segunda-feira, 17 de maio de 2010

Até Já!


Realizaram-se no passado sábado eleições para os órgãos concelhios da JSD.
Apesar de ter ainda um ano e meio de mandato pela frente, fruto da antecipação de eleições para outubro passado na sequência de um "conturbado" processo autárquico, entendi que deveria manifestar ao meu Presidente de Plenário a minha disponibilidade para antecipar as eleições, fazendo deste modo coincidir novamente as eleições para a CPS e para a Mesa.
A indisponibilidade de tempo, por motivos sobretudo profissionais, levaram-me a decidir não voltar a recandidatar-me. Terminei assim 4 anos de liderança na maior estrutura de juventude política concelhia com a convicção de que fiz algumas coisas que me deram muito prazer, mas com um sentimento de insatisfação enorme de não ter feito muitas outras por não ter encontrado o apoio que seria muitas vezes desejável.
É certo que já levo 9 anos de JSD, e que nos últimos 4 tive o privilégio de ser Presidente da CPS de Esposende, vice-Presidente da Distrital de Braga, conselheiro Nacional e no último congresso estive presente numa candidatura à Comissão Política Nacional, mas não me canso com isto: corro por gosto!
Orgulho-me de com duas Comissões Políticas de companheiros que na sua grande maioria nunca me deixaram desamparado nas batalhas que enfrentamos, colocamos a JSD Esposende num plano já há muito merecido. Conquistamos respeito e representação no distrito e no plano nacional, onde apesar do nossos 3 delegados em Congresso não deixamos de ter voz, não deixamos de fazer parte do roteiro dos candidatos nacionais, nem tão pouco deixamos de fazer parte do roteiro das actividades da Comissão Política Nacional e Distrital.
Sempre que abraçamos um apoio fizemo-lo com lealdade, não por mero jogo de lugares. Sempre que fomos à luta foi por causas e pela juventude. Quando fomos chamados a ter um papel nas questões nacionais sempre privilegiamos o apoio e união com o distrito de Braga pois é cá na nossa terra que na primeira linha unimos esforços.

Gostei do que fiz e certamente ainda muito farei pela juventude do meu concelho sempre que puder e que contarem comigo. Despeço-me não com um "Vou andar por aí" mas com um "contem comigo por aqui" pois gosto demais destas coisas para estar com falsos saudosismos ou com "saídas com os dois pés dentro". Sou social democrata com cérebro e boca (pese embora haja quem lide mal com isso - a militância arrebanhada sempre agradou mais), e os meus 27 anos ainda me deixam ser também da JSD (isto apesar de alguns movidos por azias de ouvido terem até já sugerido a minha expulsão do PSD :) São uns castiços :) Direi mais: castiços e ignorantes no que a estatutos diz respeito! Mas para esses eu hei-de guardar a bisca de trunfo ;)!

O lamento: em tanto ou tão pouco tempo de "serviço" aprendi muito do melhor e muito mais do pior da política! Infelizmente não faço parte do "coro das virgens", ainda que fosse muito mais "politicamente bonito" propalar aos sete ventos a uma "ingenuidade hipócrita" - azar do raio: eu não sou assim! Acreditei tempo demais que a irreverência da juventude pudesse marcar a diferença mas acabei por constatar que os tempos difíceis que vivemos colocam o "price-target" dos valores e convicções em saldo! A mera promessa de algo que soa simultaneamente a vazio e a falso põe à roda o mais vesgo dos olhares e as pessoas deslumbram-se!

Felizmente nem tudo são rosas no reino das laranjas! Encontrei muito boa gente, e fiz amigos! E, ao contrário de muitos, eu soube o que é fazer amigos leais na política, amigos daqueles que nunca se abeiraram de mim na esperança que eu pudesse ter algo para lhes dar em troca, nem que eu pudesse ser a porta para um buraquinho qualquer. Os que me foram leais foram-o porque quiseram, porque acreditaram e porque partilharam de um projecto, de forma altruísta e desinteressada. Para esses vai o meu mais sincero obrigado! Foi graças a esses pilares que resisti a tudo e todos! Foi graças a esses Homens que mesmo nos dias em que o cansaço e o desânimo a que nos expõe o cacique acordei com pilhas novas no dia seguinte! Gente de precisão cirúrgica, reconhecem no momento certo uma qualquer réstea de desgaste e lá estavam eles a injectar a "morfina" no momento certo! Permitam-me que não coloque aqui os nomes deles sob pena de os tornar "alvos" de algum "caciquistão" mais azedado.

Para estes leais amigos: Contem comigo sempre! O meu dia tem 24 horas como o de toda a gente, mas para o que possam precisar eu arranjo dias com 26 ou 30 se precisarem de mim!

Quanto a tudo o resto... bem... daria certamente um livro o que se aprende nestas lides! Mas diz o povo sábio: "o segredo é alma do negócio" :) por isso, vou guardar os meus segredos junto das cobardes sms que pelo meu tlm passaram e fazer um "almanaque da honra" :) bem vistas as coisas até não sou muito mau :) guardo os registos só do que me escrevem, pois segundo reza a lenda há quem grave "ilegalmente" conversas de tlm! Coisas que não lembram ao diabo :)

Amigos e companheiros: Divirtam-me :) A vida é demasiado longa para ser vivida a sério e demasiado curta para ser desperdiçada!

E não esqueçam aquela célebre frase da minha ex-professora de Grego (daquelas que são do tempo em que as profs. não se despiam para a playboy :)) :

"de joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"!

Obrigado a todos quantos confiaram em mim e me apoiaram! Sem o vosso apoio não teria valido a pena! E obrigado também a todos os meus adversários: sem vós não seria tão forte!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!