segunda-feira, 28 de abril de 2008

inevitavelmente Luso-Galaico 2008

A hora já vai adiantada... mas nada que me impeça de escrever aqui uma meia dúzia de linhas.
O Balanço da Maratona do Luso-Galaico esposendense é indubitavelmente o assunto.
E o balanço foi... francamente mau a nível competitivo... uma queda e uma avaria de desviador traseiro impediram-me de atingir o objectivo de realizar a prova abaixo das 5 horas... fiquei-me pelas 6... foi triste. Mas... paciência... nem tudo foi mau... 
Melhor dizendo, detalhes pessoais à parte, o evento foi um sucesso!! 1360 inscritos, um percurso fantástico, uma ponte flutuante - literalmente - sobre o Cávado, público por toda a parte, simpatia, compreensão, divertimento, camaradagem!!! 5 Estrelas!

De realçar! Não sei quem era o Sr. que me endireitou "dentro do possível" o desviador! Sei apenas que o homem percebia daquilo e atendendo ao estado em que o material estava eu teria que abandonar a prova. Graças a ele pude terminar a minha prova, ainda que sem mudanças leves, desde os 45 kms até aos 90! Para o Sr. "Desconhecido" que me ajudou junto à travessia do riacho o meu muito obrigado, graças a si senti a alegria de chegar ao fim. 

A lamentar apenas que ainda haja quem descure o respeito pela natureza para tentarem ganhar uns míseros segundos. Foi triste ver inúmeras carteiras de gel e embalagens de barras energéticas deitadas para o chão, câmaras de ar furadas... Não havia necessidade. O BTT é uma modalidade de puro prazer na natureza, se deixarmos hoje lixo, amanhã não teremos trilhos de terra para percorrer, teremos apenas carreiros por entre o lixo que deixamos ontem. Isso sim é triste... 

A reter: a travessia da ponte flutuante é inesquecível - FOI LINDO!!! fez definitivamente jus à expressão "a minha bicicleta leva-me a sítio que o meu carro nunca me levará"  :)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

ESPOSENDE - CAPITAL DO BTT!!


Atrevo-me aqui a "rotular" a minha terra! Se umas há que são capitais do móvel, das loiças, do ouro,etc... Esposende será certamente a CAPITAL DO BTT! 
É inegável, a cada ano que passa são corrigidos pequenos detalhes, são feitas inovações significativas, são movidos novos contributos.
E é de uma forma algo contagiante que o concelho vibra com o Luso-Galaico, seja pelos inúmeros esposendenses que com o passar dos tempos aderem ao "BTT Dominical" :) em salutares passeios de amigos, seja pelas equipas de um concelho que tem efectivamente tradição na modalidade  (recuando a 1994 ao 1.º BTT do Clube Jovem das Marinhas), com equipas como a já extinta do Clube Jovem das Marinhas, a CSJUM, a ADE... as provas de cross-country do regional do Minho... o Downhill com o contributo da Acarf - Forjães, e outras associações a sul do Cávado também (Apúlia pelo menos - perdoem-me mas não conheço todas), seja ainda com a quantidade de gente que monta numa bicicleta e vai dar uma volta ao fim do dia.
Em todo o caso o concelho vive com este evento! Frise-se: em Esposende a organização conta com a colaboração das associações locais, facto que por si só faz com que as pessoas se sintam envolvidas, que sintam orgulho no sucesso do evento. Aqui não se paga a empresas para virem fazer a festa, aqui apela-se à boa vontade, ao voluntariado e ao gosto em fazer bem feito, para que seja uma festa para quem nos visita e que envolva quem cá está.

E como a emoção fervilha ao falar disto... vou terminar por agora.

A quem nos visita apenas um voto: Sejam bem vindos e divirtam-se!
Aos nossos... o mesmo de sempre: Sejamos nós próprios - Acolhedores como sempre!

E o 6.º Luso-Galaico será novamente uma festa e um sucesso.

ps.: se algum BTTista for mal educado façam um favor à "classe": atirem-o a um poço qualquer porque falta de educação e BTT não ligam. Os BTTistas são simpáticos, divertidos e respeitadores.

Boas Pedaladas. 


ps2.: é bem provável que o blog fique silenciado até domingo... mas... "ó meuzzz amiguzz"... eu não sou de ferro :) eu tou em "pulgas" à espera da maratona do próximo domingo :) pelo puro prazer do desafio, pelo gozo, pela "pica"!! Por isso... vou "blogar" por aí, com a minha bicicletinha :)

Orgulhosamente!! Social Democrata!

Se há alturas em que as batalhas parecem perdidas, outros há em que o sangue nos ferve nas veias e a vontade de ir à luta é tão grande quanto a necessidade de respirar para nos mantermos vivos.
Por estes dias sinto-me particularmente motivado. E esta motivação é apenas o resultado de uma visão talvez "poética" mas não menos real da situação actual do PSD.
Senão vejamos:
- o PSD está eventualmente um caos interno (contra factos não há argumentos);
- mas desta vez a comunicação social sempre vai dando algum espaço ao Partido Social Democrata;
- ao que se tem visto, os candidatos estão desta vez mais preocupados em debater um programa de Governo e não propriamente "detalhes" internos;
- assim sendo, nos últimos 3 anos e meio, esta é a primeira vez em que conseguimos assistir a um militante social democrata expressando as suas divergências de fundo com o Governo sem que seja retirado de antena;

Em face de tal, talvez não tenha sido tão má esta decisão do Dr. Menezes... Talvez não seja o "judas" que tentam pintá-lo... e talvez esta hipótese de novos candidatos virem a terreno debater política limpa seja o melhor que possa ter acontecido a um partido para que reencontre abertamente no povo um amparo de recompostura.

E porque é nos momentos difíceis que a união faz a força... eu não me envergonho, nem de ser Benfiquista, nem Social Democrata!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Falar Verdade!!

Hoje vou simplesmente falar verdade! Porque há coisas... difíceis de engolir!
E vou falar verdade apenas por um motivo: - os jornalistas não o fazem, sinto-me na obrigação moral de dar o meu contributo em prol da verdade na informação.
A comunicação social em Portugal é vergonhosa! É imprensa do sistema, cinge-se a meros pasquins escritos por criaturas quiçá maquiavélicas e de dignidade duvidosa!! Pronto, admito, a força destas palavras poderá suscitar represálias a curto, médio ou longo prazo... mas sabem que mais? Quero que se lixe! E quero que se lixe em nome da verdade!
Que não me digam que há bons e maus jornalistas, eu desminto, SÃO TODOS MAUS! E são todos maus porquê? Simples!! Porque uns mentem e os outros não desmentem, ora, se não desmentem compactuam com a mentira ou com a estratégica omissão da verdade. Assim sendo, com a consciência que não deixa de cometer crime quem peca o comete por omissão de auxílio, também esses jornalistas (se é que podem merecer tal designação) serão um dia chamados a prestar contas por terem as mãos sujas com  o sangue derramado pela morte da verdade na praça pública!

E dirão os leitores deste post mais distraídos: "O gajo passou-se dos cornos"!!

Mas não! Não me passei!

O porquê de um desabafo tão duro?
Porque eu fui um entre as centenas de pessoas que há uns tempos estiveram num jantar com a presença do Dr. Luís Filipe Menezes, com o Dr. Santana Lopes... ainda há bastante mais tempo num congresso do PSD, e alguns outros no passado... e em todos esses momentos, vi e ouvi "ao vivo e a cores" as intervenções dos presentes. E sempre me revoltou ver os "apanhados" estratégicos que esse bando de .... de lá retira! Haja verdade! 
Uma professora ensinou-me há uns anos na escola a escrever uma notícia... pobre senhora... falava ela em isenção, imparcialidade, objectividade... pobre senhora... estava tão enganada...
Nada do que aprendi corresponde ao mundo real... eu nunca seria um bom jornalista, sou o produto de um ensino desfasado da realidade.

O que a comunicação social tem feito das palavras de cada pessoa do PSD tem sido uma busca desesperada por sensacionalismo... por intriga... por possibilidade de criar mentira... por especulação...

Chego a pensar, que se um notável do PSD der um valente "traque" em público, algum "jornalista" português irá noticiar que o senhor exala Paco Rabanne Intestinal - já que se verifica que os jornalistas portugueses não conseguem falar verdade!

Temos um país com umas 5 horas de telenovelas por dia, e apenas 2 horas de telejornal!! Aquilo a que assistimos é uma vontade desesperada de alguns jornalistas em chegarem a guionistas de telenovela... e assim se socorrem dos blocos informativos para mostrarem as suas aptidões.

Dizem que há jornalistas no desemprego... eu diria algo diferente: CAROS AMIGOS RECÉM LICENCIADOS EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E JORNALISMO: MARQUEM A DIFERENÇA, O PAÍS PRECISA DA VOSSA INTEGRIDADE, LIMPEM A CASA!!! HAVERÁ CERTAMENTE ESPAÇO PARA VOCÊS! em prol da verdade e da ética!


Quanto aos companheiros sociais democratas:
Até nas quedas somos importantes! O nosso PSD até em crise é importante! Se não fossemos esqueciam-se de nós. Ninguém se incomodava. Mas a verdade é que o PSD, esteja como estiver, é um partido forte, de gente capaz e de gente livre. Se não fossemos incómodo ca***** para nós como fazem com o BE ou PP!  

Palavras para quê? T-shirts Cão Azul no seu melhor!! :)


Haja sentido de humor, quando o momento é de indefinições!! www.caoazul.com !!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O n.º 10

Escuso-me num dia como hoje a tecer considerações sobre os factos do dia de ontem! É inegável que ontem foi um dia particularmente estranho, aquele sentimento de "digerir" os 5-3 do Sporting ao meu meu SLB (ou o que resta dele) foi ... digamos... "há dias assim".

E poderia ser este meu post sobre a situação que se vive no que resta do SLB, não fosse o facto de o líder do meu partido ter apresentado a demissão do cargo. Não vou, de momento, tecer a menor consideração sobre o meu aplauso ou repúdio a tal atitude.

Hoje, vou simplesmente deixar os meus parabéns ao Dr. Marco António Costa. Parecerá estranho este gesto, ou poderá deixar segundas leituras (que não pretendo de todo que sejam feitas), é apenas um gesto sincero, despido de tudo o que possam ser leituras pró ou anti-menesistas.

Deixo este voto de Parabéns ao homem que teve a dura tarefa de assumir o lugar de n.º 10 do PSD numa noite quiçá a não esquecer tão cedo. Foi este o rosto do PSD no programa da RTP "Corredor do Poder" na noite em que o líder do PSD apresentou demissão, foi este o homem que teve a dura tarefa de carregar os "restos" de um partido moribundo perante os ataques de "abutres" da oposição. E fê-lo bem. Obrigado pelo gesto Dr. Marco António.

A serenidade com que Marco António Costa defendeu e manteve a intacta a alma social democrata contrastou a olhos vistos com a atitude ridícula de uma Sra. Ana qualquer coisa do Bloco de Esquerda. Fiquei chocado, afinal o PSD incomoda muito, a julgar pelo ar de felicidade com que aquela senhora ali estava. Julgo até que naquele momento a Sra. Ana se sentiu adolescente a passear com o primeiro namorado, ou então sou levado a concluir que o Dr. Marco António usa perfume com feromonas tal era o ar de êxtase daquela Sra. 

Enfim... Parabéns.


(ps.: Sra. Ana qualquer coisa... não vou ser brejeiro... mas... ao jeito do Fernando Rocha... ontem.. da sua boca só faltou ouvir um estridente "óptimo, óptimo" :) , pronto, fui brejeiro, mas não resisti :) )

quinta-feira, 17 de abril de 2008

GNR + GNR



É hoje! Quis o infortúnio do destino que, por impossibilidade de agenda, eu não possa assistir a este concerto. Mas que gostava, isso não há dúvida, gostava mesmo. Se o Grupo Novo Rock sozinho já nos presenteia com concertos únicos, imagino que uma Banda Sinfónica da GNR venha ainda dar um contributo único. Fica o desejo de que alguém se lembre de editar isto em DVD. 


(ps.: GNR com NBC, ao vivo, na queima do Porto com o tema Bem-vindo ao Passado... foi fenomenal!)

Portugal é um Estado Laico!

A propósito da nova lei do divórcio, ou devo dizer, do tão apregoado fim dos divórcios litigiosos (perdoem-me... mas eu ainda sou daqueles que pensa que os "divórcios" só não são litigiosos havendo falecimento de algum dos cônjuges!!) vem-me à ideia uma série de temáticas interessantes deste nosso Estado "Laico", que de laico não terá tanto assim.

Senão vejamos,
- somos um Estado Laico... cuja laicidade se subjuga a uma relação económica à qual chamamos "Concordata", concordata esta que não é mais do que uma forma subtil de compensar a Igreja pelo inúmero imobiliário que o Estado ocupa pertencente à Igreja Católica;
- somos um Estado Laico onde o sacramento! do matrimónio católico produz efeitos civis, ainda que os das restantes religiões já não o produzam de igual forma;
- somos um Estado Laico... mas o futuro hospital de Lisboa chamar-se-á "Hospital de Todos os Santos". Supondo que a sociedade civil dita "laica" não tem paralelo para a figura dos "Santos" católicos, serei forçado a concluir que será alguma homenagem à família Santos!
- mais gritante ainda se torna o facto de sermos um Estado Laico onde as férias judiciais de "Páscoa" se contam entre o "Domingo de Ramos e a Segunda feira de Páscoa"!! Ora que toda a gente goste do feriado de sexta-feira santa eu ainda compreendo. Que não seja fácil acabar com os feriados de tradição religiosa... e que a sociedade civil saiba o que é a Páscoa... também. Agora... o que não compreendo é como um normativo legal tem a distinta lata de referir "Domingo de Ramos"!!! Eu atrevo-me a dizer que uma boa parte dos católicos não sabem quando é o domingo de ramos, quanto mais os restantes!! O meu receio é que isto se mantenha e um dia desses tenhamos algo do tipo "A entrega das declarações de IRS realiza-se até ao 5.º Domingo do Tempo Comum" e "O Modelo X do imposto Y deve ser entregue até ao 3.º Domingo após o Pentecostes".

(e já que de religião falo hoje... adoro ouvir a expressão "sou católico não praticante", que é um pouco como quem diz "eu sou jogador de futebol, mas não jogo". É giro! Acho realmente piada! É que se me dizem que não praticam... eu fico tentado a pensar que são um bando de sacanas, que só lixam os colegas de trabalho, que não respeitam aqueles que os rodeiam, que não mexem um dedo para ajudar alguém que precise... enfim... talvez sejam um peso para a sociedade... ou então aprenderam mal o verdadeiro sentido de ser "Católico Praticante"! Sim, porque isso de "praticante", lamentavelmente para muitas almas, não se resume a passar uma hora fechado numa igreja, essa era a parte fácil! É mais difícil dar um pouquinho de nós a cada dia por um mundo melhor. Fica a sugestão!)


Mas somos um Estado Laico, Graças a Deus!

terça-feira, 15 de abril de 2008

CDS-PP sozinho!!!

Pasmem-se os mais cépticos!! É verdade! O inimaginável aconteceu!

O CDS-PP assumiu hoje publicamente que vai a votos sozinho em 2009!

Por momentos fiquei preocupado, cheguei a recear que por instantes tenha passado pela cabeça dos líderes Populares a existência de um cenário maquiavélico que os colocava numa eventual coligação! Mais preocupado fiquei (quase com paragem cardíaca) só de imaginar que algures nas mentes Populares poderia ter passado a ideia de uma nova coligação com o PSD!! Ainda por cima, um cenário de coligação pré-eleitoral!! Deus nos valha!!

O que é facto é que o CDS-PP assumiu tal posição e a democracia pode respirar de alívio!

Lá diz o ditado: "Antes só que mal acompanhado", neste caso subverte-se a lógica do dito e dir-se-á "Antes só do que ser má companhia"!!

Deixemos lá o CDS ir sozinho e aplaudamos todos a decisão, não vão eles arrepender-se e termos um caso bicudo para resolver!!

E a julgar pelos factos, quer-me parecer que o próximo candidato do CDS-PP em Esposende será o Dr. Manuel Monteiro!!
Há até alguns politólogos que já retiram leituras de uma recolha de assinaturas na rua direita, ao que parece nasceu nesse dia um novo partido e a dita recolha era apenas para cumprir os requisitos legais da constituição do partido. O dilema agora surge (e aguarda nova recolha de assinaturas) em torno da designação a adoptar posto que terá que ser um misto de CDS-PP e PND!
Perspectiva-se um PND-PP (Perdidos, Neutros e Desalinhados - Partido das Portagens)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Universidade de Verão - 2007


Hoje, numa das minhas visitas à página da JSD Nacional, encontrei uma Galeria de fotos da UV2007 ( http://jsd.pt/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=130)!!

Assolou-me uma saudade... foi sem dúvida a melhor semana de 2007! É certo que não dormi mais de 4 horas por noite, é certo que as doses de cafeína foram muitas, é certo que o trabalho foi árduo, é certo que as amizades que lá nasceram vão muito para além de uma definição em palavras... mas... depois de uma semana desgastante a sensação que fica é de tristeza... porque valeu muito a pena, mas dificilmente poderei lá voltar (porque não faria sentido uns terem duas oportunidades e outros nenhuma).

As palavras de ordem do Euro-Deputado Dr. Carlos Coelho eram simples "trabalho, responsabilidade, pontualidade..", coisas simples que muitas vezes se descuram no quotidiano, mas que ali não falhavam! Aliás, ali nada falhava. Se a diferença entre o banal e as grandes obras são os pequenos pormenores... então a Universidade de Verão é sem dúvida uma grande obra, desde os formulários endereçados a cada pessoa, o Jornal endereçado, um jornal feito com os contributos dos alunos, a revista de imprensa que nos era fornecida, o nível dos oradores convidados (Ex.: (sem títulos académicos) João Joanaz de Melo, Vasco Graça Moura, Carlos Coelho, Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Pessoa Maduro, Paulo Mota Pinto, Miguel Macedo, Leonor Beleza, Miguel Frasquilho, Teresa Morais, Vitor Gaspar, Marques Guedes, entre outros...) para as conferências(modelo aula) e para os jantares-conferência.. foi tudo, tudo, muito bom. Recomendo! A única coisa que nos é pedido é que saibamos aproveitar, tudo o resto... são condições que não se podem desperdiçar, tratamento como se da "nata da nação" se tratasse.

E por aqui paro de escrever sob pena de me tornar cansativo e não me fazer entender.

A reter: A Universidade de Verão organizada pela PSD, pelo Instituto Sá Carneiro, pela JSD e pelo PPE é certamente o melhor evento de formação política do país. Recomendo! (uma nota: é uma iniciativa aberta a candidaturas de militantes e não militantes!!!)

Concorram! (se alguém quiser mais esclarecimentos eu posso mostrar os meus dossiers da UV - só mostrar, pois estão religiosamente conservados! :) )


*foto do Grupo Laranja - o meu grupo, a minha família durante uma semana :)
PS.:
"Vem, vem daí junta-te a nós,
na Universidade de Verão.
Todos juntos a uma só voz,
nosso lema é união"

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A Ponta do Iceberg... ou uma espécie de agulha num palheiro!

Começo a atingir o limite no que a notícias de indisciplina na sala de aula diz respeito.
Começo mesmo a ficar enjoado ou, diria mesmo, revoltado (não, não vou sair para a rua e tentar bater em ninguém, nem sequer "grafitar" muros). Hoje vou apenas opinar com uma profunda indignação sobre o sensacionalismo instalado em torno da indisciplina nas escolas.

Senão vejamos,
Nas escolas estão crianças, adolescentes, jovens e adultos! Crianças, adolescentes, joves e adultos esses que têm famílias, que têm casas, que têm comunidades em que se integram. A escola não é um "ecosistema" fechado, não é um mundo à parte, não é um guetto, nem tão pouco uma realidade virtual onde as pessoas se tranformam e revelam heterónimos em flashes de esquisofrenia.

Assim sendo, parem de noticiar a indisciplina na sala de aula ao jeito de "fera ataca tratador no jardim zoológico de Lisboa"!
A escola é apenas uma parte de um todo!
Essas crianças, adolescentes, jovens e adultos que têm atitudes indisciplinadas não as têm só nos estabelecimentos de ensino, têm-nas por toda a parte: são agressivos para com os professores, para com os colegas, para com os conterrâneos e até mesmo para com os próprios pais!!

Sim, para com os próprios pais!!
É claro que é sempre mais fácil olhar para a televisão e pensar "Oh, que mau aluno. Bateu no professor!" - é reprovável, mas é mais fácil de suportar a ideia. É mais fácil pensarmos cobardemente que esse "indisciplinado" só é assim fora de casa, do que encararmos a dura realidade de um país de valores degradados onde os pais são as primeiras vítimas das criaturas às quais um dia deram a vida.

A Geração "Mp3" é apenas um produto educacional do regime da velha senhora! É apenas o resultado de uma geração de pais que cresceram sobre a opressão do "não faças porque vais preso" e "não faças que é pecado". Uma geração que deu aos filhos tudo aquilo que não teve, uma geração que pensando que todas as privações eram sinónimo de repressão acabou por deixar os seus descendentes entregues á sorte de crescer sem barreiras.

Caminhamos num rumo sem retorno a médio prazo para uma "des-socialização" do indivíduo! Desde tempos longínquos o ser humano habituou-se a viver impondo limitações pessoais em prol de uma ordem social, de uma possível vivência em comunidade. Abdicou do "Eu" em prol do "Nós".

Aquilo a que assistimos hoje é a uma regressão, a uma tentativa reprovável de viver em comunidade abdicando do "Nós" em função do "Eu". É um querer viver em sociedade sem regras socias, apenas com um "Eu quero, Eu posso, Eu mando".

Será tempo de repensar se afinal ainda queremos viver em sociedade com tudo o que isso implica na existência de uma ordem de valores e regras de convivência, ou se preferimos regredir para um estado natura primitivo de auto-suficiência (note-se que até os animais irracionais acabam por ter uma ordem social no seio dos seus grupos).

O que não podemos nunca é continuar a dizer que vivemos em sociedade vendo o mundo em torno do egocentrismo.
O problema hoje é bem mais amplo que uma simples indisciplina no seio escolar.
Vivemos numa indisciplina social! Quem disser o contrário mente ou é cego!

ICN - Insituto de Conservação "NãoSeideQuê"

"Áreas protegidas estão desajustadas do turismo
Hoje, 12:10 PM
O ICN alertou, esta sexta-feira, que as áreas protegidas ainda não estão preparadas para receber quem as procura para actividades de lazer, existindo uma «separação» entre as visitas às áreas protegidas e os operadores de alojamento existentes nessas áreas." in http://www.tsf.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF190652


Finalmente temos uma conclusão do ICN! Eu que era um daqueles cépticos, ao jeito de S. Tomé, quando me falavam em trabalho do ICN... Atrevia-me mesmo a dizer "Trabalho de ICN, extraterrestres e gajas fáceis é tudo igual!! Toda a gente fala mas eu nunca vi nenhum!". Hoje dou a mão à palmatória, afinal o ICN trabalha, existe, não é um mito!

Mas... se essas zonas não estão preparadas e a competência ou falta dela é do ICN qual o valor que deve ter esta notícia? Será positivo o auto-reconhecimento das lacunas por parte do ICN ou será apenas um auto-atestado de incompetência?
É que em prol da verdade é bom que se digna que em larga medida as áreas sob a alçada do ICN estão desajustadas quer com os fluxos de turismo, quer com a própria vida e muitas vezes sobrevivência das populações afectadas pela integração das suas terras em áreas protegidas.

Assim e atendendo a que o ICN tem meios para pôr em práctica os seus planos de actuação, gostava de no futuro não ver este "reconhecer" de falhas mas sim uma apresentação de resoluções (não meros projectos de resolução)! Já é tempo de o ICN mostrar que não é apenas mais um Insitutozeco de lugarsinhos daqueles tipo "jobs for the boys"!! Vou dar o benefício da dúvida e aguardo para ver intervenções concretas.


PS.: recomendo a toda a gente que veja hoje as notícias relativas ás intervenções do nosso Primeiro na AR!! É vergonhoso, é arrogante, é prepontente!! Sócrates no seu melhor!! E ainda procuro no dicionário o que é um "Comlubio"!! Eu cá só conhecia o "Conluio"!! Vejam e opinem!

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=339244&tema=28

acima o link do video que documenta 2 vezes o nascimento da terminologia "Conlubio"!! Um Eng. que nem de engenharia parece saber, agora também se revela um jurista "des-jurídico"!! Vai lá vai :)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Oportunidade de Negócio!!

Em memória...


Por pequeno lapso... ía deixando passar aqui uma data que será para sempre histórica! Foi à 3 anos e uns dias, em 2 de Abril de 2005 (funeral a 7.4.05) que S.S. João Paulo II partiu de entre nós!!

E... perdoem-me o desabafo... mas.. para muitos de nós, será difícil pensar que de momento já temos outro Santo Padre e que J.P.II já não está entre nós. Há toda uma geração que cresceu com a convicção de que Papa e João Paulo II eram sinónimos e torna-se difícil ver Bento XVI como Papa.

Aqui, de um pequeno ser, um reconhecimento à memória do homem que me deixou o nome "João Paulo" pelo ano da graça de 1982!!

in memoriam do único homem que teve a coragem de pedir perdão há humanidade pelas barbaridades cometidas pela "Santa" Igreja!! Se acredito que "o que fazemos na vida ecoa na eternidade" acredito sinceramente que João Paulo II será recordado para sempre como um Grande Homem!!

Humor Tripeiro :)

Seguindo na maré da boa disposição e aguardando que o PS Esposende lance mais anedotas (os suportes dos outdoors ainda lá estão!! Aguardo as novas telas :) ), aqui fica mais um momento de humor, desta vez como uma senhora tripeira, com idade para ser minha avó é certo, mas com uma capacidade de "stand-up comedy" que será digna de envergonhar alguns desses ditos "comediantes de improviso".

Aqui fica:

segunda-feira, 7 de abril de 2008

PS Esposende!! Novo líder tem sentido de humor :)

É com um certo agrado que hoje aqui noticio que o novo líder socialista de Esposende é um homem com sentido de humor!

Passo a explicar, referindo-se aos possíveis candidatos socialistas à Câmara Municipal, o Sr. João Nunes referenciou:

- o seu próprio nome; (naturalmente!!)
- Luís Vale (fica bem dizer estas coisas!!);
- Losa Esteves (começou a parte humorística!! quem referencia este Sr. só pode mesmo estar a "reinar" com a malta :) )!!

... entre outros!!!....

Mas esta de "Losa Esteves" como candidato à Câmara é de uma qualidade .... ah ah ah :)
Este homem vai lá!!!
Pode ser socialista e isso só por si já é sinal de muita coisa má à face da nação!! Mas que tem sentido de humor, isso tem!!

Losa Esteves - Presidente da Câmara!! Deus nos valha!!! E rezemos... não vá Deus ter também o mesmo sentido de humor mordaz que teve o Sr. Nunes :)

domingo, 6 de abril de 2008

Sr. Vitalino Canas!!! "como se fosse muito burro" parte 2!!

«Quem dera que o PS fosse social-democrata», diz Manuel Alegre in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=87684

e mais:

"Por que não constituiu uma corrente dentro do partido?
Eu constitui. Fiz uma reunião há pouco tempo, com gente de todos os distritos, incluindo Madeira e Açores, e criou-se uma corrente de opinião que se chama Opinião Socialista. Teve como ponto de partida aquele núcleo de socialistas que, em cada distrito, me apoiou na candidatura presidencial. Agora, pode abrir a outros militantes e simpatizantes e outras pessoas fora do partido que queiram pensar os problemas da democracia, do socialismo, da esquerda em geral."

Então Vitalino??? Aqui há dias o PS era um "partido unido em torno da liderança", e agora afinal parece que não? Mau!! Afinal em que é que ficamos?

Querem lá ver que o "camarada" Vitalino não considera o "camarada" Manuel Alegre do PS?? Será isto que leva Alegre a dizer "Sou de outra geração. Sou de outra história, de outra memória. Do primado da política, do primado da ideologia. "!!

Ai Vitalino, Vitalino!! Diz o povo "mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo"!! No teu caso... o coxo deu-te 200 mts de adianto e apanhou-te aos 220mts :)

Eleições do PS Esposende

Já dizia o Jorge Palma: "Deixa-me rir" !!!
Não podia deixar de assinalar o trágico, o fatídico, o desolador, o drama... das eleições da concelhia de Esposende do Partido Socialista!!!
Simplesmente fantástico!! Depois de uma campanha inédita de um "indivíduo" que se apresentava ora Branco ora vermelho em outdoors, sem olhos, sem boca, com apenas 2 dedos em cada mão, sem orelhas, sem cabelo... enfim... depois de uma campanha de verdadeira ostentação económica (sim... o país está em crise... mas não para o Partido Socialista!!) o Presidente da Concelhia Socialista... foi-se!! Então não é que o homem queria "mais projectos", "mais resultados", "mais igualdade"... entre outros lemas... este homem tinha mesmo que ser corrido do PS local!! Regra geral são todos maus!! A excepção - os muito maus - não têm lugar lá!! Eles nem sequer conseguem tolerar a mera ideia de trabalhar... quanto mais trabalhar efectivamente!! Isso dá direito até a expulsão!!
Mas foi giro!! Efectivamente foi giro!! Esta ideia de um candidato que ninguém conhecia.. e que poderia ficar a ser conhecido como o "Sr. Nenuco"... quiçá em homenagem áquela célebre tirada do Bruno Nogueira quando se referiu a Pinto Balsemão como "o Sr. do Bolo"

Espero para ver os outdoors da próxima semana!!
Até deixo aqui umas pequenas sugestões :)

sábado, 5 de abril de 2008

Segredo para Boa Disposição: bons filmes de animação!!

E para sugestões da semana aqui ficam: Horton na terra dos Quem e Dia de Surf!
Para rir, rir, rir... e pelo meio reter a mensagem :)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mau pagador mas bom cobrador!!

Passando na diagonal as notícias dos últimos dias há uma que me suscita uma certa apreensão...

"TGV obriga a pagamento ao Estado
Imposto justificado com a valorização dos terrenos perto das estações do comboio de alta velocidade
Os imóveis e terrenos situados nas proximidades das estações do comboio de alta velocidade vão ter que pagar uma contribuição especial ao Estado. Trata-se de um imposto que tem em conta a valorização dos terrenos por causa do TGV."

in http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20080403_TGV+obriga+a+pagamento+ao+Estado.htm

À primeira vista a notícia nada parece trazer de mal, parece até justa a tributação em causa... mas... vejamos a coisa de outro prisma!!

Uns vão ser tributados por valorização exagerada dos seus terrenos (supostamente para travar a especulação imobiliária :)é o preço que os privados pagam por moverem o país ) - é legítimo que assim seja, afinal, à custa de uma obra pública vai haver aquilo que pode ser juridicamente entendido como um "enriquecimento sem causa"... mas... será que pode ser assim tão liminar? Será que eu não posso, hoje, comprar uma vulgar "bouça" na legítima espectativa de que daqui a 30 anos ou 40 ou meus filhos ou netos tenham um terreno junto ao qual irá passar uma via estruturante e assim tenham uma mais valia patrimonial? Será esta valorização assim tão "ilegítima"? O direito de propriedade não pode de "per si" fundar uma legítima espectativa de valorização? Alguém em seu perfeito juízo faz um investimento para ter nele desvalorizações? Não creio... Mas.. ainda assim... vou atender alguma doutrina bem mais douta que a minha humilde ignorância e vou dar essa tributação como "eventualmente" justa!!

Outros... vão ser expropriados - à boa maneira do Estado - através de processos morosos e caros, que se arrastaram nos tribunais durante anos, com o Estado a tentar pagar os terrenos a vulgo "3 à coroa", ainda que seja defendido também por quem de direito legitimamente entendido para tal (não é o meu caso, sou um mero aprendiz de tudo que de nada sabe - a consciência da ignorância será sempre um ponto de partida para humildemente aprender muito) que as indemnizações devem atender a um preço justo ponderada que seja a valorização que os terrenos envolventes venham a ter à custa daquele expropriado.

Assim sendo, esperando que relevem a tecnicidade do assunto, o que pretendo alertar cinge-se a estarmos atentos afim de percebermos se o Estado que estará certamente pronto a ver valorizações abismais do ponto de vista tributário o estará também quando tiver que ponderar abrir os bolsos para pagar as indemnizações aos expropriados dos terrenos que suportarão a via.

Muito sinceramente, aguardo para ver.

Para outros dias deixarei a análise da importância do TGV quando ponderada a relação "nível de vida português - preço das viagens"!

terça-feira, 1 de abril de 2008

PARABÉNS ZÉZINHO!! 1 de Abril é o teu dia!!

Parabéns Zézinho! Quase me esquecia de assinalar este dia em tua memória! Agora a sério!! Hoje quase que te poderias confundir com uma pessoa normal - não fosse o facto de as pessoas normais pregarem uma pequena "mentira" a alguém no dia 1 de Abril, e se possível, que essa pequena mentira não cause danos!! Pois o Zézinho que hoje festeja com alegria este dia mente sistematicamente aos portugueses e é certo que essas mentiras causam muitos problemas!

Zézinho, vá lá, já não és nenhum menino! Isso que antes pareciam traquinices engraçadas... toleradas a 1 de Abril e suportadas nos restantes dias... quando eras miúdo... Agora... Agora... começam a meter nojo!! Faz-te um homem, pode ser? Consegues? Ou pelo menos... deixa só de mentir, ainda que não te faças um homem, deixa só de mentir que tudo o resto a gente já releva! Vá lá.... Faz isso por mim... por nós...
Se o Gervásio conseguiu separar o lixo... tu não conseguirás deixar de mentir??? Nós sabemos que pra ti é difícil... mas... faz um esforço!! Se fizeres isso e fores bom menino a gente até vota em ti para adjunto do Guterres no Alto Comissariado para os Refugiados!!! (Sim!! é fantástico não é? Em vez de fazeres jogging nas praças europeias puderes fazer nas terras áridas da Somália, Etiópia...!! Era giro, não? Tu cheio de pose a correr com esse sorriso pepsodent que até encandeia!! Esse nariz batatola que faz sombra até aos calcanhares!! Diz lá! Era o teu sonho não era? e depois fazias um plano tecnológico para os refugiados... até podías chamar-lhe e-fugas!! Tipo e-escolas: afinal os jovens podem não ter que comer em casa.. mas têm um portátil com banda larga para ir para todo lado!! Já imaginaste a Etiópia coberta de banda larga? para poderem ver comida na net? ... parece ridículo não parece? talvez assim tenhas noção de como tens este país!! Um dia, quando corrermos contigo... vamos criar um programa novo o e-stupido!!)

PS.: solidário com todos os funcionários públicos que por motivos profissionais não podem escrever o que eu aqui escrevo!! Bons e maus profissionais há em todo lado, Zézinho, pára com a perseguição!!

Causa Nobre



Mais um tema! Este é ainda o video do primeiro! Unidos Para Ajudar! Sempre!
http://www.encontrarse.pt/upa08/