quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Município de Esposende - o bom aluno! Ou será bom professor?

A notícia que se segue seria digna de abertura de telejornais se começasse por "Rui Rio" ou "António Costa", ou até mesmo "Câmara do Porto" ou "Câmara de Lisboa"!

Não o foi! Em jeito de assunto envergonhado o exemplo surge referido a meio da notícia e com destaque para o mau exemplo: é Portugal, esta bela localidade!



"Esposende: "empenho, brio e dedicação são zero"


Sobre esta questão, o presidente da câmara de Esposende admitiu, ontem, ter "vontade" de dispensar mais de dez por cento dos funcionários, que diz não terem "brio e dedicação", preocupando-se apenas em "receber o salário ao fim do mês".O autarca admite o "grande esforço" no "corte nos recursos humanos", restando ao município prestar, com cerca de 220 funcionários, o "serviço básico".O social-democrata, a cumprir o último mandato, assume ter funcionários que "apenas pensam em chegar ao fim do mês para receber o salário" e que "em termos de empenho, brio e dedicação são zero". "Não queria fazer mais cortes, mas não tenho problema rigorosamente nenhum em dizer que se a lei me permitisse, e gostava muito que permitisse, preferia prescindir de uns 20 a 30 funcionários, isto se me deixassem recrutar dez bons, com as características que precisamos. E até aí já teríamos um ganho", admite.João Cepa afirma ainda que "antes de ir embora" gostava de "prescindir das pessoas que não têm respeito nenhum por aqueles que fazem sacrifícios para lhes pagarem os salários".

...

Barcelos e Esposende são os municípios da região Norte que têm menos efectivos por mil habitantes, seis e cinco respectivamente."

O que é bem feito merece nota e aplauso e se neste pequeno cantinho somos exemplo pois é nossa obrigação darmos disso eco.
Não sei no entanto se os dados seriam iguais se os Municípios fossem analisados pelo somatório de contratações de Municípios e Empresas municipais, isto porque a tendência tem sido de transferência de tarefas entre os primeiros e as segundas, resultando disso uma necessidade menor de contratação por parte de alguns municípios, não esquecendo que para outros resulta numa duplicação de contratações.

Fica no entanto a nota positiva e a esperança que os bons exemplos tenham o devido eco.
E porque não dizê-lo, subscrevo os considerandos quanto ao empenho de alguns (pelo menos esses) que se fazem transportar em viaturas com dizeres de serviços/empresas/municípios públicos... cujo cumprimento escrupuloso dos limites de velocidade de 30kms hora em horário de trabalho me faz pensar que em igualdade de circunstâncias o meu dia rende no mínimo o dobro pois perco menos tempo em deslocações entre locais. Ninguém tem que andar em excesso de velocidades mas há mínimos... porque quem precisa de se deslocar em ritmo dito normal desespera atrás de alguns funcionários zelosos. 

obs: ao final do dia de hoje foi final e felizmente possível ver esta notícia em pelo menos um canal nacional! Caso raro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!