quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O fim dos feriados!

Ao que se consta, amanhã será o último "1.º de Dezembro".
Verdade seja dita: não me incomoda rigorosamente nada. E não me incomoda porque a actualidade anda tão deprimente que entrei em modo "não me incomodar com nada".

Agora, há duas coisas que eu não me incomodava também: que acabassem todos os feriados civis e que acabassem todos os feriados religiosos. Não é por nada em especial, é apenas uma questão de coerência.

Começando pelos ditos civis:
- 1 de Janeiro - é o habitual feriado da ressaca!
- Terça-feira de Carnaval - (o não feriado) - tido como habitual feriado é apenas um dia de tolerância e tendo em conta que o povo, fruto dos cortes, já anda de máscara todos os dias... não haverá muito motivos para folias.
- 25 de Abril - dia da Liberdade!! Acho que nunca presenciei cerimónias oficiais, e como eu a esmagadora maioria do povo. Olhando para trás, vemos que o grosso dos nossos revolucionários se governaram à farta com esta democracia pela qual lutaram... fico com a sensação que neste dia comemoramos a felicidade dos outros. Bem, temos liberdade de expressão, é certo. Mas nós falamos deles de barriga vazia e eles ouvem-nos fartos que nem leitões.
- 1 de Maio - dia do trabalhador - com a escalada dos números do desemprego, um dia destes, melhor será folgarmos no "dia do desempregado"... e como desempregado tem folga todos os dias... não há motivo para feriado.
- 10 de Junho - o dia de Portugal... voltamos às cerimónias oficiais! O nosso PR paga um jantar aos amigos, entrega umas medalhas com pompa e circunstância, e os militares passeiam um pouquinho para arejar as carripanas e justificarem a sua existência durante os outros 364 dias do ano. De resto, o povo, fica a dormir ou a tratar dos jardins lá de casa. Não é à toa que este nosso Portugal é um jardim à beira mar.
- 5 de Outubro - comemora-se o quê? Tenho sérias dúvidas que não nos ficasse mais barato manter a monarquia... por isso, não sei bem se há motivo para comemorar.
- 25 de Dezembro - este sim! É preciso manter! Vá lá, entre o civil e o religoso, uns vão beijar o Menino, outros o Pai Natal, mas lá se estimula a economia dos noruegueses com o bacalhau e dos chineses nos brinquedos. O comércio agradece, a Popota dança com o Tony, a Sonae esfrega as unhas e ficamos todos felizes.

Feriados Religiosos... que Deus me perdoe mas... acabava com todos!
Se o Estado se diz laico, porque diabo hão-de, por exemplo, fechar os serviços públicos nos dias de feriados religiosos.
Ou será que anda por aí tudo com conversa de "eu sou católico não praticante", "sou agnóstico", "sou tripeiro"(entenda-se: tripeiro tem Papa próprio), mas na horinha de fazer gazeta ser católico é que é fixe? E que direito assiste às outras religiões?
Pois bem, ainda que não agrade a muita gente, para mim os feriados religiosos deveriam ser dias de tolerância e o trabalhador/praticante, tal como contribui (ou devia) para as despesas do culto, usaria os seus dias de férias para ficar em casa nesses dias - obviamente que com a necessária protecção na legislação laboral para que a entidade patronal não pudesse impedir a utilização de dias de férias nesses dias específicos.

E assim éramos todos mais coerentes! Cada um era livre de usar dos seus dias de férias para os afectar ao descanso ou à prática religiosa fosse ela qual fosse. Isso sim, seria algo mais próximo de um Estado laico.

E tentar desculpar isto com "tradição"... não tem nada a ver! "A tradição já não é o que era" e este procedimento em nada obstaria à liberdade de culto. Seria mais justa isso sim. E no fundo, quanto aos religiosos, eram só 4 dias de férias que estavam em causa, ainda sobrariam 18 para visitar os Allgarves!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!