terça-feira, 24 de novembro de 2009

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma semana agitada!


Depois de uma semana atolada em trabalho, hoje comecei a semana com o ritmo mais aceitável e no meio disto lá vim dar um saltinho ao 7folhas e partilhar convosco as "Crónicas" da semana!
1.º - Sábado tive o prazer de representar mais uma vez a peça "Coração Lusitano", desta vez no palco do auditório municipal de Esposende, que estará disponível no site da www.esposende.tv, e que recomendo. Somos um pequeno grupo amador mas capaz de entreter quem nos assiste com o maior respeito e dedicação que conseguimos dar de nós.

2.º - Ouvi dizer que o Prof. Marcelo ponderou não ser candidato à liderança do PSD!! Quem diria!! Uns ponderam ser candidatos, outros ponderam ser "não candidatos".

3.º- O ESCÂNDALO:

Permitam-me que nas linhas que se seguem seja politicamente incorrecto. Na minha terra diz-se "quem se farta são os burros", todavia, permito-me assumir-me farto e inverter o dito dizendo que quem não se farta são os burros.

Será possível continuarmos a assistir impávidos aos filmes em torno do nosso Primeiro Ministro? Depois de Independente, de Freeport, de apartamento da mãe, de primos importantes, de amigos influentes, agora... agora... é de sucatas que se trata?

Será que entre tanto doutor e engenheiro o único desonesto é o pobre sucateiro?
Mas que país é este? É um país de igualdade? Ou um país de bôbos, de burros e de murcões?

Eu sempre ouvi dizer e acredito piamente que um título não serve de nada. As pessoas valem pelo que são e a sua competência não se afere por dr.s e eng.s antes do nome, por isso continuo sem perceber os tabus que se fazem em torno do título de certas pessoas e a necessidade que alguns têm de dizer que são o que na verdade não são, de usarem de estratagemas para chegar sem trabalho onde outros chegaram com muito esforço.

Pior que tudo, como se não bastasse o escândalo de termos gente com títulos falsos, com licenciaturas domingueiras, agora temos um personagem que conseguiu ser pós-graduado antes de ser graduado!!! Pasmem-se!! Que país é este? Ou melhor, que República das Bananas é esta? Será "das" ou "dos"?

Será que vivemos num país de novas oportunidades? Em que cada brecha no sistema é uma nova oportunidade para os "chicos-espertos" furarem o esquema e mamarem no povo? Ao que parece as oportunidades são novas já os larápios são sempre os mesmos!

É uma pouca vergonha este país! Vive-se de "connections" e ou se é "amiguinho" de quem tem ou poder ou se é pobre desgraçado que trabalha de sol a sol para ganhar o salário mínimo enquanto os tipos das "connections" andam por aí a passear-se em belos carros e a receberem malas com € só "por consideração"!!

Ai de nós pensarmos que algum dos suspeitos é culpado!! É tudo gente séria!!! Honesta é que... talvez não tanto.

No meio disto tudo, o que me chateia é saber que isto rolará como rola o processo Casa Pia...

e que vou continuar todos os dias a acordar e a começar o dia de trabalho a pensar que continuo a acreditar na justiça, que todos os homens são iguais perante a lei, que ninguém é mais ou menos digno por usar fato, gravata, calças rotas, roubar, matar... enfim... aquela teoria bonita que plasmaram na Constituição para que o povo soubesse que a liberdade e a democracia são apenas poesia, na sua essência... são apenas uma bíblia socialista escrita com o mesmo tipo de metáforas...

Não acreditam?
Não será caso para dizer que passa mais depressa um camelo pelo buraco de uma linha numa agulha do que o povo português fica a saber para onde foram para as linhas e agulhas de uma suposta linha de comboio que desapareceu?

E pronto... por aqui me basto, chateado, profundamente chateado com a incapacidade de mudar as coisas sozinho. Em boa verdade, antes sozinho por convicção do que rodeado de judas de ocasião - sim, porque "eles andem aí" raivosos!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Voltei!!

Numa breve pausa, hoje escrevo apenas para deixar um pedido de desculpas aos leitores do 7folhas. Os dias têm sido demasiado curtos para conseguir tempo e inspiração para cá vir e como não gosto de escrever só por "toma lá aquela palha", prefiro deixar aqui o 7folhas em repouso.

Em todo o caso, continuamos a assistir a uma Governação ridícula e agora, ao ouvir a entrevista do nosso Ministro das Finanças só me ocorre uma expressão: Incompetente!

A fazer previsões de 3% que derrapam para 8% até eu podia ser Ministro das Finanças com os 3 anos de latim que tive no secundário: é bom de letra mas de contas aprendeu com o Sr. Guterres.

Última nota: estarei em palco no próximo sábado no Auditório Municipal de Esposende com o Grupo de Teatro da JUM. Apareçam.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

E agora o Fim da Gripe A!

O princípio da vacina.
Hoje, a abertura do bloco informativo da Tvi dava conta de que o nosso Primeiro Ministro foi vacinado contra a gripe A. Ao que conseguimos apurar, trata-se de um teste de uma nova vacina que dá pelo nome "Nem o Vírus da Gripe A resiste a José Sócrates". Temos assim o know-how para fazer face à pandemia.

Cientistas americanos estão agora a procurar o anti-viral que permita ao Vírus da Gripe resistir a Sócrates.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sócrates soma e segue!

Eu não quero ir morar para a ilha... mas em boa verdade devíamos pensar arranjar uma das ilhas lusas e fazer dela um ponto de encontro de colarinho branco. Afinal há por aí uns indivíduos que adoram ser escutados em negociatas ao telemóvel que veriam a sua vida arranjada se pudessem estar mais tempo juntos.

A prova? O Sol apresenta mais uma aqui

O que mais me chateia no meio disto tudo é que o pobre do arrumador ali da rua se for apanhado com meia dúzia de gramas de "branquinha" que compra com "desconto de quantidade" para consumo no dia em que recebe a reforma é constituído arguido, presente a juiz e com sorte e um procurador compreensivo não é condenado por tráfico, mas só com sorte e não deixa de ter sido arguido e e presente a juiz.

Dizem alguns que constituir um 1.º Ministro como arguido exige outra ponderação. Ora bolas!
O Primeiro Ministro não é mais digno enquanto pessoa humana que o meu amigo arrumador de carros, pessoa bem educada, simpática e que até é bem melhor do que aquilo que eu seria com a história de vida dele.
Além disso, se todos somos iguais perante a lei, e se a constituição de arguido é um direito para o cidadão, porque raio é que o 1.º Ministro não é constituído arguido já que as novelas se sucedem? Por causa do estigma? De que na prática a constituição como arguido comporta um estigma de condenação na praça?

Então com que cara é que eu digo a um arguido que defenda "a constituição de arguido é um direito que lhe assiste", "é uma figura criada pelo legislador para lhe proporcionar mais direitos de defesa"? Corro o risco de ouvir um "ó sôtôr, se isso dá tantos direitos então seja você arguido ou meta esses direitos pelo ----! Se isso fosse para ajudar o Sócras já era arguido"!

Ou seja, para os pobres (e embora isto seja o discurso da cartilha comuna, tem que ser dito assim) a constituição como arguido é um direito... mas para os ricos é uma fo** que não calha lá muito bem no palmarés!

E como é de prever que este seja mais um episódio das "histórias do Zézinho", é caso para dizer "sócrates soma e segue"!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

à conquista de Espanha!


Com os nacionais de motocross a acabar, entramos na época de inverno à conquista de Espanha. Van Groove, dj in-sense, será presença semanal no airplay da echolovers.fm

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

as lições do Manu

Levem este post em jeito sério ou em jeito de brincadeira, a verdade é que com consentimento do visado me permito divulgar aqui as lições do meu amigo Manu num registo tão descontraído que só podiam ser mesmo coisa dele.

E visitem o canal aqui

PS Marinhas - homenagem aos fiéis "defuntos"

Embora ainda sem fotografia para documentar o meu escrito de hoje, não posso deixar de dar nota da homenagem que o PS Marinhas presta aos seus vencidos em mês de fiéis defuntos.

Num gesto, que suponho de profundo pesar, alguém colocou junto ao cemitério de Marinhas uma lápide (vulgo outdoor) tal qual epitáfio de Bocage, só que estes não divulgaram o modo de vida dos "falecidos" mas sim a causa da morte.

Impunha o mais elementar bom senso que os democraticamente vencidos (e digo vencidos não derrotados, pois quem vai à luta merece sempre respeito por isso) tivessem a consciência de que um dos factores que contribuiu para que o PS perdesse Marinhas foi teimosia do Sr. Esteves em torno do Campo de S. Miguel, por isso, fazer um outdoor com o pórtico do antigo estádio com um slogan de mau perder em nada devolve o respeito aos autores do mesmo.

É que em boa verdade sempre poderiam fazer daquela imagem capa do Voz das Marinhas (também conhecido como almanaque do PS Marinhas).

E por falar em Voz das Marinhas... ouvi por estes dias que não havia repórteres deste periódico na tomada de posse dos órgãos da freguesia, facto que me deixou intrigado já que vi lá um grupo de pessoas a sair com tanta pressa mal foi encerrada a sessão que até perguntei se eram aqueles os ditos repórteres que iriam com pressa para lançar a notícia antes do fecho da edição para o dia seguinte. Quem diria que andaram 8 anos na Junta a passo de caracol e na hora da saída pareciam balas.

Fica assim o registo e a promessa que logo que tenha oportunidade colocarei aqui foto da supra-referida lápide.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O futuro começa agora!

2 de Novembro de 2009 - o dia que desejamos assinalar como "o primeiro dia do resto da tua vida", melhor dizendo: da vida de Marinhas.

É certo que muitos diriam que os últimos anos foram um tanto ao quanto penosos para mim, afinal de contas eu senti na pele aquilo que alguns dizem ser "tentativa de silenciar alguém"!

Correu mal! A chantagem, as ameaças bacocas em pouco deram, ou melhor, apenas fizeram com que o "redhat82", que vagueava por fóruns das redondezas, assumisse um rosto porque em boa verdade a qualidade da democracia só sai reforçada quando a liberdade de expressão tem rosto (o que para o efeito era quase igual já que toda a gente sabia quem era o legítimo utilizador do nick em questão).

Assim sendo, ontem tomaram posse os novos órgãos que vão conduzir os destinos da freguesia de Marinhas. É certo, que sem qualquer ilusão, esta gente não tem poderes divinos nem sequer sabe aqueles truques da multiplicação dos pães e dos peixes, mas uma coisa têm de certeza: humildade.

E nesse pressuposto que espero para ver o rumo que esta freguesia terá porque me custa andar por este país e ver que a minha terra é muito melhor que qualquer outra... só não tem tido a visão estratégica que fazia falta.

Projectos como:
- os Moinhos da Abelheira (que continuo a achar que deveriam ser um cartão de visita):
- a requalificação do centro da freguesia com uma integração pensada entre construção e lazer (já alguém imaginou um parque radical como o que se encontra na Póvoa de Varzim - frente ao Casino, no antigo Campo de S. Miguel?);
- um parque de lazer/aventura integrado na área de pinhal do lugar de Rio-de-Moinhos já que está integrado no PNLN;
- uma marcação permanente de percursos cicláveis ao longo da freguesia que permitam a qualquer visitante montar na "bicla" e seguir a primeira seta na certeza de que essa seta fará parte de um trilho marcado que o leve a conhecer a nossa terra (obviamente com percursos interligados com diferentes distâncias e dificuldades);
- a criação de parques infantis (sim... porque no lugar de Pinhote o que havia deu lugar a uma exploração de lenha ilegal!! Eu bem sei que o "medo" de afrontar uma Comissão de Festas é sempre grande... mas... bolas!! Há tanto sítio para rachar lenha e tinha logo que ser no centro do lugar? No belo adro de S. Bento?)
- a criação de parques de jogos, diria mesmo que alguns se bastariam por uma pista para jogo de malha, porque me continua a preocupar que haja gente a jogar jogos tradicionais literalmente no meio de estradas e em sítios onde o anterior Presidente foi colocar bancos!! Coisa chique: bancos nas bermas!!
- obviamente a manutenção dos fontanários tem o seu quê de importante... mas... não exageremos!
- a rede de saneamento é importante, mas também é importante que as pessoas sejam advertidas que a ligação à rede de saneamento é por força de lei obrigatória! É uma questão de saúde pública. Claro está que partir para a via da imposição não dá resultado, resultado dá informar as pessoas de que embora seja obrigatório há facilidades de execução e pagamento para que todos fiquem servidos e com melhor qualidade de vida.

E por aqui me basto! Mas mais direi adiante!

Agora, fico-me pelo Voto de Confiança!

"O que é local é bom"!

Depois de um Verão mais "calmo" quando comparado com o de 2008, é hora de dar aqui uma ajudinha a eleger a maior e melhor casa de noite da nossa zona e seguramente digna do prémio "melhor do país".
O Pacha não é "só" uma discoteca, é um local de convívio, de longas conversas noite dentro, de segurança, de bom trato.
Por isso aqui fica um post a solicitar o "voto" nestes ítems na certeza de que não custa nada e sempre colocamos uma casa "da nossa terra" no topo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Quem quer ser fantoche?

O título do post de hoje bem podia ser o "vamos ao circo" ou "chegaram os fantoches", em vez disso optei por um "quem quer ser fantoche".

A que propósito?
Bem, comecemos do início.
O Professor Marcelo do "Contra-Informação" já era conhecido por ser uma marioneta, agora daí a quererem fazer do verdadeiro Professor uma marioneta vai uma grande diferença.

E aqui expresso o meu repúdio por uma boa dúzia de apaniguados que insistem em puxar fios para moverem o Professor rumo à liderança, e isto porque sendo esses arautos da integridade a proporem nomes "de futuro" já não há qualquer falta de solidariedade para com a líder do PSD em exercício.
O "partido das setas" é hoje um verdadeiro "partido das catanas", é vergonhoso que o "modelo de líder" defendido pelos "arautos" seja um líder oriundo do conclave, não um líder que ganhe em urnas, democraticamente eleito e com um programa defendido.

E outra questão se põe: alguém acredita que esse imaculados estão preocupados com a unidade do "partido das catanas"? Não!! Obviamente, os imaculados querem do Professor uma liderança a prazo, um liderança "mais do mesmo" que aguente o partido nos próximos dois anitos, para depois se "afiambrarem" à liderança sem qualquer oposição.

Em todo o caso convém não perder de vista alguns factores:
- um líder deve querer ser líder;
- um líder deve manifestar a sua motivação sem necessidade de vagas de fundo;
- as vagas de fundo nascem da necessidade que alguns têm de "aparecer" mas sem serem chefes-de-fila para não correrem o risco de se desgastarem;
- a qualidade da democracia reforça-se com o debate de projectos e ideias;
- as listas únicas oriundas do "conclave" só servem para esvaziar o debate e como tal ignoram a democracia;
- um líder que acredita ter estofo para líder não deve esperar para ser líder apenas meio ano antes das eleições - quem não tem fôlego para correr uma "maratona" na oposição jamais terá para correr o "iron man" no poder;
- a idade não é de per se um factor relevante, ainda assim ninguém compra iogurtes fora de validade "só porque ainda não estão empolados";
- renovação nunca pode significar "repescar" o que já tivemos - a isso chama-se "segunda oportunidade" e regra geral quem não é capaz à primeira também não vai lá à segunda. Além disso as segundas oportunidades fazem-nos mais fracos. Porquê? Porque quando temos a noção que podemos repetir algo não pomos tudo de nós na primeira vez.
- (este é muito particular... mas... tirar leituras de resultados das europeias para escolher um líder... bem... com muito respeito pelo Professor Vital Moreira, para lhe ganhar as eleições o PSD até podia ter concorrido com o TOY a cabeça de lista!!)

Isto para dizer:
- que não me revejo numa solução Professor Marcelo;
- que o Professor merecia mais respeito da parte dos imaculados;
- que os imaculados criticam Pedro Passos Coelho mas no fundo são piores que este, já que fazem ruído mas não assumem candidaturas;
- que a Dra. Ferreira Leite no seu próprio interesse devia dar um murro na mesa e expulsar das suas saias, qual "vendilhões do templo", os imaculados;

Continuarei atento à novela Marcelo.

Fim de Semana Aventura.

Depois de um fim de semana de mini-curso de iniciação ao montanhismo lá aprendi a fazer uma boa dúzia de nós bem diferentes do "nó cego" e umas experiências "fixolas" de arborismo com rappel pelo meio.

Fica o registo e a divulgação do Parque da Serra da Freita em Arouca e do Geopark.

Recomendo.