quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alerta "amarelo"!

O post de hoje é um lamento em jeito de alerta... 

Fico triste ao ver que o Caminho Português, em 40kms do Porto a Esposende/Barcelos/Braga... já leva mais desvios do que provavelmente todo o Francês...

Mais triste fico ao ver que Esposende está a "entrar na moda":
- é marcação por Fonte-Boa --> Gemeses --> Bouro...
- é marcação por Fonte-Boa --> Fão --> Esposende...
- é marcação por Apúlia --> Fão...

É... um nojo!!!

Acreditar que ao longo da história várias foram as rotas ao longo dos tempos, cada o teu tempo de auge, é legítimo! Os ciclos mercantis mudavam, os locais de devoção em passagem também. Agora, querer reactivar todos esses caminhos ao mesmo tempo é no mínimo descabido, e dizer descabido é estar a ser muito comedido nas palavras!

E de repente, qualquer carreiro que venha em direcção à ponte de Fão é um Caminho de Santiago! A este ritmo, a rede de Caminhos de Santiago no concelho de Esposende superará a rede da STCP no Porto em menos de 2 anos!

Eu não quero ser mal entendido, quero apenas lançar o repto, para que nem todos aqueles que têm um alpendre na frente de uma capelinha na terra se lembrem de marcar umas setas amarelas e olhar para norte para ver onde vão marcar a seguinte! Os Carreirinhos de Santiago... não têm muito sentido! Digo eu que continuo a olhar para o quanto foi feito em Rates pelo Caminho, sem que tivesse entrado na moda. Agora... parece que virou moda: o turismo low-cost!

É triste!

ps: eu não faço por ser mal entendido, mas se me quiserem entender mal, dou já nota de que me estou "a borrifar"! Não sou nenhum "templário" nem "guardião do Caminho"! Gosto apenas de ser peregrino e como tal sinto-me legitimado a defender "o meu tesouro" com as armas que tenho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!