sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os fariseus!

Com facilmente se conclui pela minha barra lateral de ligações aqui no 7folhas, gosto de ler o que outros escrevem com nexo (sim... deixei de seguir uma boa meia dúzia de blogs da autoria de gente que tem o intestino ligado ao cérebro), entre as quais se inclui o blog pessoal do Presidente da Câmara de Esposende, o Sr. João Cepa.

Hoje, numa passagem pelo referido blog deparei-me com um texto intitulado "Igreja contra reformas chorudas" que numa sucinta análise ia de encontro àquilo que eu definiria como "a minha visão "nietzschiana" da religião" - isto porque sempre me fez muita confusão a talha dourada, os paninhos bordados, o rios de dinheiro nas festarolas, as pregações pagas a peso de conferencista... e muitas outras coisas que aqui não diga sob pena de alguns confundirem a minha sinceridade e racionalidade com ateísmo ou heresia!

Se eu compreendo que nas festas, regra geral, mandam as comissões de festas, que chegam até a impôr-se aos párocos só para trazerem os Zé Biolas e as suas Bailarinhas, tudo o resto ultrapassa a minha concepção de limites da devoção e remete-me para o campo da ostentação, muito para além do da adoração que seria desejado. Julgo confundir-se muitas vezes "dignidade" com "luxo".

Agora... numa altura destas... tentar "picar" a igreja... não me parece de todo... já não digo aceitável... digo mesmo tolerável!

Por esse país fora assistimos ao longo dos anos a um caminhar de "mão dada" entre igreja e poder político!! Quem não se lembra de alguns episódios "bonitos" na bela cidade dos arcebispos? E se calhar de outros... enfim... como diz o povo "cala-te boca"...

E lembro-me assim de repente que nesta minha freguesia, tão só a maior do concelho de Esposende, não fosse o apelo da igreja e o contributo dos seus fiéis para um centro paroquial... e a coisa mais parecida com um equipamento polivalente para a freguesia seria talvez a "célebre" garagem da Junta de Freguesia e o seu "nano-mini-micro-auditório"!

O nosso salão paroquial é o único "auditório" com capacidade para mais de 50 pessoas na freguesia e... não, não temos nenhum equipamento digno de ser chamado auditório(sem aspas)... o que remete a maior freguesia do concelho de Esposende para o nível de umqualquer lugarejo perdido em Trás-os-Montes! Claro está que neste ponto... sou razoavelmente sensato e limito-me a um simples: "compreendo que não há dinheiro para tudo"!

Já dizia o grande Fernando Pessoa: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"!

Em suma: a igreja tem muitos defeitos! É feita por homens, para homens e entre os homens! Mas enquanto o poder político ao longo dos anos faz obra a troco de votos (bem ou mal... é juízo que compete aos politólogos - e não querendo com isto dizer que seja sempre sempre assim) a igreja, com todas as suas limitações, pode "pedir" muito aos seus fiéis, mas sempre tem dado o seu contributo na partilha sem pedir nada de volta nem sequer pedindo que alguém vá à missa ou à catequese.
Assim sendo, a igreja tem toda a moral do mundo para dizer o que quiser do poder político, mais não fosse, porque ao longo dos tempos o poder político tem-se arrogado defensor do pomposo "Estado Laico", já a fome que tem resultado de políticas ruinosas... acaba sempre por ser cristã!

Amen!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!