domingo, 1 de maio de 2011

Contra factos...

Lista de deputados do PSD por Braga às eleições legislativas 2011

 1. MIGUEL MACEDO
 2. Fernando Negrão
 3. Francisca Almeida
 4. Fernando Nuno Fernandes Ribeiro dos Reis
 5. Emídio Guerreiro
 6. Maria Clara Marques Mendes
 7. Jorge Paulo Oliveira
 8. João Lobo
 9. Maria da Graça Gonçalves da Mota
10. Hugo Soares
11. Isidro Gomes de Araújo
12. Bruna Cristiana Araújo Ferreira
13. Manuel Albino Penteado Neiva
14. Francisco Manuel Monteiro e Pacheco Ribeiro
15. Custódia Manuela Vilela de Magalhães
16. Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso
17. Vítor Moreira
18. Martinha do Rosário Couto Soares
19. Maria Albertina Ribeiro Moreira

Esposende fica-se pelo 13.º lugar... merecíamos mais, ou será que não? Aqui ganham-se eleições autárquicas... mas na hora de chegar à "1.ª liga" os nossos representantes continuam a ser "de uma terra pequenina à beira mar"! Valha-nos ao facto de termos um conhecido esposendense a encabeçar a lista do distrito de Aveiro!

Em todo o caso é nestes que confio, sejam eles de que canto do distrito forem! Arrisco-me mesmo a dizer que "o pior destes" é bem melhor que qualquer um desses intrujas socialistas!!

5 comentários:

  1. Mais uma oportunidade perdida.
    A comissão política do PSD em Esposende bem se pode vangloriar das sucessivas vitórias autárquicas, mas estas perdem a sua dimensão quando a expressão do partido no Distrito e, por via deste, a nível nacional, é insignificante.
    Couto dos Santos não serve de consolação visto que vai representar outro Distrito e os seus interesses e, a bem da verdade, não se vislumbrou na anterior legislatura que acções com impacto em Esposende foram por ele protagonizadas.
    Valha ao menos que a lista do PSD para estas eleições não é liderada por um outsider como foi o caso das 2 anteriores eleições.

    ResponderEliminar
  2. Francisco,
    o grande problema é que a expressão de votos das nossas vitórias é apenas 1/3 dos votos que outros conseguem nas suas derrotas.
    Mas depois de ver Esposende representado no Conselho Nacional do PSD e com presença activa na distrital... esperava mais, muito mais.

    Mas isto digo eu...
    Talvez a reivindicação de um lugar de destaque para Esposende suja quando o timming for mais oportuno para outros intervenientes:)

    ResponderEliminar
  3. Em tempos escrevi que João Cepa poderia muito bem apostar nas lides legislativas, depois de largos anos à frente da câmara, podendo aproveitar a experiência adquirir. Se for o caso de se tratar de um objectivo pessoal do nosso "mayor", esta seria então uma bela oportunidade para o concretizar. Mas que foi perdida.
    Nunca fiz as contas da relação votos PSD Esposende vs votos PSD outros concelhos, mas admito que essa relação que falas João esteja certa. No entanto, caso fosse militante do PSD de Esposende, não deixaria de achar frustrante o facto de como é que o partido perdendo no Distrito as câmaras mais representativas (Braga, Barcelos, Guimarães), naquelas em que ganha não há esse reconhecimento quando se trata de compor as listas autárquicas. Só consigo ler essa incapacidade de meteres um candidato em lugar elegível, desde os longíquos anos de Alberto Figueiredo, como tendo uma comissão política com pouco capacidade reivindicativa. Porque se estás representado no Conselho Nacional, com presença activa na distrital, mas depois na hora de fazeres a lista atiram-te com um 13.º...

    ResponderEliminar
  4. Ontem antes de colocar aqui este post estive a consultar as votações das legislativas desde 1999 para tentar encontrar explicação para esta lista e não haja dúvida que ficamos muito abaixo das votações de concelhos com maior dimensão, mesmo quando lá ganha o PS.

    Talvez o "mayor" queira honrar o compromisso de levar o mandato até ao fim e depois então partir para outros voos, o que não é de todo condenável bem pelo contrário.

    O que não é compreensível é este 13.º lugar, que até pode um dia vir a dar lugar na Assembleia, mas não deixará de ser sempre um lugar de suplente do suplente do suplente..

    ResponderEliminar
  5. O 13º lugar, o esposendense Couto dos Santos a concorrer por Aveiro, o Fernando Negrão que já concorreu por Lisboa e Setúbal, e concorre agora por Braga...Se Braga é um dos círculos eleitorais com maior nº de deputados e Esposende não consegue meter nenhum candidato em lugar elegível, imagino daqui a uns anos, quando alterarem a relação de eleitos por Distrito, como já se fala, e onde Braga irá perder alguns, o que não será nessa altura.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!