quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Depois da Viagem!

Passada mais de uma semana do meu regresso da Peregrinação a Santiago de Compostela, não há muito a dizer desses 4 dias de aventura.

1.ª etapa: Porto - Ponte de Lima;
2.ª etapa: Ponte de Lima - Valença;
3.ª etapa: Valença - Caldas de Rei;
4.ª etapa: Caldas de Rei - Compostela.

Foram 4 dias perfeitos, abençoados pelo frio mas sem chuva, e que com o equipamento adequado se tornaram um passeio agradável, ainda que com alguns ajustes no plano de viagem inicialmente definido pois a diferença de horas de claridade entre o mês de Agosto e o de Fevereiro são enormes.

O percurso é sem dúvida muito mais bonito nesta época, mais verde, com mais riachos (e em certas zonas muita mas muita lama mesmo), mas no geral recomendo mais a viagem nesta altura do ano.

Acabamos por encontrar no caminho ainda cerca de 25 a 30 pessoas, alguns solitários, outros em grupos de 2 e além destes 25 a 30 havia também na estrada um grupo português com uns 25 elementos (que me fizeram andar a pedalar às escuras à procura de alojamento pois lotaram o Albergue de Briallos - apesar dos inúmeros apelos ainda há quem não perceba que "grupos devem procurar alojamento alternativo aos albergues"!!).

Nota 10 para o albergue de S. Teotónio de Valença que para além de água quentinha nos chuveiros tinha ainda aquecimento central ligado para que o não houvesse frio durante a noite (neste tipo de aventura esteja frio ou calor o agasalho é apenas 1 saco camo... e um fato de treino por dentro. Não dá para carregar com cobertores)! Neste albergue tive também o gosto de conhecer 2 italianos, um saído do Porto, o outro já na estrada desde Fátima que tinham aventuras do Caminho dignas de escrever um livro! Dizia-me um deles que algures na zona de Condeixa foi explorado por um "alojador" que pensou que subiu o preço por pensar que ele era espanhol e pediu-lhe desculpa por ter cobrado tanto quando descobriu que o homem era italiano.

E pronto, não vou dizer mais nada sobre esta aventura! Foi fantástica e recomendo. Mais um regresso em comboio que custou tanto de Santiago a Vigo em Alfa como de Valença ao Porto na regional.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!