hoje sobre isto fruto de uma constatação que estou certo poderia dar um qualquer estudo numa tese de Bolonha: o perigo da internet para os adultos! Sim, os filhos têm cada vez mais consciência dos perigos, já os pais... em questões de tecnologia... são ainda uns verdadeiros "meninos"!

A questão é clara: com a massificação dos acessos, com a democratização dos acessos, aumentou-se o número de verdadeiros analfabetos tecnológicos, com um grande perigo - a esmagadora destes analfabetos informáticos julga-se perfeitamente expert nestas coisas das novas tecnologias.

Há por estes dias uma realidade nova, um número elevado de adultos que pura e simplesmente se deslumbraram com o potencial da internet, com a informação, com as amizades, com esta coisa "linda" das redes sociais... e que caem que nem patos em tudo que é propagação de spywares, trojans... e não raras vezes... "putedo"!

Estes "novos-navegadores", julgando-se perfeitamente informados, capazes até de dar conselhos aos filhos sobre os riscos da internet, entram numa rede social e soltam a língua a contar a vidinha a uma/um qualquer estranho que lhes dê 2 minutos de pagode, ou que faça "like" numa foto de um prato de aletria da avó.
Depois, acreditam em tudo o que é mail do tipo "aumente os seus rendimentos" ou "tenha um genital assombroso", e toca a abrir tudo o que é ligação que lhes seja enviada!
Além disto, tendem a abrir as ligações que lhe aparecem no messenger vindas de uma Dulcineide que diz conhecê-lo da escola primária, e que dizem "veja as nossas fotos na banheira ontem", sabendo ele que no dia anterior o único sítio onde tomou banho foi na balneário do indoor com os amigos da bola.

Depois... há aquelas conversas manhosas que começam com o comentário da fotinha num perfil e que acabam com votos de amor eterno! E dá-se com homens que toda a vida foram olho-aberto a serem enrolados de paleio através dos "perfis de angariação de clientela"!

Quem lucra com isto? Quem vive da manhosice e da obtenção ilícita de informação e dados pessoais à custa da ignorância alheia.

Torna-se assim necessário que estes "cursos de iniciação à informática" sejam muito mais "custos de educação para a informática"!

Neste breve esboço se percebe que é tempo de fazer palestras "Os perigos da internet: de filhos para pais"!

Além de tudo o que foi dito importa ainda referir uma situação que tem tanto de embaraçosa como de verídica: os pais que adicionam os filhos nas redes sociais como amigos não só não estão a fazer nada em prol da educação dos mesmos como se tornam um verdadeiro BigBrother! Os jovens têm o direito à sua vida pessoal, ao local da família e ao local dos amigos! Os pais devem perceber os problemas dos filhos falando com eles não seguindo-os à socapa via rede social. Os pais não devem nunca seguir os comentários, as amizades e conversas dos filhos através das redes. Não faz sentido e torna-se uma verdadeira violação da vida pessoal, do espaço de crescimento social! Esqueçam lá isso! Não é fixe! Não é "cool"! Não faz de vós uns pais "modernaços" e nem sequer vos tira os 25 anos a mais que os vossos filhos!

Em suma:
- aos pais: ocupem o lugar de pais e não de friends! Essa confusão de papeis não é saudável!
- aos filhos: olhem pelos vossos pais aceitando deles tudo o que sabem a mais que vós e, sempre que possível, de mansinho, ensinem-lhes aquilo que eles fingem sabem mas que na realidade desconhecem por completo!

Isto, tentando evitar que um dia desses sai um qualquer manual do tipo: "Como evitar que a sua vida familiar se desmorone perante 30 minutos de social-networking"!

3 comentários:

  1. Exactamente...a curiosidade matou um gato...é uma expressão mt usada...neste caso a curiosidade mata muitas Familias...Já vi algumas desfeitas...Fotos Montagens...Mentiras...Ilusões...Raptos...Violações...Ameaças...Burlas...coisa e tal...

    Até quando? Até que ponto a net é educativa?...Boa questão JP!!!

    Até onde vai parar a dignidade Humana?

    Teremos nós de criar Universidades para formar Policias de Segurança Pública da Net (PSPNET)???

    ResponderEliminar
  2. É verdade Ilda.

    Diariamente vemos um pouco de tudo e faz-me uma certa confusão a forma como a net, para alguns, se tornou na "escapadinha socialmente aceite"!

    Não pretendo que este post seja um "poço de virtudes" nem de falso moralismo, pretendo apenas que seja um alerta pois se os filhos estão cada vez mais informados sobre os perigos das novas tecnologias, alguns pais, talvez convencidos que já sabem tudo, caem diariamente no "conto do vigário"!

    Este é o meu pequeno contributo para alertar consciências!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!