quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Alcoolémia - Alcoolémia

Aqui à uns meses noticiei aqui o lançamento do álbum Alcoolémia dos Alcoolémia. Prometi fazer a crítica logo que arranjasse o cd. Já ouvi!! E... não posso fazer crítica.. é certo que eu sou uma voz tendenciosa no que diz respeito a Alcoolémia, mas... o álbum está fantástico! Perfeito!!

Os Alcoolémia abordam neste álbum a música de uma forma diferente da maioria dos discos que enchem o mercado. Eu costumo defender que um disco não pode ser um encadeamento de 10 faixas iguais na sonoridade, ninguém acorda todos os dias com a mesma disposição - é isto que os Alcoolémia mostram em Alcoolémia. Um álbum transversal com sons que nos vão fazer "bater o pé" e "abanar a cabeça" num ritmo inconsciente ao volante em hora de ponta (perdoem se eu gritar um "Vamos levantar a música de Portugal") e ainda fazer-nos cair no mais puro de nós... naquele local de nós onde os sentimentos e as lágrimas se confundem num "Areia de Pedras Salgadas" que arrepia... que comove... que faz brilhar os olhos quando se ouve.. 
"Fico à espera - quero ver o fim" é sem dúvida um bom single de apresentação! E acho que é um bom single reconhecendo que não é o melhor tema do álbum! Mas faz sentido! "Fico à espera" é o "embrulho com uma fita bonita" que esconde um disco que é um verdadeiro presente. É um disco para ouvir 7 dias por semana, escolhendo uma ou duas músicas por dia condizentes com a disposição - há para todos os gostos! 

Alcoolémia é um álbum amadurecido, como uma produção 100% onde cada instrumento marca presença e mostra a sua "voz" sem ocultar a mais pequena sílaba da voz do Jorge Miranda.

Quando ouvirem "O mundo não é" perceberão que os sonhos de criança só morrem porque os deixamos morrer. E dá que pensar...

"Queria roubar-te um beijo" é a música de "passear num descapotável cheio de miúdas no Verão" (e não vou dizer de quem foi a tirada espectacular)!!

"Há quanto tempo ando aqui" é sem dúvida a música mais solta do álbum! É divertida! É alegre! É um hino aos nossos 16 anos de sangue  carregado de adrenalina com uma expressão de "aqui é onde me sinto bem"! "Rock & Roll" até morrer resume tudo!

"São sempre os mesmos" é um tema social! O Rock desce ao bairro e num misto de Rock'Hip'Hop nasce um tema agradável, apelativo e de mensagem! (Recomendo-o ao nosso Primeiro Ministro!!! "São sempre os mesmos a perder" não é Zezinho???)

"Já é tempo desta cidade acordar" é para mim o tema que nos traz Alcoolémia - não há tretas - de volta! É Rock, puro, duro & bom!!  

"Tudo o que eu quero ter" surge com um travo de reggae&rock que nos embala e apetece soluçar uns "yeah yeah" ao som da guitarra e bateria a assumirem o ritmo! 

"Chiclete" (cover do taxi) faz lembrar aquele som punk anos 80 cheio de pica, com uma bateria energética.

Para o fim deixo propositadamente "A música nacional, vamos tirá-la da sombra" um som ao jeito de remix & tributo que resume tudo o que tentei escrever aqui TEMOS QUE TIRAR A MÚSICA NACIONAL DA SOMBRA! Depende de nós! 

Em suma: se eu pudesse dar uma nota a este álbum dava um 10/10!! E assumo: Sou tendencioso neste caso! E depois? Incomoda-te? Ouve o álbum e deixa aqui o teu comentário!

Alcoolémia - Alcoolémia é um álbum abrangente (sem sequer sugerir tendência de mercado). Não é um trabalho transversal tentando atingir público diverso! É um álbum naturalmente tranversal! E soa bem, é agradável... ouve-se todo seguido e não chocam as passagens de ritmos e estilos -torna-se agradavelmente viciantes!

Para que não duvidem da qualidade visitem o hi5 em: http://alcoolemia.hi5.com

"Areia de Pedras Salgadas" - Alcoolémia

Matam-me a sede os beijos que me dás
Esta sede que sinto
Sei que só eles a podem matar
Vou descobrindo desejos e medos
Segredos que escondes tão bem
No sorriso que tens no olhar
Profundo verde-mar
Verde inocente aguarela de amor
Delicado toque de mestre... Do criador
Se preciso de ti... sei sempre onde estás
És o meu porto de abrigo, que me guarda do perigo
Eu sei que pertenço ao teu mar
Quem assim te fez não sabia
Que me condenava
Com um só beijo teu

Se um dia... a minha vida quiser chegar ao fim
Fico bem... eu sei que serei
Areia de pedras salgadas
Onde passeias e as tuas pegadas
Ficam marcadas em mim

Apagam-me a dor os abraços que me dás
Esta dor que eu sinto
Sei que só eles a podem apagar
Algumas feridas, só tu podes curar
Se um dia te perder não sei como vai ser
Não sei como vou ficar

(dedicado a Sónia Duarte)



(Agradecimento especial a Manelito(Alcoolémia))

2 comentários:

  1. grande album... sim concordo!! um misto de musicas todas diferentes que fazem um conjunto fantastico!

    ResponderEliminar
  2. Calhei de vir parar aqui quando procurava a lyric da Areia de Pedras Salgadas, e não resisti a comentar...

    Já tenho o CD e devo confessar que estou rendida a esta música. O álbum está excelente :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!