quinta-feira, 17 de abril de 2008

Portugal é um Estado Laico!

A propósito da nova lei do divórcio, ou devo dizer, do tão apregoado fim dos divórcios litigiosos (perdoem-me... mas eu ainda sou daqueles que pensa que os "divórcios" só não são litigiosos havendo falecimento de algum dos cônjuges!!) vem-me à ideia uma série de temáticas interessantes deste nosso Estado "Laico", que de laico não terá tanto assim.

Senão vejamos,
- somos um Estado Laico... cuja laicidade se subjuga a uma relação económica à qual chamamos "Concordata", concordata esta que não é mais do que uma forma subtil de compensar a Igreja pelo inúmero imobiliário que o Estado ocupa pertencente à Igreja Católica;
- somos um Estado Laico onde o sacramento! do matrimónio católico produz efeitos civis, ainda que os das restantes religiões já não o produzam de igual forma;
- somos um Estado Laico... mas o futuro hospital de Lisboa chamar-se-á "Hospital de Todos os Santos". Supondo que a sociedade civil dita "laica" não tem paralelo para a figura dos "Santos" católicos, serei forçado a concluir que será alguma homenagem à família Santos!
- mais gritante ainda se torna o facto de sermos um Estado Laico onde as férias judiciais de "Páscoa" se contam entre o "Domingo de Ramos e a Segunda feira de Páscoa"!! Ora que toda a gente goste do feriado de sexta-feira santa eu ainda compreendo. Que não seja fácil acabar com os feriados de tradição religiosa... e que a sociedade civil saiba o que é a Páscoa... também. Agora... o que não compreendo é como um normativo legal tem a distinta lata de referir "Domingo de Ramos"!!! Eu atrevo-me a dizer que uma boa parte dos católicos não sabem quando é o domingo de ramos, quanto mais os restantes!! O meu receio é que isto se mantenha e um dia desses tenhamos algo do tipo "A entrega das declarações de IRS realiza-se até ao 5.º Domingo do Tempo Comum" e "O Modelo X do imposto Y deve ser entregue até ao 3.º Domingo após o Pentecostes".

(e já que de religião falo hoje... adoro ouvir a expressão "sou católico não praticante", que é um pouco como quem diz "eu sou jogador de futebol, mas não jogo". É giro! Acho realmente piada! É que se me dizem que não praticam... eu fico tentado a pensar que são um bando de sacanas, que só lixam os colegas de trabalho, que não respeitam aqueles que os rodeiam, que não mexem um dedo para ajudar alguém que precise... enfim... talvez sejam um peso para a sociedade... ou então aprenderam mal o verdadeiro sentido de ser "Católico Praticante"! Sim, porque isso de "praticante", lamentavelmente para muitas almas, não se resume a passar uma hora fechado numa igreja, essa era a parte fácil! É mais difícil dar um pouquinho de nós a cada dia por um mundo melhor. Fica a sugestão!)


Mas somos um Estado Laico, Graças a Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!