segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

o FACTOR X…

Esta será não única mas uma das raras vezes em que neste blog escrevo sobre televisão. Não que seja um anti-tv, apenas porque quando há tempo para isso prefiro ver séries, na sua esmagadora maioria daquelas sem grande sequência, de histórias resumidas ao episódio. São o "mato tempo" e "puxa sono".

No meio disso gosto de ver este tipo de programas como Ídolos e Factor X, coisas onde o talento é posto à prova e a nossa capacidade de ser surpreendidos também.

E posto isto é forçoso admitir que ontem me senti revoltado frente à Tv.
Fui um seguidor o Factor X, aos domingos à noite na sic. Fiquei maravilhado com o potencial da gente do nosso país, desde jovens a adultos, gente com uma capacidade de palco monstruosa.

Qual não foi o meu espanto ao perceber que o vencedor do programa, que sempre se apresentou como um músico de banda, de acompanhamento, à procura de um trampolin para o disco em nome próprio, afinal era um indivíduo que já tem um disco gravado, com participação de Rui Veloso e Abrunhosa.
Senti-me insultado. Primeiro pelo concorrente cujo talento é inegável mas de quem o registo "água-morna" me irrita. Depois pelos membros do júri, que sabendo garantidamente do percurso do fulano, porque é inegável que o conheciam, mantiveram a conivência com toda aquela panelinha.

É o país que temos. O país do faz de conta, do vamos enrolar estes pacóvios.

Para mim, a miúda do vídeo seria a justa vencedora. Um talento incrível - não sei como é possível chegar aos 17 anos com aquela bagagem toda. Um verdadeiro diamante. Que o futuro prove que eu tinha razão pois tanto talento só pode ser desperdiçado pela máfia do "sistema" e pelas adolescentes deste país que fazem que as mulheres nunca ganhem um concurso deste tipo.

Minuto 2:08.

7 comentários:

  1. Bom dia.

    Na verdade, o senhor em questão já lançou dois álbuns, sendo que ambos foram enormes fracassos de vendas. Era também ele que cantava o tema do genérico dos Morangos com Açúcar, já teve inúmeros temas na banda sonora de várias novelas, músico residente do programa Ídolos, já colaborou com metade do panorama artístico nacional, etc. Canta em vários bares de Lisboa e Porto, onde alegadamente cobra 1.000 euros por espectáculo. Na minha modesta opinião, grande falta de vergonha na cara dele e de toda a gente que compactuou com a farsa do "back-up vocal" que quer ter uma oportunidade como cantor a solo.

    Independentemente disso tudo, o concorrente Berg nunca me cativou. Sobretudo para alguém com toda aquela bagagem, pedia-se mais, muito mais, bem mais do que meras interpretações competentes mas dignas de karaoke. Onde está a inovação? A originalidade? O trazer algo de novo, único e diferente?

    Na fase das galas, torcia pela Mariana, sim, extremamente talentosa, carismática e original, apesar de achar que o mentor nem sempre a levou pelos melhores caminhos. E também pelos Aurora, o grupo de "meninos bonitos" que faziam excelentes arranjos originais a grandes sucessos da música nacional.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo Luísa.
    E realmente, apesar das "rasteiras" do mentor, a miúda aguentou-se à tona com unhas e dentes.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com muito do que foi dito neste post. A verdade é que, desde a primeira vez que ele apareceu no programa, já toda a gente sabia que seria o Berg a ganhar. A meio, ainda tive esperança que o povo desse a vitória à Mariana, por perceber que a única coisa que o Berg precisava tirar do programa era o mediatismo necessário para poder fazer o que já fazia antes, mas com sucesso... mas não. Escolheram dar os 100.000 e a gravação do álbum a alguém que já tem a experiência e todos os contactos necessários para o fazer por si mesmo, só porque passou grande parte das galas a queixar-se que esta seria a sua última oportunidade. É o país que temos, de facto: dada a escolha, vota-se sempre no mais coitadinho.

    O que vale é que a Mariana não será desperdiçada, certamente. Espero que se saiba rodear de pessoas que a orientem no sentido certo, e que não queiram apenas fazer uns tostões à custa desta popularidade do momento e depois a deixem no lixo. Para começar, tanto ela como o Berg precisam de arranjar uns compositores melhores que os que lhes escreveram os singles, porque o dela é cópia descarada da música da Adele, e o dele é simplesmente um pop genérico com letras clichés que se ouvem todos os dias na Comercial.

    Gostaria muito que saísse alguém deste programa que durasse no panorama musical português, mas não tenho muita esperança, ainda por cima com mais dois programas do género a estrear na televisão nos próximos meses. Quando começarem a aparecer "estrelas" novas, estas serão rapidamente esquecidas, principalmente se começarem a fazer desta música genérica de quem ninguém se vai lembrar daqui a um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo sobre os singles. Tirando o do puto que só consegui ouvir 30 segundos porque não gosto mesmo, os outros dois singles não se pode dizer que sejam maus, mas são completamente banais e esquecíveis.

      No X-Factor britânico, os singles dos finalistas geralmente são covers de uma canção que eles interpretaram durante o programa. Aqui quiseram ir pelos originais, mas em tão pouco tempo dificilmente sairia alguma coisa de genial.

      E o compositor e letrista do single do Berg é o próprio. E até já li "por aí" que a canção já estava feita há 8 anos. A ser verdade, aí a banalidade da canção já não será certamente por causa do pouco tempo.

      Eliminar
    2. Não sabia que tinha sido o próprio a compôr e escrever a letra da música, Cláudia. Nesse caso, ainda fico com menos esperança que dali vá sair uma carreira duradoura, o que é pena. Nós precisamos que alguém que saia destes programas comece a conseguir fazer alguma coisa e chegar a algum lado, para ver se começamos a apoiar mais a nossa música, mas para isso também é preciso que os vencedores não sejam simplesmente bons cantores, é preciso que consigam fazer música boa e inovadora, que preencha um espaço que ainda não esteja preenchido no mercado, o que não é o caso do Berg. A letra daquele single é dolorosamente cliché e simplista, custa-me acreditar que não tenha sido escrita em 15 minutos; já para não falar que, para um concorrente cujo maior sucesso no programa foi a "Chuva", escolher lançar-se a cantar em inglês não me pareceu muito sensato.

      Espero mesmo que a Mariana consiga encontrar o sítio dela na música, porque para ser Adele já temos a própria e por cá já há uma Áurea. Gostei tanto dela a cantar e tocar Amy Whinehouse na audição... a partir daí nunca mais a reconheci em nenhuma das músicas que cantou.

      Eliminar
    3. AZIA! Viva o BERG!!!!!!!

      Eliminar
  4. E decorridos todos estes meses, parece que as vossas/nossas previsões de não sucesso começam-se mesmo a concretizar.

    O Berg passou o programa a queixar-se que fazia coros, sendo que na altura fazia coros para artistas como o Rui Veloso ou Pedro Abrunhosa.

    Agora vai... fazer coros para o D8!!!!!

    Que tristeza.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!