quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

iTablet... ou qualquer coisa assim!

Já há muito tempo que ando curioso com a tão falada "tablet" da Apple! As notícias com suposta fuga de informação, com descobertas de registos de patentes para este produto sucedem-se e aumentam a expectativa.

Ontem, o twitter do macmagazine dava conta de que este produto poderá ter um processo de aprendizagem mais moroso que o habitual e, a confirmar-se tal notícia, julgo que se levanta o véu do que pode estar para vir.

Lembrei-me ao ler a notícia do vídeo da WWDC 2008 em que a Apple apresentou o MacBook Wheel (uma coisa mesmo estranha - escrever com uma roda...) e lembrei-me também de ter visto nos "rumors" a referência a uma patente como a da imagem anexa. A coisa parece começar assim a fazer sentido.

Assim, e porque o meu palpite tem tanto de errado como qualquer outro que por aí surja, eu sou bem capaz de apostar que a "iTablet" trará incorporado o mecanismo de escrita "wheel" a par de um teclado "on-screen" como o do iphone e a navegação será efectuada, à semelhança do iphone, "com o dedo".

Estou também em crer que não será produto a ir além dos 600 a 750$US visto que com dimensões expextáveis de 10'' ou 11'' o nicho de mercado que a Apple quererá combater é o do "Magalhães", ou seja, Netbooks, tanto mais que os rumores de que a "itablet" pode surgir com slot para cartão sim e wi-fi garantido (que poderá introduzir infraestruturas de cobertura nacional com acesso contínuo mediante pagamento de mensalidade - e aqui, os Hotspots PT Wi-Fi poderão servir de base ao pleno funcionamento do "brinquedo") assim o confirma.

Facto é que os netbooks "jeitosinhos" andam pela casa dos 450€ e sendo a Apple tradicionalmente mais cara, não será de contar com nada abaixo dos €500, contudo a Apple não poderá exagerar no preço para não perder a corrida, ainda que seja certo que quem compra este tipo de "gadgets" desembolsa o que calhar.

Não creio que o desing adoptado seja a habitual "caixa tipo iphone e ipod" - é um modelo já bastante vendido e a Apple não repetirá o design para um novo produto com tanta expectativa, até porque andam com uma caixa de 10" sem embossos que se adaptem à mão pode tornar o manuseamento escorregadio.

Ainda que a Apple lance o "itablet" abaixo do preço dos iphones 3Gs o mercado destes aparelhos também não será afectado pois quem compra um telemóvel/smartphone não estará na disponibilidade de andar ao telemóvel com uma tela de 10" na orelha!

E posto isto... senhoras e senhores, façam as vossas apostas :)

E voto na "itablet" + "iwheel writter" + 3G + Wi-fi + (eventualmente câmara para ichat).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!