sábado, 20 de agosto de 2011

Silly Season: Esposende é exemplo!

Num ano em que, fruto do suposto corte nas férias da Assembleia de República, a "silly season" andava um tanto ao quanto murcha eis que Esposende, nesta senda dos bons exemplos, dá o tiro de partida. Devo dizer que esta notícia João Cepa sai do PSD me surpreendeu. É a silly season no seu esplendor.
Deixarei para os politólogos a análise desta decisão ou amuo, mas com um pouco de jeito pode ser que o nosso autarca ganhe num próximo governo o lugar que Esposende não teve na AR até aqui. Talvez sejam mais meritórias as derrotas de alguns do que as vitórias em Esposende e quiçá, fruto desta nova mentalidade de constituir governos com base no mérito e não no "clube" o nosso edil possa até ser ministeriável num futuro próximo.
Uma coisa é certa: se alguma parte desta decisão é motivada por indignação pois nessa parte apoio-a integralmente. Como esposendense social-democrata partilho essa indignação pela forma como Esposende tem sido sucessivamente tratado como o "parente pobre" pelas cúpulas. Se outros motivos houverem, sejam eles pessoais ou outros, pois obviamente esses não subscreverei por serem isso mesmo, pessoais ou outros.

Há no entanto algumas ideias que me fazem estranheza, eu que sou militante e "praticante" quando convocado:

“Há deveres de um militante que estão sempre presentes e eu quero ser um pouco mais livre. Não é que não fosse. Sempre disse o que pensava”

Fiquei confuso! Então se alguém é livre, se diz o que pensa enquanto militante e se sente livre enquanto militante vai desfiliar-se para não cumprir certos deveres de militante? Confundiu-me mesmo! Agora fico a pensar se me devia ter desfiliado em 2009 ou se levei demasiado a sério o conceito de liberdade e democracia plasmados na Constituição. Ainda fiquei uma quinzena à espera que me expulsassem tal como um militante com o sangue a fervilhar prometeu mas... por sorte ou azar os duches com água fria têm efeitos terapêuticos que a própria razão desconhece.

E depois há inevitavelmente o:

“nunca deu o devido valor a Esposende, atendendo a que é um concelho onde nunca perdeu um embate eleitoral nos últimos vinte e seis anos”

É que embora eu perceba e subscreva a falta de respeito que as cúpulas têm tido para com Esposende... isto, e penitencio-me por também pensar às vezes assim, é uma visão demasiado redutora da democracia! É resumir a militância e o voto à afirmação em buscar do "lugarzinho da terrinha". Se não nos derem um lugar vamos fazer beicinho... Não havia necessidade!

Politicamente bonito:

- “O meu partido é Esposende”

Só não digo que subscrevo esta frase por uma questão estritamente técnico-jurídica: não confundindo o ordenamento do território com sistema político, direi antes que o meu partido é o Partido Social Democrata, a minha terra, essa sim é Esposende. Mas é bonito isto, fica bem a um político defender a sua terra à frente do seu partido, até porque um político dá a cara diariamente perante os eleitores não perante o partido - os partidos às vezes esquecem-se das bases.

E para finalizar:

“Apesar de militante de um partido sempre o critiquei quando este, no exercício de funções governativas, não foi justo com o meu concelho”

Em abono da verdade sou testemunha desta forma de estar na política, mesmo quando supostamente havia quem não gostasse dos ecos que chegavam à capital, o aqui entrevistado sempre teve essa frontalidade.


Aguardo para ver as "cenas dos próximos capítulos"! 
Pessoalmente esta notícia não me aquece nem me arrefece. O Sr. João Cepa tem o seu lugar na história deste concelho no exercício de funções de autarca quer saia quer fique no PSD. Se me fosse dado a escolher obviamente preferiria que ficasse, não colocando em cenário uma eventual alteração à lei de limitação dos mandatos, apenas tendo em conta a experiência enquanto político que, goste-se ou não do estilo, forma ou conteúdo, é indiscutivelmente um político com "tarimba" e uma mais-valia! Refira-se no entanto que "de insubstituíveis estão os cemitérios cheios"... por isso... creio que o PSD Esposende sobreviverá. 

Em todo o caso: Eu fico! Ao meu jeito, democrata e militante livre, enquanto os ideais do partido assim mo permitirem, não negando que ficaria mais feliz se em vez de sair o Presidente João Cepa saíssem alguns "cancros" que por aí andam.


E para os mais ávidos de informação, aqui podem ler aquelas que talvez tenham sido as palavras que foram mote da notícia do Correio do Minho! E como eu sou um céptico em relação a comunicação social... tenho sempre dúvidas entre o que foi efectivamente dito e o que foi oportunamente escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!