quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alguém me entende...!!

Confesso que o tema do momento me tem tomado algum tempo, porque nada mais tem surgido nesta Silly Season!

E como tal, não posso deixar de dar conta das novidades que vão surgindo pelo blog do nosso Presidente da Câmara.

Das mais recentes, subscrevo o que o ilustre diz sobre os meios de comunicação social nacionais: é uma pouca vergonha que qualquer palhaço anónimo ou com nome de Zé da Esquina ou Tóne Manel diga o que quer sobre quem quer, colocando insinuações e nomes de quem quer e muito bem lhe apetece, sem ter para isso que dar a cara nem assumir a responsabilidade das suas palavras e insinuações, nos blogs noticiosos. Todos sabemos que é preciso uma vida para manter um nome limpo e que bastam apenas 5 minutos e uma insinuação de um qualquer sem rosto para que se perca todo esse trabalho. Não devia ser permitido. Bem sei que são os riscos desta nova forma de comunicação (ainda me lembro de um históriasdozequinha no blogspot que por aí cantava também sem rosto e no qual fui também contemplado)! 

Aqui estamos de consciência tranquila, concordemos ou discordemos... a cara é a mesma e está aqui bem à vista! Acima de tudo, para que os visados com alguns dos posts que por aqui passaram estejam também conscientes que por maior ou menor ironia, concordância ou discordância, os respeitamos enquanto seres humanos, de olhos nos olhos. É a minha forma de estar na vida: de cabeça erguida!

E é no mínimo vergonhoso dar uma olhada pelas secções de comentários da imprensa nacional, seja política ou futebol, há sempre quem não tenha o mínimo de educação e estique a língua por onde quer: afinal a cobardia permite actos heróicos desse nível! Bravos!!!

E depois fico feliz por ler isto: "Se eu quisesse um lugar, mesmo estando chateado, podia criticar baixinho, mas continuava a dar vivas aos líderes, continuava a agitar a bandeira e continuava a bater palmas às promessas cumpridas e às não cumpridas.", porque aqui há dois anos também o meu telemóvel tocou com sms e e-mails acusando-me de querer um lugar não sei onde, e de ter amuado... e muito mais! Pois bem, finalmente alguém me compreende e diz aquilo que eu disse nessa altura também: se eu quisesse um lugarzinho... faria como aqui está dito.

É bom saber que mais tarde ou mais cedo somos compreendidos!

5 comentários:

  1. O clube dos que falam alto e dizem o que pensam está a aumentar...
    Bem vindo ao clube!

    Tozé

    ResponderEliminar
  2. Compreendo a sua indignação pelos comentários franco-atiradores que proliferam na blogosfera,mas penso que calar ou amordaçar só iria adiar o problema da actual incapacidade de distinguir informação de qualidade do "tapete de som" achincalhador. Se hoje estampos neste ponto apenas o devemos à nossa incapacidade de dar voz aos cidadãos mais cedo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel Pereira,

    nada contra a voz aos cidadãos, mas cidadãos é aquele que usa dos seus direitos e cumpre com os seus deveres.

    Esses comentadores anónimos e brejeiros têm muito pouco de cidadania!

    ResponderEliminar
  4. Há muito que deixei de ler os comentários que acompanham as notícias publicadas nos sites da imprensa nacional pois ali só reina a anarquia, abundando os insultos e provacações (alguns deles nojentos até) e sem que haja alguém que se dê ao trabalho de colocar um travão nisso (senão a seleccionar os comentários, pelo menos a apagar o lixo que não merece lá estar).
    Quanto à reacção de JC sobre a razão avançada pelo seu amuo para com o partido, é uma posição que se saúda, pois vem clarificar muita coisa, e também acho que seria redutor zangar-se com o partido por aquela razão, embora amigo me tenha dito que se fosse a vontade de JC em querer um tacho, dada a apetência deste governo em recrutar mais independentes do que filiados no partido, se calhar agora teria mais hipóteses de o conseguir :P
    Quem não se sente bem, sai, e JC cumpriu em parte com esse dito popular. No entanto, para a história, e como recentemente publicava o JN, não deixa de ser incómodo ler as declarações de JC sobre Passos Coelho, o antes e o depois.
    Nisto da política é preciso ter-se muito cuidado com o que se diz, e mais do que fingir agitar bandeirinhas, é preciso também não fingir sentimentos, e dizer-se que "este fulano é bestial e merece ser PM porque é o melhor que temos" quando interiormente não se acha tal coisa.

    ResponderEliminar
  5. Francisco,

    neste "filme" todo há apenas um senão:
    - o programa do Partido Social Democrata, os estatutos e as directrizes já existiam antes das eleições, até mesmo o honroso 13.º lugar de Esposende nas listas foi de conhecimento pré-eleitoral.

    Assim, esta "posição de força" e indignação tinha tudo para ter sido tomada antes das ditas.

    Há apenas dois elementos de conhecimento pós-eleitoral: a ausência de Passos Coelho no dia do município e ... o tal do eventual "tacho"!

    Posto isto... o povo fala... pois não há-de falar?

    E a indignação perante o TGV é compreensível mas pouco convincente pois nunca foi dito que este passaria por Esposende :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!