The Way foi muito provavelmente o filme que mais desejei ver nos últimos anos.
Li muito do que diziam do filme, vi vezes sem conta o trailer e aguardei... aguardei numa espera que chegou a ser cansativa e sabe-se lá quando irá o filme para as telas portuguesas. Em Espanha estreou em Novembro, no Reino Unido estreará em Maio e nos USA apenas em Setembro. Pela amostra... Portugal é uma incógnita!
Esta breve introdução serve apenas para demonstrar que a minha opinião sobre este filme não é isenta, foi desde logo condicionada pela paixão pelo Caminho e apenas temperada pela amargura da espera que começou a ser o maior contra, aquele "calcanhar" que fazia às vezes pensar "já não quero ver esta....! Estou cansado de tanto esperar"!
Posto isto... The Way é um filme simpático! E dizer simpático não pode de modo algum ser tido como um não elogio, é apenas o melhor termo que encontro para não roçar a eloquência!
Gostei e recomendo!
Porquê?
The Way é uma simples história de uma pai, oftalmologista de profissão, que não aceita de bom grado a opção do filho em deixar o que seria um percurso "normal" de vida: crescer, estudar, trabalhar e ser reconhecido! "Daniel" é apenas um filho que acredita que "não escolhemos uma vida! Vivemos uma!" e parte na aventura de conhecer o mundo, acabando por morrer no Caminho de Santiago!
Não prolongando a sinopse, a história resume-se à aventura do pai que decide pegar nas cinzas do filho e terminar o Caminho que o falecido tinha iniciado!
Aqui o filme torna-se apaixonante! Apaixonante porque é simples, porque não tem rodeios, porque se cinge às personagens, porque fala de vida e de morte, porque fala de histórias de vida, de vitórias e derrotas.
The Way é apenas um valente murro no estômago! É uma partida em busca do encontro de "sei lá o quê" que termina com o encontro de "não sei bem o quê"!
E desperta-nos para um dura realidade: muitas das vezes não compreendemos ou não queremos compreender quem nos rodeia! Outras tantas vezes acreditamos que movemos o mundo sozinhos e não precisamos de ninguém! Pior de tudo, todos os dias nos esquecemos de dizer àqueles que amamos e estimamos o quanto são importantes para nós!
Só quando a vida nos separa dos que mais estimamos é que nos dispomos a olhar para trás, a tentar entendê-los, a desejar ter mais uns minutos só para lhes dizer aquilo que na correria do dia a dia nos esquecemos de dizer!
The Way é tudo isso! Um filme onde a alegria e a tristeza caminham lado a lado durante 900 kms (St. Jean Pied de Port -> Santiago -> Finisterra), é um filme que retrata uma busca que termina no ponto mais próximo possível da partida: o interior do ser humano.
Em jeito de conclusão, não creio de todo que o filme seja apenas uma promoção do turismo em Espanha, aliás, o filme é bastante pobre no campo do que são as melhores imagens do Caminho e que se encontram em qualquer site e blgo sobre o tema.
É uma história tocante temperada com momentos de humor e alegria.
O filme "surgiu" por aí no passado dia 19, por isso já é acessível por via não oficial, sendo certo que espero vê-lo no cinema logo que cá surja porque vale a pena :)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!