quarta-feira, 19 de novembro de 2008

João Cepa - 10 anos de Presidência


A passada sexta-feira, 14 de Novembro, foi em certa medida um dia diferente e com um sabor especial. 
O dia começou pelas 10 da matina, algures na cidade dos estudantes, entre um pequeno almoço à beira rio e uma organização dos apontamentos de mestrado, que me haviam levado a Coimbra em busca de uma misteriosa obra. Assim se  começava o dia, esse em que há 26 anos atrás os desígnios de Deus me quiseram chamar à vida. E lá estava eu... a comemorar o meu 26.º aniversário num normalíssimo dia de trabalho, não fossem os detalhes do sossego da paisagem.
E assim, entre a brisa que corria sobre o Mondego e os patos que não se calavam, tentando mesmo rivalizar com o caótico trânsito conimbricense, lá estava eu num puro "carpe diem"!
Após um almoço igualmente sobre o Mondego (literalmente) dirigi-me ás bibliotecas da Universidade de Coimbra, primeiro a da Faculdade de Direito, depois a Biblioteca Geral... e, após tanto rodar e salvo pelo GPS do iPhone (que a cada dia justifica mais o investimento) dou por mim no Centro de Documentação 25 de Abril, algures na Rua Augusta!! que ficava lá entre tudo e lugar nenhum... Encontrei o tão desejado livro!! E lá passei a minha tarde em leituras atendendo ao proibitivo preço das fotocópias e à dimensão do "bicho"!!
Pesquisa concluída, livro consultado e retirado o essencial...  rumo ao norte! Muito devagar se fez a viagem e sempre com o auricular do telemóvel na orelha... não fosse o diabo tecê-las e repetir-se a "pantufada" de 120 euros que havia levado na véspera ou os excessos de velocidade levarem-me a um novo "encontro imediato de 3.º grau" com os Senhores Agentes da Autoridade, vulgarmente conhecidos como.... (toda a gente sabe!! :) ).
E assim regressei e cheguei são e salvo e sem multas a Esposende! 
O norte concelhio estava em "Estado de Sítio"! O motivo? Festejar os 10 anos de Presidência de João Cepa no concelho de Esposende.
Foi um mar de gente a invadir a Malafaia, um convívio no mínimo merecido, e um momento bem passado pois sempre deu para encontrar amigos!
Assim, no dia em que completei 26 "outonos" sempre tive a noção que desde os meus 16 o Presidente de Câmara foi João Cepa!
É certo que, em prol dos jovens do meu concelho e de mim mesmo, ainda há muito que eu gostava de ver feito por este concelho do qual tenho orgulho, mas muito foi feito, muito mesmo!


Quando eu cresci havia escolas e recreios em condições... no mínimo más...
Quando eu cresci não havia parques infantis... escorregas e baloiços era coisa que se via muito raramente ali para os lados de Barcelos quando íamos de "Camioneta" visitar alguém ao hospital e de caminho passavamos naqueles jardins ao lado do hospital!
Piscinas e aulas de natação? Sim... pois sim... aprendemos todos a nadar "de verão" na piscina de ondas, vulgo Praia de RM!
Casa da Juventude? Claro que sim, era a casa de cada um de nós, uma vez em cada uma nos dias de chuva... com sol... havia sempre um canto de um "caminho de RM" onde nos sentavamos tipo lagarto ao sol.
Ateliers, Atl's e similares? Nem mais... atelier de agricultura com os avós, aprender francês com os primos da França em Agosto, Inglês nas instruções das máquinas de tetris, música era mesmo só para ouvir em K7, modalidades que não fossem futebol... só boxe de rua... ou "andar à pedrada"...
Estádios de futebol com balneários, massagistas, ... nem mais... relvado nas beiras e pelado pelo meio... 


Por estas e por outras... por olhar para os mais novos hoje... e ver que embora no meu tempo nós não fossemos infelizes, porque a felicidade é algo que se consegue com o que se tem, os pequenos do concelho de Esposende têm muito mais razões para sorrir! Têm mil e uma razões para crescerem com horizontes mais amplos, para perceberem que têm tudo o que os "meninos da cidade" do meu tempo tinham, e que além disso têm uma qualidade de vida que os "meninos das grandes cidades" hoje não têm!

Há com toda a certeza um "narcisismo" nas minhas palavras quando, por esse país fora, falo da "minha terra" a gentes de outros locais... mas... qualquer esposendense de bem sentirá o mesmo. Haverá talvez alguns que julgam que quem está no poder não faz as coisas por má vontade, eu acredito que quem não faz mais é porque não pode, e não falamos de "não poder" por falta de capacidades mas sim por falta de meios!

E porque tenho noção de que se Esposende nos meus 26 anos é o que é hoje graças, não só mas também, a João Cepa, deixo aqui um sincero:

Obrigado Presidente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!