quinta-feira, 25 de junho de 2009

Última Hora!!


Depois de uma semana de comunicados e contra-comunicados, a líder do CDS-PP Esposende e o Presidente da CME chegaram finalmente a acordo.
Em causa estava o "cachet" dos artistas anunciados para a época de Verão.
Ao que conseguimos apurar, o edil esposendense foi forçado a abrir os cordões à bolsa para silenciar a voz "Popular".
Assim, no próximo fim de semana, quem se deslocar ao Largo dos BVE terá no recinto não só o famoso cantor Tony Carreira, como também a líder Popular.
Ainda não conseguimos apurar se o "cachet" pago incluía versões em dueto ou se era apenas cedência de direitos de imagem durante a música "vou deixar-te louca carinha laroca, carinha laroca", ou "Sonhador, Sonhador". De qualquer forma o dueto vai lá estar!

Ps: não sei se me faço entender, e correndo o risco de não fazer, aqui vai uma sugestão: Sr.s do PP, façam um favor aqui à freguesia e tirem aquele outdoor durante o concerto! É que, conhecendo eu a nossa gente, o vosso objectivo de "Esta é a nossa líder, agora já a conhecem", vai inevitavelmente resultar num "Se tirassem aquela m**** da frente a gente via melhor", e a Sra. não merece isso!

PS2: Aqui fica um som dedicado aos Sr.s do PP!! Quem sabe uns bons hinos para as autárquicas! :)




9 comentários:

  1. Olá João,

    Dito assim parece fácil. Mas como interpretas a história toda? (e já agora porque não a contas também).

    A Presidente da Comissão Política e candidata do CDS-PP, precisamente a bem dos superiores interesses do concerto, notificou e informou a Câmara Municipal e a direcção do Modelo de que estava disponivel para retirar o cartaz daquele espaço por forma a permitir que não incomodasse quem queria ver o espectáculo.

    Como tal e considerando que mesmo tendo autorização para ter ali o cartaz, os serviços da autaqruia que puxassem o cartaz para um dos lados e que depois de passado o espectáculo o voltassem a põr no lugar para onde foi destinado e onde foi autorizado pelos serviços.

    Sabes qual foi a resposta? Não. A única solução admitida era retirar o cartaz. Este éo problema: incomoda o cartaz ou incomoda a visão. Se o problema é a visão, puxem-no para o lado e depois ponham-no no lugar. Isso foi, segundo me informei, transmitido (penso mesmo por escrito) à camara que afinal... não aceita. Só aceita retira-lo de todo.

    Ora meu caro, não há entendimento possivel quando as pessoas não admitem a realidade. O CDS manifestou-se disponivel para retirar o cartaz. Mas alguém acha que afinal, nem ao lado pode ficar, naquela noite, o rosto do candidato e a sua mensagem tem de sair.

    Esta é a história mais completa um pouco e que nos ajuda a perceber quem afinal está preocupado e com quê. Mas certamente nos dirás o que achas desta versão completa do assunto.

    ResponderEliminar
  2. Caro João!

    Pela primeira vez permite-me que diga que não percebi patavina do que querias ou tentaste dizer!

    Terei percebido mal ou estavas a tentar dizer que o CDS-PP estava disponível para retirar o cartaz, mas esse "retirar" era apenas mudar, e esse mudar era afinal um "os funcionários da CME que mudem"???

    Será que está nas funções da CME deslocar suportes políticos, no superior interesse dos partidos que invocam que é no interesse da população?

    Se o cartaz está autorizado qual o mal de retirarem pura e simplesmente a tela por umas horas e voltarem a colocar?

    Será que no CDS-PP ainda vivem no tempo de pensar que é por estar lá um outdoor que vão ganhar as eleições?

    Não creio que andes tão longe da realidade local!

    A bem do CDS a tela devia ser retirada temporariamente (e não me incomoda certamente a mim, pois é bastante claro que "não é o meu som" e nem por lá passarei)!

    Se incomoda a visão ou incomoda o cartaz? Não tenhas dúvidas de que incomoda a visão e o incómodo do cartaz só poderá sê-lo para o próprio CDS-PP! Queres fazer aqui alguma aposta sobre a quantidade de adjectivos que vão caracterizar a senhora durante o concerto?? Eu até era capaz de arriscar... Deixem lá ficar o cartaz!!

    Quando te referes a admitir a realidade referes-te a reconhecer que o CDS-PP Esposende é a "coisinha mais lamentável que existe no concelho?"?? Que parece mentira, mas é real que o CDS-PP apoia o MPT? Explicas-me como é que um partido apoia outro?

    Enfim... O CDS-PP é mesmo um "Modelo".... só ainda não descobrimos de quê!!

    ResponderEliminar
  3. João,

    Se a autarquia entende que pode e deve gastar dinheiro numa parceria com uma entidade empresarial privada e suportar os custos da logística, esses custos são todos.

    Ora se ha naquele espaço um objecto que dificulta a visão, deve a autarquia assumir os custos de o retirar do local onde incomoda e colocá-lo onde nao incomoda. Simples. Mas é que nem duvidas que se a camara o quiser mudar que o faça mas que arranje quem o faça também.

    Quanto às autorizações, a autarquia que pensasse nisso antes. Como sabes agora é tony Carreira, depois serão os xutos, depois o Rui Veloso (sobre estes custos ainda nao te ouvi nem uma palavra, diga-se) e portanto se a autarquia acha que aquele espaço não pode ter cartazes, não autorizava, agora azar. Não pode é pedir agora, irá pedir daqui a 15 dias para os sons de verão, e mais espectáculos que virão.

    Quanto a vencer eleições com cartazes, não sei. Mas tenho a certeza que são tão importantes veículos de mensagem quanto são as bandas contratadas nos comicios para atrair gente. Embora tenhemos a experiencia do BETO no estádio de Marinhas em 2005 e que não evitou a derrota do PSD nessa freguesia. Podes até ter razão.

    Quanto ao CDS e ao MPT, meu caro João, não te fica bem porque como saberás, o PSD também se mistura com o MPT em concelhos deste distrito.

    Quanto ao concerto... também não tenciono passar lá, até porque é noite S. Pedro :)

    ResponderEliminar
  4. Caro João,

    "agora azar"? Azar de quem? Ao que se me constou o "azar" foi do CDS-PP! Pois ao que parece alguém retirou a lona! Seria o célebre "quem tem cú tem medo"? Será que na hora da verdade faltou-lhes a coragem de enfrentarem a opinião pública? Ou será que perceberam a tempo que o efeito seria inverso?

    "Mas tenho a certeza que são tão importantes veículos de mensagem quanto são as bandas contratadas nos comicios para atrair gente" ?? Ainda és do tempo em que se pensava que atrair gente a um concerto era ganhar votos??
    O Beto também não ía a votos nas Marinhas!! Em todo o caso é sempre complicado "atirar" pedras ao segundo classificado quando se fica em terceiro, não? Ou será que o "habitual eterno terceiro lugar" é o limite das aspirações do PP?

    "Quanto ao CDS e ao MPT, meu caro João, não te fica bem porque como saberás, o PSD também se mistura com o MPT em concelhos deste distrito" - ora aqui está um erro de lógica muito grande! O que se passa no distrito não me diz respeito! Preocupa-me sim o meu concelho! Se julgas que pauto a minha conduta por seguidismo e pactos de silêncio... não me conheces.

    Quanto à tua observação relativamente à não pronuncia acerca dos concertos de verão, devo dizer que muito provavelmente não estarei presente em nenhum dos concertos. Em todo o caso, não os vejo como uma mais valia a nível do que quer que seja, a não ser de ego local - e isso bem sabes, que todos nós gostamos de dizer "os xutos vêm tocar à minha terra", em vez do habitual "vou ao porto ou braga ver os xutos". Não é por termos menos população que outros concelhos, que as nossas pessoas não merecem também este gosto. Somos pequenos sim, mas não menos especiais, não menos dignos que os outros.

    Se vejo as coisas como retorno financeiro em turismo ou o que quer que seja? Seguramente que não. Quem nos visita vem para ver o concerto, tomar um café de 50 ou 70 cêntimos, faz um "xixi", gasta água e zarpa.

    Se destaca o nome de Esposende nalgum roteiro... bem... mais uma vez a resposta é negativa. Que vê uma agenda de concerto não ficará mais ou menos impressionado por cá vir o Rui Veloso... afinal ele vai dar "uma centena" de concertos por esse país fora.

    Se se gastam alguns milhares de euros... talvez gastem. São mal gastos? Para muitos pode parecer que sim... eu prefiro fazer contas.

    Se 7000 esposendenses poderem assistir a um bom concerto na nossa terra ganhar em conforto, em proximidade e em poupança.

    Se não houver concertos em Esposende e esses 7000 esposendenses se deslocarem até Porto ou Braga para ver um concerto, numa média de duas pessoas por viatura, com um custo mínimo de 10 euros para 100kms por viatura, estamos a falar de algo como 35000 euros gastos por esposendenses para ver um concerto. E isto partindo do princípio que seja grátis! Pois se for a pagar é bem mais dinheiro a sair do nosso concelho, do bolso da nossa gente.

    Partindo do princípio que para o concerto ser grátis noutro município, terá que ser também ele suportado pelas contas públicas... então não haja dúvida: Pelo ego local, pelo conforto, pelo respeito, porque a gente da minha terra também merece mimos, porque também merece o "comudus" gratuito, porque fazer cá é poupar custos de deslocação, porque a ser gasto dinheiro público prefiro que o seja na minha terra...

    A resposta é por demais evidente! Eu sou a favor do investimento nos concertos que se venham a confirmar.

    Eu sei que se calhar aqueles que querem fazer cair o carmo e a trindade preferem o discurso dos coitadinho, mas não esqueçam esses senhores que se não for nestas alturas haverá muitos conterrâneos nossos que nunca terão oportunidade de ver concertos deste nível.

    ResponderEliminar
  5. Caro João Lopes, o festival Sons de Verão é já um evento incontornável da programação cultural de Esposende, que ao longo dos anos se foi consolidando, para ser, nos dias de hoje, provavelmente, o ponto alto das Festas do Concelho, a par das homenagens que se celebram no dia 19 nos Paços do Concelho.
    Dito isto, acrescentaria ainda mais 2 notas: por um lado, o facto de em semana de celebração das Festas do Concelho, ser natural que a Autarquia queira promover o melhor programa possível e, nessas alturas, se canalize importante fatia do orçamento cultural para o ano. Ou não estivéssemos nós perante aquela altura do ano em que o concelho triplica de população! Claro está, também acho que os gastos não devem ser esbanjadores. Mas reduzir tudo às contratações dos artistas parece-me demagógico.
    E digo demagógico, entrando agora no segundo ponto, pelo seguinte: Esposende não se pode alhear da actualidade do movimento musical nacional. Se os Da Weasel estão em ano de Tour com novo disco, se os Clã estão em ano de Tour com novo disco, se os Xutos estão em ano de Tour com novo disco, obviamente, que Esposende não se pode colocar à margem desse processo. Daí que, naturalmente, se assista à presença desses artistas cá! e quem se der ao trabalho de olhar pras respectivas agendas, verá que Esposende é um concelho em "n" que é palco de passagem dessas Tours. Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Concordo perfeitamente com a tentativa de projecção dada a Esposende. Sobre isso não ha dúvidas. Quanto aos valores gastos aí a discussão é mais longa mas também não me vou chatear com isto.

    O que aqui estava a dizer é que a autarquia autorizou a colocação de outdoors pubicitários num local onde por norma, neste período do ano, acontecem vários espectáculos. Seria mais lógico não ter autorizado e todos ficavam contentes.

    ResponderEliminar
  7. João,

    sabes tão bem como eu que se a autarquia o tivesse feito de livre decisão "só porque achava que ali não deveria ser colocada propaganda política", alguém iria exigir prontamente um qualquer "regulamento municipal de publicidade e propaganda política e eleitoral" onde estivesse classificada previamente aquela zona como insusceptível de colocação deste tipo de suportes.

    Por isso... isso que tu dizes que "seria mais lógico", não só não o seria, como ainda seria mais um "fait divers" que motivaria mais uma boa meia dúzia de comunicados por parte do CDS-PP.

    Será que também ainda não perceberam que os esposendenses não votam nem por outdoors, nem por comunicados?

    Em Esposende vota-se por trabalho!! E o CDS-PP, a ter!!, tem muito pouco!

    Se calhar o grande êxito do Tony que se aplica aqui ao caso é mais o "Ai destino, ai destinooooo..."

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!