terça-feira, 22 de junho de 2010

Direito à indignação!

Segundo o Económico aqui o PSD quer portagens em todas as SCUTS e é contra a introdução de chips!

Não recomendo que continuem a ler as palavras que aqui vou deixar todos aqueles para quem o fanatismo partidário turba a mente.

Para que não restem dúvidas: Sou Social Democrata, cidadão livre no pensar e no dizer, preocupado com o meu país. Não devo seguidismos a ninguém sendo apenas fiel ao meu pensamento.

Até há duas horas atrás nutria uma certa simpatia pelo Dr. Miguel Relvas, com quem tive o prazer de aprender algumas coisas numa formação política.

O Dr. Miguel Relvas diz, e diz mal, que "não há portagens regionais" e que "os custos devem ser suportados pelos utilizadores e não pelos contribuintes"! Ora, o que o Dr. Miguel Relvas se esquece é que portajar tudo o que é SCUT entre o Minho e Douro Litoral destrói toda a economia de uma região: assim sendo, esta luta é, hoje mais que nunca, regional.

O Dr. Miguel Relvas, lançando mão de um chavão que tem tanto de velho como de ridículo diz que devem ser os utilizadores a pagar e não os contribuintes, ora, permitam-me que me indigne, pois assim de cabeça, e em bom português, eu nunca sequer fiz um chichi no CCB nem nos estádios do Euro, nunca fui á Casa da Música e usei 4 vezes o metro do Porto e umas 10 os comboios da CP. A TAP usei não mais de meia dúzia, a RTP até vou vendo mas pago TVCabo para isso! Ora, no meio disto tudo, alguém tem lata de me falar em utilizador pagador? E os contribuintes que tal como eu nunca utilizaram algumas "obras de regime" e que viram os impostos nacionais canalizados para manias de outros? Houve aí algum princípio de utilizador pagador? São opções políticas? E qual é que prevalece? O lazer passa a ser tendencialmente gratuito e as vias que são a única forma de chegar a empregos e de transportar produtos passam a ser pagas?

Ora vão-se mas é todos catar!

E não voltem a usar o princípio do "utilizador pagador" porque essa m**** a mim diz-me muito pouco pelos exemplos que já referi! Andamos a suportar dos cofres públicos os luxos para cortarmos no essencial, na subsistência.

O Dr. Miguel Relvas faz-me lembrar aquelas tias que andam todas aperaltadas fora de casa mas que têm o frigorífico vazio! Façam lá mais um TGV para a fotografia - na base do utilizador pagador é claro!

Claro está que ninguém é estúpido, quando digo ninguém refiro-me obviamente ao povo!! Toda a gente sabe que este discurso era expectável da parte do PSD, mais não fosse porque o PSD cogita sobre a eventualidade de subir ao poder e obviamente precisa desta receita, ou desta não despesa, por isso o melhor é ajudar o PS nesta luta! O que o PSD se esquece é que isto é meio caminho andado para Pedro Passos Coelho ganhar uma magnífica viagem "a Fátima a pé" e uma "bicicleta a cores"!

Acordem prá vida!

2 comentários:

  1. O facto de o PSD exigir que a haver portagens sejam em todas as auto-estradas, ao contrário do que tem defendido até aqui o Governo e o PS, já é um bom começo. Em época de crise, a ter que comer alguém, que comam todos, e não apenas os do Norte.
    Que o PSD não rejeite o cenário das portagens, pelo dinheiro que lhe poderá vir a fazer falta, acaba por explicar muito sobre o comportamento que a Direcção actual tem tido perante esta crise. É que há aumentos que não lembram ao diabo! Desde o famigerado aumento da taxa mínima do IVA porque a Coca-Cola beneficia dela (quando o lógico seria retirar esses bens a mais da lista mínima), passando por esta questão concreta das portagens na A28 que, pimba, agora que começam a pagar, pagam o km mais caro do País! É a mera assinatura por baixo daquilo que o Governo propõe e acaba por fazer.
    O que é engraçado, é que fosse Marques Mendes, Filipe Menezes ou Ferreira Leite a agirem assim, quantas vozes já não teriam vindo a terreiro exigir a cabeça do líder.
    Alguém ouviu até agora uma voz discordante sobre este bloco central tácito que Passos Coelho tem vindo a promover??
    O que o cheiro a poder não faz aos políticos!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro,

    Julgo que o PSD apenas está a ter um discurso que pretende sanar a eventual inconstitucionalidade da ideia, visa colmatar a questão da desigualdade.

    No fundo, se há coisa que o PSD não está a ser é incoerente pois foi Pedro Santana Lopes que no seu curto reinado manifestou o propósito de portajar as Scuts, mas uma coisa é certa: é bom que dia 24, todos nós estejamos de olhos postos naqueles que elegemos pelo nosso distrito. Se por um lado se lhes exige que o interesse nacional, por outro exige-se-lhes que estejam mais próximos dos problemas das terras com as quais deverão, pelo menos "supostamente", ter alguma ligação! No caso concreto, nenhum deputado deste nosso burgo poderá ser acusado de bairrista, pois poderá sempre defender a sua terra com base na desigualdade da medida. Enquanto o sul não pagar, é legítimo que os eleitos pelo norte boicotem esta medida, sem que por tal possam ser acusados de relegar para segundo plano o interesse nacional.

    Efectivamente... este ar "fétido" faz-me alergia. Compreendo que não embarcar no discurso populista seja um bom princípio para Passos Coelho, mas neste momento o PSD devia pensar que ser contra as portagens não é querer chegar ao poder de forma irresponsável, é pura e simplesmente evitar a morte de uma região onde há gente de trabalho!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!