terça-feira, 20 de novembro de 2007

Parabéns Tomás... "A outra margem"

Ver primeiro este vídeo (cliquei aqui)

Hoje, na minha pequena pausa de almoço entre o estudo que se acumula e me consome quase todo o tempo, vi um pouco desse programa que uns dias tem mais, outros menos, mas vai tendo algum "serviço público". Fiquei sensibilizado e escrevo agora talvez com uma sensibilidade de quem escreve sem palavras. Tudo isto porque vi uma entrevista ao jovem Tomás, actor premiado no filme "A outra margem". Até aqui nada de especial, não fosse o facto de o actor premiado ser portador de trissomia 21. Vou escusar-me a elogios do tipo: a alegria do jovem era contagiante, o sentido de humor, a facilidade com que esquecíamos a limitação... tudo isso. Não vou também condenar veemente todos aqueles que apregoavam o aborto como forma de pôr fim a que famílias tivessem um "calvário" de ter um filho "diferente", sendo sempre certo que o critério de "normal", "melhor" ou "pior" é sempre relativo e estupidamente estigmatizante.

Hoje... para além de deixar uns sinceros "PARABÉNS TOMÁS"... deixo... de forma mais envergonhada uns grande pedido de DESCULPA a todos aqueles portadores de Trissomia 21 e ás suas famílias. E peço desculpa não por ter qualquer atitude de repúdio ou discriminação, pois não o tenho. Peço desculpa por ser mais um entre milhões de portugueses que não conseguem sair à rua e reivindicar mais apoios para famílias com situações destas para resolver. Porque foi interessante ver que os pais do Tomás o levavam à hipoterapia, à natação... e "investiam" tudo para o levar a superar limites.

Mas.. e todos aqueles cujos pais por muito amor que tenham não têm suporte financeiro para colocarem os seus filhos em determinados tratamentos e terapias? Esses que são abandonados por um estado que financia abortos, não contracepção, financia tratamentos de toxicodependência, financia estádios de futebol... mas... financiar uma simples família que gostava de ajudar um filho a superar limites biológicos... isso agora... fica caro. 

Por estas e por outras...
Desculpem!!
Sou mais um entre a multidão sem voz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!