segunda-feira, 26 de abril de 2010

LusoGalaico 2010!

Chegou ao fim o maior evento desportivo do concelho de Esposende: o LusoGalaico.

Sem querer concluir antes de começar devo desde já dizer que me desiludiu e que não sei se no próximo ano me inscreverei, e estou certo que como eu muitas pessoas pensam assim pois ao longo dos 84kms ouvi muitas opiniões.

A minha prova:
- um arranque a velocidades de 42 km/h até à ponte de Fão quase me mata, os kms até Apúlia foram de um imenso mal estar, talvez pelo café que tinha tomado antes da partida. Lá tive que abrandar o ritmo pois a má disposição estava a deitar-me abaixo.
- chegado a Fonte-Boa a coisa estabilizou e lá comecei a minha pedalada mais a sério.
- passagem do rio Cávado na ponte das "barcas" foi gira como sempre, depois as subidas de Gemeses e na saída de Gemeses uma paragem forçada para ajudar um Sr. que estava com furo e sem bomba nem câmara de ar - para quem não tem pernas para o pódio sobra tempo para estas coisas :)
- segui para as célebres "antenas" que até se tornaram do mais acessível da prova. Com 2h20 de pedal estava no topo das antenas, a prova corria-me bem!
- o pior estava para vir depois do "minante". 5kms de subida até às Marinhas (Sra. da Paz) quase me matam. O conta km insistia em não passar os 6km/h! Que grande esfrega! Foi sem dúvida a pior parte do percurso para a minha falta de pernas!
- lá cheguei ao fim com 6h de prova, sendo 5h20 de pedal e as restantes de paragens.

Pontos Positivos:
- o percurso da maratona era simplesmente lindo!
- os voluntários ao longo de todo o percurso que cumpriram funções sem falha!
- o espírito da grande maioria dos atletas!
- público civilizado e na Barca do Lago a moldura humana para quem via do lado de Fonte-Boa era gira;

Pontos Negativos:
- preço da inscrição: 15 euros sem direito a almoço é exagerado, sobretudo porque as maratonas da "concorrência" o incluem por preços semelhantes;
- não percebi que mais valia trouxeram a runporto e a school eventos;
- reforços alimentares com água, fruta e pão... quando nos anos anteriores havia bebidas energéticas e barritas de cereais... mais uma vez aumentou o preço reduziu a qualidade;
- falta de precisão entre o gráfico de altimetria e a realidade, o que complica e muito a gestão de esforço em cada etapa: ou se fazem as coisas com precisão ou mais vale não fazer!
- imprecisão quanto à extensão das provas (maratona e meia-maratona);
- falta de kits de vestuário para todos os voluntários;
- rumores de que há "voluntários" que são pagos!


No geral: foi fixe! E houve partes em que me diverti "milhões"!

3 comentários:

  1. Mas o teu melhor e maior ponto positivo foi a mini que ganhaste port ter chegado ao fim!
    Tens preferência na marca?

    ResponderEliminar
  2. Realmente aquela subida final pela Sra.da Paz foi muito dura para quem ja vinha desgastado de tanto pedalar, mas não é disso que nos gostamos ? Dureza é que é bom ! Eu pró ano cá estarei outra vez . Saudações bttistas.

    ResponderEliminar
  3. Essa da mini não fazia ideia :) Uma cocaquinha bem frescola sabe melhor :)

    A subida desde o rio até à Sra. da Paz foi mesmo de moer! Mas realmente, dói durante a prova mas no fim o sentimento "consegui" cura as mazelas depressa :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!