segunda-feira, 13 de março de 2017

MAC OS + Citius + JAVA + SITAF

O Firefox disse também adeus ao Java...

Tormento para todos aqueles que o usavam em MACOS para submeter trabalho via citius.

Depois de uns minutos na pesquisa e porque já no passado alguns ilustres colegas se depararam com soluções neste cantinho para MACproblemas de advogados que trabalham com MAC,  aqui fica de forma muito simples mais uma solução, que passa nada mais nada menos que voltar ao Safari, mas com um pequeno detalhe nas preferências que vai permitir ver os ficheiros dentro da pastas.

Assim:
Se o vosso java no Safari não mostra o conteúdo das pastas, impedindo assim carregar as peças para o citius, devem fazer o seguinte:


Clicar em PREFERÊNCIAS (ali no canto superior esquerdo) onde diz SAFARI, ir ao separador SEGURANÇA, Plugins de internet --> Definições de Plug-In (clicar), e antes de clicar na caixa de diálogo ali assinalada com "!", devem apertar a tecla opção (alt). Depois sim cliquem (com a tecla pressionada) em tal caixa, e verão aparecer uma nova opção "Executar no modo seguro"! Tirem a selecção de tal item, fazendo correr em modo "não seguro".

Voltando ao citius, os vossos ficheiros já aparecerão visíveis. Toca a trabalhar.


UPDATE: NOVEMBRO de 2017  - Safari 11.0.1
"A solução para o problema é igual mas está agora no separador ao lado direito que diz "sites".
Quando clicar nesse aparecerá na barra esquerda "Geral" e abaixo "plugins" é seleccionar o Java e proceder do mesmo modo."



UPDATE
12.02.2019

Depois de ter sido já solicitado por virtude do fim do java no Safari, a minha sugestão passa agora por utilizar o Firefox, v. 51.0, que ainda permite utilizar e assinar peças no citius.



NOTA EXTRA:

SITAF - a submissão de peças via sitaf tem agora uma fase extra: submeter a peça para assinatura. Deverá ser efectuada tal tarefa e só depois, através da aplicação "SIGNIUS" (descarregar aqui), deverá ser assinada a peça que lá surgirá. Após arranque da app, surgirá/ão os certificados que possuirem instalados (podendo aparecer algum da OA já expirado). Seleccionem em seguida o certificado válido e cliquem no símbolo em rodapé (uma espécie de seta). Seguidamente surgirá/ão as peças disponíveis para assinatura.