quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Credibilizar a Política!

É certo e sabido que as já de si "frases feitas" do tipo "vamos credibilizar a política" são cada vez mais um lugar comum de qualquer discurso político inflamado ou pura e simplesmente ingénuo.

Hoje, o Eng. Couto dos Santos assistiu a um dos episódios mais deploráveis da democracia portuguesa e em face de tal episódio a questão que se me coloca e que coloco aos leitores do 7folhas é simples:

"Que obrigação têm os jovens de credibilizar a política se são os políticos que a descredibilizam?"

Com que moral digo eu a um qualquer amigo "eh pah, junta-te aqui ao meu grupo, vem participar civicamente de uma forma diferente através da política" se ele olha para a televisão e pensa "Eu? Juntar-me aquela raça? Antes meter-me na droga!"

Urge alertar os políticos para o facto de que eles são o rosto por excelência da democracia! São eleitos pelo povo e para agirem em prol do povo. São o rosto de uma nação cada vez que passam para o lado de dentro da porta da Assembleia da República.

O espectáculo lamentável que se viveu hoje na AR é o exemplo do que não deve ser a política.

Entre palhaços, esquisofrénicos, vendidos... alguém sabe dizer se na AR ainda há deputados? É que ... se alguém me disser que "ainda é do tempo em que havia" eu vou seguramente concluir que a nossa experiência democrática foi um aborto. Que temos uma democracia com 35 anos mas que no fundo ao atingir a maioridade não se emancipou... pelo contrário, enterrou-se nos vícios, no compadrio, na corrupção...

Será que há alguém capaz de dar um par de estalos na nossa "democracia" e fazê-la voltar a aterrar?

Em Portugal Zé que rouba é ladrão, político que recebe carapaus é "como os outros! São todos assim";
Em Portugal Zé que anda de grande carro é da droga, político que anda de grande carro foi herança de família ou prenda de amigo;
Em Portugal Zé que "petisca" por fora é badalhoco, político "namoradeiro" é um galã.
Em Portugal Zé que "lixa" o amigo é hipócrita e cobarde... político... não tem amigos, tem amiguinhos e quando os lixa recebe a medalha de um "bom quadro do partido" e prémio "cacique honroso".

Em Portugal ... apesar de tudo... o Político... essa raça de bicho da pior espécie... é e continuará a ser o melhor retrato social do país que o elege. No fundo, é gente da nossa gente... que cresceu na nossa terra, filho do ti' Jaquim e da ti'Rosa...

Apenas uma coisa distingue o bom político do mau político: a forma como olham para as origens.

Vamos credibilizar a política? Vamos! Primeiro retirem-se os políticos... o resto depois é fácil.

Para quem não viu, aqui fica:

3 comentários:

  1. A esta hora o PSD deve estar a interrogar-se nas supostas vantagens que viu em MJNP para a incluir nas suas listas...
    Sobre o triste espectáculo, devo dizer que Couto dos Santos também não saiu muito bem no retrato. Impunha-se que falasse grosso e pusesse termo à troca de galhardetes, e não deixasse, como fez, os deputados continuarem a insultar-se, ameaçando timidamente encerrar os trabalhos.

    ResponderEliminar
  2. O Eng. Couto dos Santos tem uma grande virtude: "sabe estar"!

    O grande problema que daí advém é que parte do princípio que os que o rodeiam partilham do mesmo nível na forma de estar... depois é surpreendido.

    Mas a verdade é que com cenas destas, era bom que quem preside tivesse um botão para cortar o "som de palco" destes espectáculos deprimentes.

    É no que dá... quando não são falados pelo melhor... que o sejam pelo pior. Assim ninguém se esquece deles.

    ResponderEliminar
  3. A piada de tudo isto, é depois destes episódios, os políticos virem a público defender que a política não sai dignificada com este tipo de situações.
    Esses mesmos políticos, sobre quem recai suspeitas de corrupção, favores a amigo, etc..., são precisamente os que defendem que a política deve mudar e que o combate a corrupção deve ser intensificado. Mas quando lhes toca a eles, são os primeiros a defender que a justiça é incompetente. Sobre a postura dos deputados na Assembleia da Répública, apenas lamento o facto de ganharem o que ganham para discutirem politiquice barata, terminando sempre com uma lei que nunca os prejudica e enterra cada vez mais o povo Portugues. Contudo cheguei a uma conclusão, afinal a culpa é nossa, porque somos nós quem os elegemos! Portugal tem um virus que vai acabar por "matar" o povo Portugues.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!