terça-feira, 3 de novembro de 2009

O futuro começa agora!

2 de Novembro de 2009 - o dia que desejamos assinalar como "o primeiro dia do resto da tua vida", melhor dizendo: da vida de Marinhas.

É certo que muitos diriam que os últimos anos foram um tanto ao quanto penosos para mim, afinal de contas eu senti na pele aquilo que alguns dizem ser "tentativa de silenciar alguém"!

Correu mal! A chantagem, as ameaças bacocas em pouco deram, ou melhor, apenas fizeram com que o "redhat82", que vagueava por fóruns das redondezas, assumisse um rosto porque em boa verdade a qualidade da democracia só sai reforçada quando a liberdade de expressão tem rosto (o que para o efeito era quase igual já que toda a gente sabia quem era o legítimo utilizador do nick em questão).

Assim sendo, ontem tomaram posse os novos órgãos que vão conduzir os destinos da freguesia de Marinhas. É certo, que sem qualquer ilusão, esta gente não tem poderes divinos nem sequer sabe aqueles truques da multiplicação dos pães e dos peixes, mas uma coisa têm de certeza: humildade.

E nesse pressuposto que espero para ver o rumo que esta freguesia terá porque me custa andar por este país e ver que a minha terra é muito melhor que qualquer outra... só não tem tido a visão estratégica que fazia falta.

Projectos como:
- os Moinhos da Abelheira (que continuo a achar que deveriam ser um cartão de visita):
- a requalificação do centro da freguesia com uma integração pensada entre construção e lazer (já alguém imaginou um parque radical como o que se encontra na Póvoa de Varzim - frente ao Casino, no antigo Campo de S. Miguel?);
- um parque de lazer/aventura integrado na área de pinhal do lugar de Rio-de-Moinhos já que está integrado no PNLN;
- uma marcação permanente de percursos cicláveis ao longo da freguesia que permitam a qualquer visitante montar na "bicla" e seguir a primeira seta na certeza de que essa seta fará parte de um trilho marcado que o leve a conhecer a nossa terra (obviamente com percursos interligados com diferentes distâncias e dificuldades);
- a criação de parques infantis (sim... porque no lugar de Pinhote o que havia deu lugar a uma exploração de lenha ilegal!! Eu bem sei que o "medo" de afrontar uma Comissão de Festas é sempre grande... mas... bolas!! Há tanto sítio para rachar lenha e tinha logo que ser no centro do lugar? No belo adro de S. Bento?)
- a criação de parques de jogos, diria mesmo que alguns se bastariam por uma pista para jogo de malha, porque me continua a preocupar que haja gente a jogar jogos tradicionais literalmente no meio de estradas e em sítios onde o anterior Presidente foi colocar bancos!! Coisa chique: bancos nas bermas!!
- obviamente a manutenção dos fontanários tem o seu quê de importante... mas... não exageremos!
- a rede de saneamento é importante, mas também é importante que as pessoas sejam advertidas que a ligação à rede de saneamento é por força de lei obrigatória! É uma questão de saúde pública. Claro está que partir para a via da imposição não dá resultado, resultado dá informar as pessoas de que embora seja obrigatório há facilidades de execução e pagamento para que todos fiquem servidos e com melhor qualidade de vida.

E por aqui me basto! Mas mais direi adiante!

Agora, fico-me pelo Voto de Confiança!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!