segunda-feira, 12 de abril de 2010

Concordo!!


Sempre gostava de ver o que aconteceria se alguém chamasse prepotente, mentiroso, tiranete, ditador e chantagista a um Magistrado do Ministério Público ou a um Juíz.."

by João Cepa in http://joaocepa.blogspot.com/


Permitam-me hoje que concorde com o autor da expressão acima transcrita, bem como com o teor da mesma, e cujo contexto em que é proferida consta do mesmo blog como "A política e a justiça".

Não querendo de todo exercer qualquer juízo sobre os representantes do Ministério Público, às vezes... assistimos a coisas que exigiam alguma ponderação.

Aqui no 7folhas, fazendo uso da mais elementar liberdade de expressão, assumimos em abono da verdade que "esticamos a corda vezes sem conta"!! Mas tivemos limites! (Como não seria de esperar outra coisa)! Impôs-se ao direito à indignação, à liberdade de expressão, a consciência de que de um lado está um exercício de democracia e cidadania mas do outro, e exigindo ponderação, existe um direito à honra, ao bom nome e acima de tudo, um direito a exercer um cargo público sem que isso coloque em causa a nossa dignidade pessoal (e falar nisto relembra-me aqueles dois pontapés que eu fiquei a dever a um suposto sr. que por motivo políticos me insultou de viva voz, quiçá por excesso de azia)!

Ora, às vezes, como as ofensas e calúnias em "telhado alheio" são como quem diz "toma lá pinhões" passam ao lado de muitos agentes da justiça! O arguido presume-se inocente! O político presume-se bandalho, filho da ..., cabrão, corrupto... enfim! Ora... esta ordem "natural" das coisas não pode nem deve continuar neste ritmo, sob pena de não haver "generoso" fim do mês que pague o enxovalho e humilhação a que são entregues os titulares de cargos públicos e seus familiares.

Haja decoro!

Assim, não posso deixar de subscrever o "direito à indignação" do autor da expressão.

Não obstante...

Dizer "derrotas eleitorais humilhantes" não é de todo bonito e é igualmente repudiável!! A democracia não é nem pode ser humilhante Sr. Presidente!! Ganhar ou perder é... democracia! Para uns ganharem outros têm que perder! Humilhante era viver em ditadura! Perder é prova de integridade! É dar a cara!! Se muitos há que "vestem" derrotas expressivas - que de humilhante nada podem ter - muitos há também que dizem "ganhei" sem nunca terem dado a cara por nada!

Derrotas humilhantes sempre pode haver em futebol (mesmo que perder também seja parte do jogo e quem dá o litro e perde não pode ser tido como humilhado) em democracia jamais as derrotas devem ser entendidas como humilhantes... é uma expressão tão feia que parece daquelas que sabem a vingança... só que as vitórias ou sabem a vitória... ou não são vitórias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!