segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nota MacOS

Este "estabelecimento" na teia tem por hábito falar um pouco de tudo! Hoje, dou apenas nota de algo que pode ser extremamente útil a colegas de ofício que usem computadores Apple com SO MacOS 10.7.x (Lion). 

Como será do conhecimento de todos esses utilizadores, certificado digital da Ordem dos Advogados e MacOS às vezes "chateiam-se".

Ora, não repetindo a informação que já há na net sobre assinatura de e-mails com certificado digital da Multicert para Advogados (basta importar o certificado para o porta-chaves que ele torna-se disponível para a app Mail), na passada semana deparei-me com o problema maior: assinar peça no Citius com Safari!

Depois de umas horas de saga, descobri a solução que aqui partilho por entender que é bastante útil para quem se deparar com o mesmo quebra-cabeças.

Usando Lion com Safari ou Firefox, no momento de submissão da peça (após carregar os ficheiros via java), surge janela alertando para a inexistência de certificado no browser e para indicarmos o caminho do certificado: a solução passa por ter o certificado digital em ficheiro (basta exportá-lo de um computador com IE (que provavelmente já todos terão uma vez que o Safari não permite a obtenção do Certificado), e indicar nesse momento a localização do ficheiro ao browser). Será então identificado e o processo prosegue. No meu caso (usando Safari) no final surgiu uma mensagem de erro mas a peça foi assinada e gerada a referência com normalidade.

Um pequeno alerta: em modo visualização de ficheiro submetido, através do Safari, temos informação de que a peça está assinada mas não surge a identificação do autor e do certificado. Em visualização através do Firefox surge tudo correcto.

Assim: MacOs Lion + Certificado Digital OA + Safari/Firefox = funciona.

Qualquer leitor que por aqui passe e necessite de mais info, disponha.

2 comentários:

  1. Pois funciona, mas funciona mal.
    Primeiro a mensagem de erro, quer em Safari, quer em Firefox, que obriga a voltar a Entregas Eelectrónicas para obter quer a peça, quer o recibo.
    Depois, em Firefox, a chatice de ter de converter os apsx para pdf e a necessidade de introduzir um script para o efeito.
    Já se sabe que são operações simples, mas uma operação simples repetida mil vezes é uma operação complexa.
    Enfim, não vou deixar o OSX por causa disto, mas que é chato, é.

    ResponderEliminar
  2. Eu não tive que converter nada!
    Submeti via Safari e recolhi via Firefox, utilizando a impressão para pdf para ficar com o ficheiro nesse formato.

    Dadas as circunstâncias, aguento-me melhor à bronca com o facto de ser "chato" do que se fosse impossível, porque isso sim... seria uma grande chatice: ter que trabalhar em Mac e na hora do envio passar tudo para Windows, até porque a tentativa de correr o windows em máquina virtual estava a exigir demais do computador por causa do plugin java.

    Assim, ficou a funcionar e sem grandes complicações.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!