quinta-feira, 4 de abril de 2013

Empreendedores da banha!

Voltei, ainda que de raspão, mas voltei! Voltei não para ficar, mas apenas para passar por cá.

Estive razoavelmente ocupado a empreender, a lutar para contrariar o nosso (força de expressão, admito que até seja só meu) Primeiro Ministro: eu não quero sair do meu país e vou tentar aguentar-me por cá até que as forças se aguentem e que a fome não me turve as ideias.

Enquanto eu ando ocupado, pelos lados da governação as notícias dão conta que o Miguel Relvas encontrou um aliado de peso, um outro Miguel, o Miguel do prós e contras, aquele moço que diz que temos que bater punho, que ir não sei bem onde, que viajar a vender pinturas para conhecer o mundo e vir de lá empreendedor, com novos horizontes.

Ó Miguel, quero dizer: "Migueis" (não creio que a palavra exista, mas se disser que é daquelas novas do dito Novo Acordo Ortográfico ninguém ousará dizer-me que não existe, porque em boa verdade já ninguém sabe como se escreve o quê), mas voltando, Ó Migueis, vão-se encher de moscas, os dois!

Aparecer alguém que julga ser guru da criatividade e que a troco de palco apresenta um discurso vazio, cheio de frases feitas, de um cariz motivacional digno de guião do Toy Story... poupem-me! 

Dizer a um jovem que se não consegue ganhar 100 euros por mês para pagar as propinas é sinal que terá muitos problemas no futuro fica bem frente às câmeras de tv... agora, o que esse Miguel não percebe, ou faz de conta que não percebe, é que não está em causa o ganhar 100 euros a vender pipocas, está em causa a relação esforço/benefício. 

Porque provavelmente esse Miguel ignora que 100 euros é o equivalente a uma semana de trabalho de um trabalhador que ganhe o salário mínimo nacional (tomando por base 485 : 4 semanas = 121,25)!

Diz-me lá ó Miguel: Exigirás a um jovem que falte uma semana por mês às aulas para pagar a propina das restantes três? Até te dou de barato um part-time: Achas que é dignificante um part-time 15 dias por mês para pagar 100€ de propinas? Que no limite, trabalhes o mês todo num horário 18h - 20h para ganhar €200,00? Não acharás certamente! Porque tens palco à custa do vazio e não de factos!

Só que o povo, o povo dos pais e filhos deste país que procura emprego, não vive das tuas balelas motivacionais (fraquinhas por sinal)! Inspira-me mais 1 hora e meia do Gladiador do que todas as tuas tretas partilhadas no youtube!

No país real as pessoas vivem com números e com euros ou sem euros.

De conversas lindas... estamos fartos!
Entretanto, vou trabalhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!