sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ASAE ou não ASAE?

Muita tinta tem corrido em torno da actuação da ASAE e dos treinos destes agentes. Muito fundamentalismo tem existido também no cumprimento da lei. Contudo, após uma visita a Bruxelas no passado mês cheguei cá com uma visão um pouco diferente das coisas. 
Entrar num pseudo-MacDonalds onde as palhetas das bebidas estava a monte dentro de uma caixa sem tampa, sem qualquer embalagem e onde cada um pegava na sua palheta tocando necessariamente em meia dúzia... é no mínimo... nojento!! Mas era assim que funcionava no centro da Europa, numa cidade, supostamente, uns bons anos à frente no desenvolvimento em relação ás nossas. Nesse momento percebi que realmente a ASAE fazia falta em prol da qualidade e higiene daquilo que comemos. Não sou a favor do fim dos enchidos de carne, do fumeiro português, do pica-no-chão, dos doces tradicionais... nada disso... nesses, é aquela "mão suja" que lhes dá o gosto especial!! Mas sou a favor de um controlo racional das coisas.

E porque sou a favor deste controlo choca-me que ainda haja tanta "loja de chinês" aberta neste país. E choca-me porque só lá vendem... passo a expressão... literalmente "Merda"!!
É certo que a ASAE faz apreensões de produtos mal embalados, de produtos sem indicações em português, de mil e uma tretas... mas... já alguém comprou um daqueles fantásticos jogos de chaves de fendas, de parafusos, de brocas, sei de de quê mais??? A ASAE não testa aquilo? 
Numa altura em que tanto se fala em segurança no trabalho era no mínimo coerente que testassem a resistência daqueles materias já que muitos deles não só não servem para o fim para o qual estão à venda (e como tal estamos a comprar "gato por lebre") com além disso colocam em sério risco a integridade física de quem os utiliza.
A ASAE esquece isso? Esquece por ventura a velocidade com que gira um qualquer berbequim e que, com as brocas "dos chinas" que dobram de qualquer jeito podem magoar seriamente alguém? De que me serve uma indemnização? Não seria melhor a prevenção?
E as chaves de parafusos fantásticas que rompem o bico a cada 4 parafusos bem apertados?
E muito mais haveria certamente a descrever já que seguramente já toda a gente se sentiu pelo menos uma vez... estou a exagerar... pelo menos umas dez vezes (sim... apesar de sermos levados por lôrpas e de termos noção disso, continuamos a comprar só porque "é barato").

Assim, o que se pede, é que a nossa ASAE e já agora a DECO façam aquilo que realmente devem fazer, deixando os fundamentalismos, e em vez de tentarem acabar com os chouriços caseiros acabem é de vez com a porcaria de materias que deviam ser de aço e não alumínio que por aí andam nas "lojas dos chinas" e que colocam bem mais em perigo a nossa integridade física e a nossa vida que o chouriço caseiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!