terça-feira, 11 de maio de 2010

Eu vou :)

Corria o célebre ano de 1982 quando o Papa João Paulo II veio a Portugal! Dizem os relatos que fui vê-lo através dos olhos da minha mãe :) Nesse mesmo ano apeteceu-me vir ver como eram as coisas cá foram e chamaram-me João Paulo! Fiz-me à vida sempre com uma admiração profunda pelo Papa João Paulo II, muito provavelmente o dos melhores seres humanos que a humanidade pode ter conhecido e para o qual só encontro comparação no meu avô Francisco.

Ora, é evidente que o Papa Bento XVI teve uma difícil tarefa ao suceder a João Paulo II. O "Papa Peregrino" marcou a igreja mas acima de tudo marcou o Mundo. O Papa que pediu desculpa ao mundo pela natureza humana da igreja, porque por muito que seja o bem realizado pela igreja, pelas causas sociais da igreja, pela tarefa humanitária, também ela é imperfeita! Se dúvidas houvesse relativamente à nobreza de carácter de João Paulo II essas dúvidas dissiparam-se e elevou-se o carácter na inversa proporção da mais singela humildade com que proferiu os inúmeros pedidos de desculpas.

Bento XVI herdou assim uma igreja marcada pela figura do Papa, fosse quem fosse, mas o respeito, o sentimento tornou-se grande. Enquanto muitos defendia que João Paulo II deveria ter resignado nos últimos tempos ao cargo pontifício, a generalidade dos crentes seguiam com ansiedade o estado de saúde dele, e tinham-o como Papa apesar da doença, porque um pai não deixa de ser pai só porque está doente.

Muitos têm tentado ao longo dos tempos desenterrar fantasmas, fomentar intrigas, diminuir as obras, mas Bento XVI já era uma marca da igreja antes de ser Papa e vai seguramente continuar a deixar a sua marca no tempo.

Dia 13 estarei em Fátima no encontro da Pastoral Social com Sua Santidade e embora não vá mudar o meu nome para Bento, tenho pelo Papa Bento XVI a mesma admiração e estima que tinha pelo seu antecessor.





E para quem não conhece aqui fica a letra da Marcha Pontifícia pois há pouco ouvia-se na tv esta Marcha e o jornalista comentava "ouve-se agora o hino nacional":

"Ó Roma eterna, dos Mártires, dos Santos,

Ó Roma eterna, acolhe os nossos cantos!
Glória no alto ao Deus de majestade,
Paz sobre a terra, justiça e caridade!

A ti corremos, Angélico Pastor,
Em ti nós vemos o doce Redentor.
A voz de Pedro na tua o mundo escuta,
Conforto e escudo de quem combate e luta.
Não vencerão as forças do inferno,
Mas a verdade, o doce amor fraterno!

Salve, salve Roma! É eterna a tua história,
Cantam-nos tua glória monumentos e altares!
Roma dos Apóstolos, Mãe e Mestra da verdade,
Roma, toda a cristandade o mundo espera em ti!

Salve, salve Roma! O teu sol não tem poente,
Vence, refulgente, todo erro e todo mal!
Salve, Santo Padre, vivas tanto mais que Pedro!
Desça, qual mel do rochedo,
A bênção do doce pai.


3 comentários:

  1. João, muitos parabéns pelo grande texto! Aliás, parabéns duplamente, também pela participação no encontro da Pastoral!
    Ainda estou a digerir as emoções de ontem à tarde, do 1º dia da visita do Santo Padre. A romaria a pé do Marquês até ao Terreiro do Paço, a participação na Missa no meio de milhares de jovens do Eu Acredito e que tanta festa faziam, até ao momento alto de ver o Papa regressar pelo corredor onde eu estava junto à grade (acho que nunca mais na vida verei o Santo Padre tão de perto). Foi sem dúvida um dos dias mais felizes da minha vida!! Bento XVI não é João Paulo II e confesso que tinha algum receio sobre a adesão espontânea e em massa dos portugueses. Mas essas dúvidas logo pela manhã foram dissipadas, com tantos milhares a irem saudá-lo à rua, e pela tarde ficaram desfeitas com uma mobilização que não fica atrás das de João Paulo II. O Papa nota-se na sua expressão que está felicíssimo por esta viagem pastoral, e que Portugal saiba aproveitar a ocasião única da sua peregrinação. Desejo-te pois que tenhas a mesma felicidade pessoal que eu tive ontem à tarde, e que Fátima prolongue este estado de festa que teve o seu tiro de partida ontem em Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Brilhante este comentário.Parabéns. É certo que este Papa teve e terá uma tarefa muito difícil. Aparece numa fase em que todos os lideres mundiais nas mais variadas áreas estão a ser contestados. É uma fase em que as pessoas se encontram com muitos problemas. Crises, fome, relativismo, etc...
    Mas acredito que a única saída para a humanidade encontrar o caminho, é com base na Fé!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, muito obrigado pelos vossos comentários! Alegra-me saber que há quem partilhe o mesmo tipo de sentimentos perante a nobreza do acontecimento.

    Caro Miguel, realmente quando os Estados falham as pessoas tendem a procurar o conforto espiritual. É certo que a fé não mata a fome mas também não é menos certo que o testemunho a que ontem assistimos é a prova de que quando as causas são nobres as pessoas aderem e podem fazer a diferença. Mais que uma questão de fé, é preciso ter fé e recuperar muitos dos valores éticos e morais que em jeito de "modernice" se tem vindo a perder. Por muito que possa parecer uma expressão de conservadorismo saloio, atrevo-me a dizer que "a noção de pecado foi em tempos garante de alguma moralidade social"! Tenhamos Fé!

    Caro FM, o teu testemunho arrepia ao ler! Ao ler as tuas palavras "voei" por momentos para a catedral de Santiago de Compostela na primeira vez que lá fui, pois o tipo de sentimentos foram em tudo idênticos aos que lá senti. Eu também nunca vi o Santo Padre ao perto, espero realizar esse pequeno grande sonho na próxima quinta feira. Quanto a sentimentos... bem... nem sei o que esperar... mas como dizias no teu blog "Que sejas muito feliz em Portugal Pedro" deve resumir tudo! É o representante de Cristo na terra e isso significa muito.

    Uma Santa Semana para todos!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!