segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Esposende com arte!

foto de presspoint.pt

Ontem à noite, depois de um café com amigos, fui dar uma volta pela marginal de Esposende onde ainda se encontram expostas as obras de arte de dois artistas locais.

Não foi a primeira vez que contemplei tais obras, já que como é sabido o meu "spot" habitual para café com amigos fica ali perto.

E um post porquê?
É por demais evidente que os relvados da marginal ganham outra vida com aquelas obras.
Se por um lado a aposta nos concertos é uma forma de trazer a arte da música ao nosso público, não é de menor importância esta aposta na exposição de esculturas que sem qualquer dúvida dão mais cor a nossa marginal.

Sem dúvida uma iniciativa a repetir ou permanecer. Talvez não devam lá ficar todas, já que a colocação de obras definitivas impede que o espaço possa ser montra para novas exposições temporárias, mas aquelas duas obras apelidadas de "noite" e "dia" ficariam bem em muitos locais da nossa cidade.

E porque estão tão perto do "falecido" parque radical que nunca foi um verdadeiro parque radical... continua a fazer falta um parque radical de verdade em Esposende. A caravela para os pequenos é gira, o farol também... mas... passados os 12 anos.... onde se ocupam os nossos adolescentes e jovens que não jogam futebol? Fica a pergunta! E não é certamente a falta de verbas já que um parque radical jeitosinho não custa "balúrdios".
É claro que esta minha opinião não é isenta pois desde os meus 5 anos que tive o meu primeiro sk8 e graças a Deus vou tendo carta e carro que me permitem correr os sk8 parques e zonas com pista para bikes e sk8's, mas não posso dar "boleia" a toda a gente e não posso também esquecer os jovens ainda sem carta e que (como eu fazia da idade deles) vão de autocarro para Viana, Póvoa ou Barcelos.

Há coisas que ainda não mudam! E parece que a tradição ainda é o que era...
Espero é que o Porto não seja campeão este ano!

E parafraseando alguém... diria mesmo: as outras terras têm... A minha? Também queria... ter!


domingo, 30 de agosto de 2009

O nosso 1.º volta a brilhar!!

Hoje, apenas duas notas:
- o nosso primeiro volta a brilhar quando diz em Bragança que está a criar uma rede pública de creches para ajudar os casais a terem filhos. Ora bem, ponderando a utilidade das creches a ideia até é de aplaudir, agora... se isto é uma ajudar aos casais para que possam ter filhos... eu fico com a pequena sensação que os casais teriam mais facilmente filhos se tivessem emprego, habitação a preço acessível e tempo para verem os filhos crescer. As creches são importantes, mas a menos que alguém pense fazer das creches lar de acolhimento, a questão que devia ocupar com prioridade máxima a mente do nosso 1.º deveria ser o emprego. Digo eu... que não sou 1.º Ministro.

- nota n.º 2 para o eterno empatar da colocação de portagens na A28! Já todos sabemos que vão ser colocadas, que as infra-estruturas já lá estão... e também sabemos que não é inocente este "empatar" do processo até depois das eleições. Há estratégias por demais óbvias e o resultado das portagens antes das eleições estaria demasiado presente na mente do povo na hora do voto. Neste estado de coisas era bem aplicada a expressão de um autarca conhecido quando apelou a que se corressem uns tipos "à pedrada"!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Momento de Humor!

Já aqui há uns tempos opinei no 7folhas sobre gente que usa os blogs para o insulto, a baixaria e a opinião esclarecida acerca das opiniões dos outros, mas sempre sem dar a cara.

Ora, hoje, num dos meus zappings pela blogosfera dei com isto "http://historiasdozequinha.blogspot.com/" e tenho que admitir que a minha expressão facial era digna de ser vista mas resume-se num sorriso daqueles bem felizes!

É que no dito blog existem dois posts dedicados à JSD Esposende e de um deles até consta "Depois admiram-se e chateiam-se por as pessoas acharem que só vai para as JOTAS (de qualquer partido) os putos que andam à procura de tachito e de emprego. " tecendo também comentários elogiosos à minha humilde pessoa que sendo filho de pedreiro e de costureira nunca esqueço o que me ensinou a minha grande professora de Grego: "De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens".

O que o autor do dito blog não sabe é que, o "ex-jotinha-mor" não vive da política e são-lhe conhecidas outras aptências profissionais e sociais que não somente a politiquice.

E porque alguém disse por estes dias que esperava que eu fosse "homenzinho" para me ir explicar a um certo sítio, eu não posso deixar de fazer aqui também o desafio ao autor do dito blog: Espero que seja homenzinho de começar a dar a cara nos blogs em que escreve, sob pena de em vez de abrirmos as inscrições para o "Eu também queria ser" sermos forçados a abri-las para o "Eu também queria tê-los"!

Ao primeiro que me fizer chegar provas provadas de quem será o autor do blog eu pago uma mini :)

Eu cá, sei seguramente quem é e diga-se em abono da verdade que admiro muito os meus adversários... que dão a cara! Os outros... sejam zéquinhas, pedrinhos, joõesinhos, tiaguinhos ou tóninhos... bem... são uns tristes!


uma nota: Sr. Zéquinha, quer dizer, pela forma sábia como escreve deve ser Dr. Zéquinha! Ao dizer que em Esposende não havia JSD não está a atacar-me pessoalmente já que do alto da educação que os meus paisinhos me deram, não me afecta quem eu quero mas sim quem eu deixo! Por outro lado, dizer mal dos companheiros que comigo moveram a uma estrutura... bem... abra os olhos! Nós andamos por aí!! Mudar de óculos pode ajudar ou então começar a usá-los!

Universidade de Verão 2009

Já lá vão 2 anos desde a minha participação na UV. O tempo voa e ficam apenas as recordações. Aquilo que para muitos era a "loucura de perder uma semana de férias" para mim tornou-se numa das melhores experiências políticas e pessoais.

O "meu" grupo laranja acompanhou-me durante uma semana e, finda a UV2007, veio comigo até hoje. Criam-se laços, fortalecem-se dinâmicas de grupo, enfim... só quem vai à UV consegue perceber o alcance destas palavras.

E depois... depois há lá um certo sujeito, um indivíduo que, não me escondo de o dizer que tem apelido de lebre e ritmo de furacão. Falo obviamente do "nosso" reitor da UV, o euro-deputado Dr. Carlos Coelho. Nunca tal capacidade de trabalho e tanta entrega em tudo o que faz eu tinha visto. Se a UV é o que é, se os alunos se sentem "apaparicados" de tal forma que "até se estragam :)" uma grande parte disso é o rosto do Dr. Carlos Coelho e da capacidade de motivar uma equipa incansável.

E porquê estas palavras hoje? É que hoje enviaram-me os links da UV tv com os trabalhos dos grupos. Ora, para muita gente os vídeos que deixo acessíveis no link a seguir podem parecer algo simples, muito fáceis, o que convém não esquecer é que a UV não é um curso de multimédia. Quem vai à UV leva roupa, umas folhas e umas canetas e, quando calha, um portátil. Ora, com base em criatividade, espírito de grupo e um pouquinho de "o nosso grupo tem que ser melhor que o do lado" as obras que resultam dos trabalhos propostos em cada sessão tornam-se verdadeiras pérolas de trabalho com escassez de meios.

Por isso, passem uma olhada nos vídeos improvisados de apelo ao voto.

http://uv2009.blogs.sapo.pt/
e
http://www.youtube.com/user/UVeraoTV#play/uploads/8/gA3krGIYu3E

a título de exemplo:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

in-Justiça

O tempo não sobra, as 24 horas diárias não esticam e os recentes acontecimentos político-pessoais, à mistura com uma semana de regresso ao trabalho tem apertado o tempo aqui para o 7folhas, mas felizmente mantém-se vivo.

E como vivo que estou, após algumas mudanças aqui no layout do "menino", em tempo de "regresso às aulas", hoje o post versará de forma muito sucinta sobre a in-justiça que se tem abatido sobre a líder social democrata, Dra. Manuela Ferreira Leite, a propósito da inclusão nas listas de deputados de pessoas a braços com a justiça.

Quando da boca do Dr. Marques Mendes teve a ideia peregrina de afastar das listas pessoas com o rótulo de "arguido" manifestei-me contra e este caso reporta-se ao mesmo pressuposto.

Se o sistema judicial presume um condenado inocente até trânsito em julgado da sentença, se a constituição de arguido é uma garantia de defesa que o sistema judicial confere a qualquer cidadão que se veja envolvida com a justiça em processos de natureza penal... quem são os líderes partidários, opinion makers ou quaisquer badamecos para emitirem juízos condenatórios sobre cidadãos a quem o sistema judicial não condenou?

Já imaginaram o ridículo que seria afastarmos de eleições políticas todas as pessoas que pudessem ter a condição de arguidas? O que seria do sistema político se qualquer opositor a 15 dias da elaboração de uma lista se lembrasse de por um motivo qualquer apresentar queixa contra um político? Coartaríamos ao político direitos constitucionais conferidos a cidadãos comuns? É que só a constituição de arguido implicaria o seu afastamento num julgamento pré-judicial que poderia em muitos casos não ser ratificado por uma decisão judicial.

Teríamos uma presunção de inocência com um "*" a dizer *não se aplica a políticos?

Não me parece justo e como tal não me pronuncio de forma discordante à líder do PSD nesse aspecto da elaboração das listas.

É certo que em Portugal o estigma "arguido" não reflecte uma imagem de defesa mas uma imediata condenação na praça pública, em todo o caso, e não sendo a lei uma imposição à tradição de um povo, em momento algum deve a lei desvirtuar-se em face do senso comum, sob pena de um dia desses passar a ser habitual andarmos todos aos tiros e deixar de ser crime o homicídio com arma de fogo. Caso em que não haveria presunção de culpa mas sim presunção de morte!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Snow Leopard- A chegar!


É já na próxima sexta-feira que chega mais uma pérola da Apple!
O Mac OS X - Snow Leopard!

Logo que o tenha a correr na máquina tecerei aqui considerações! Até lá, trato de juntar os 29€ para o upgrade!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Informação aos seguidores do 7folhas

Caros Companheiros,
de acordo com o que comuniquei ontem aos membros da Comissão Política de Secção, apresentei hoje ao nosso Presidente de Plenário concelhio a minha Demissão.
Por entender que todos os militantes merecem tomar conhecimento dos motivos que fundaram a minha decisão, aqui deixo a transcrição do pedido enviado à mesa.

"Caro Presidente,

Na sequência dos actos recentes em torno do processo autárquico e da forma como foi ignorada a existência de uma estrutura de juventude social democrata, cujos órgãos foram eleitos democraticamente pelos militantes do Partido Social Democrata inscritos na JSD - Secção de Esposende, venho por este meio apresentar a minha demissão do cargo de Presidente da Comissão Política de Secção.

Assim, por considerar:

  • que a confiança depositada num candidato partidário em momento algum lhe confere o direito a ignorar a existência de órgãos e estruturas dentro do Partido pelo qual se candidata;
  • que ouvir uma estrutura implica dialogar com as pessoas;
  • que não basta defender exteriormente “políticas de juventude” se internamente os jovens são esquecidos;
  • que o trabalho desempenhado por cada um dos membros das duas Comissões Políticas a que presidi merece o maior respeito e em momento algum toleraria impávido este tipo de atitudes;
  • que não houve respeito pelo trabalho dos jovens sociais democratas de Esposende que, de forma desinteressada, reuniram regularmente, realizaram actividades com e para os jovens do nosso concelho e sempre se colocaram ao lado das estruturas do PSD Esposende, prezando sempre a solidariedade institucional;
  • que não houve neste processo confiança na juventude, sendo os jovens remetidos ao lugar de “encher listas”, facto que se torna de maior estranheza quando falamos de um candidato saído em tempos do seio da JSD;
  • que fica por perceber se este “esquecimento” se reporta a algum acto dirigido à pessoa do Presidente de Secção democraticamente eleito ou se, pior que isso, é insinuar que no nosso concelho não há jovens com valor;

por todos estes considerandos e muitos outros que não importa agora referir, assumo a ruptura, colocando assim o lugar à disposição, para que a liderança do PSD Esposende encontre alguém “conveniente” para liderar a JSD.

Eu continuarei a acreditar e a defender os jovens do meu concelho, com as cores do partido em que activamente milito, mas sem permitir que em momento algum a forma como estou na política desvirtue a forma como estou na vida.


O Presidente de Secção

João Paulo Torres"


Uma palavra final para todos os companheiros que me apoiaram em duas Comissões Políticas a que tive a honra de presidir e que sempre lutaram e continuarão a lutar por uma voz activa de juventude. Para todos eles, mais que um "obrigado companheiros" deixo o meu "Obrigado Amigos".

A todos os jovens que com a jota colaboraram durante estes anos deixo também um apelo: Continuem, pois... "ser da jota é ser diferente TER VONTADE DE MUDAR".

Eu cá, como diz o nosso hino, acredito que "uma onda há-de vir dar mais voz à juventude"!

Um abraço,
João Paulo Torres

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

9.956 Obrigados!

Hoje, quando passava pela página de estatísticas do meu blog, deparei-me com algo que não pode deixar de alegrar-me!
Nascido em Novembro de 2007, e não tendo este contador de visitas desde o início, o presente contador atinge agora o humilde número de 9.956 visitas e 14.277 páginas vistas! Pode parecer pouco, mas para 1 ano e 10 meses é algo que me deixa satisfeito.

O 7folhas não é o dono da verdade e a prova disso é o direito ao contraditório que por vezes aquece aqui os posts, mas numa coisa o 7folhas é diferente de muitos "blogs" políticos que por aí andam. Aqui, desde a primeira hora, o autor deu a cara por cada palavra e cada vírgula, até mesmo por cada foto-montagem que aqui foi colocada!

Para muitos pode parecer de menor importância, pois é mais fácil continuarem a escudar-se em nicknames, para mim era o ponto que se impunha.

O número que hoje constato é meu e de todos aqueles que por cá passaram, que criticaram, que construíram, que debatem: É NOSSO!

O meu obrigado por isso!

Posso ainda não ter escalado uma fachada para colocar a bandeira da monarquia (talvez isso aumentasse as visitas), mas certamente continuarei enquanto a disponibilidade o permitir e, quem sabe, um dia desses o 7folhas não se torne um "diário" aberto a mais colaboradores, para então aí escalarmos fachadas hasteando "folhas novas" onde for preciso impor "outonos" a folhas velhas!

a prova \,,/


A "prova provada" que faltava do concerto dos Moonspell no Maiact 2009! E dirão alguns "ah e tal que o Tony é que arrasta multidões"... eu cá, não sendo um "limitado à cena do metal" afirmo que uma grande parte da juventude gosta de uns "sonzinhos porreiros"! E não, não são só drogados, punks, góticos e o "diabo a 4" que ouvem disto. O pior que pode existir é o preconceito e as mentes impregnadas de esterótipos. Até o Papa Bento XIV vai ter um cd de nome "alma mater" :)
Até tenho medo que o volume II seja o "opium"! (ihihih)
Pena que por cá ainda não se oiça metal... pois a julgar pela quantidade de jovens de Esposende que encontrei em 2008 no Rock in Rio no dia de Moonspell+Apocalyptica+Machine Head+Metallica... se calhar faria sucesso e teria muitos "drogados"!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"tuuita-mos"

Um aviso à navegação!

Seguramente muitos de nós já se depararam com a terrível evidência: os políticos invadiram as redes sociais e a blogosfera!

É que não fosse a gente antes passar pelas redes sociais para "micar" umas "boazonas" e agora deparamo-nos com meia-dúzia de candidatos a qualquer coisa e que andam por aqui a fazer sei lá o que mais!

É que... ainda que eu tente perceber a lógica, aquela que aprendi em Filosofia do Direito aquando da temática da globalização... bem... essa coisa de que as redes de comunicação aproximaram mais as pessoas, colocaram à distância de um click pólos opostos do globo, não consigo perceber a necessidade de tal tipo de campanhas.

Senão vejamos: se um político "twitta" com uma pessoa a 500kms de distância, porque não sai à rua para dizer um bom-dia à tia Rosa da porta do lado? É porque a tia Rosa é pobre e não tem twitter?
Também constato que alguns políticos já há largos anos que não são vistos a "viver" nas comunidades que os elegem, e aqui a pergunta impõe-se: "Havia algum twitter secreto que os prendesse antes ao computador"? Ou passariam o tempo nas salas do mIRC com nicknames do tipo "o_todo_poderoso", "the_boss" and....?

É que muito sinceramente não sei se já eram dependentes da tecnologia e daí as primeiras palavras do Eng. Sócrates terem sido "Choque Tecnológico" (em jeito de sucessor do Código Da Vinci, o "a rede secreta que afastava os políticos do povo"), ou se esta dependência é de agora, já que se a coisa for recente alguém desengane os senhores e os faça perceber que o grosso da população nacional está-se nas tintas para computadores, redes sociais, blogges e micro-blogues! Deixem os computadores quietinhos e saiam das tocas! Os únicos votos que podem realmente capitalizar nas cyber-políticas é o da "Fernandinha" ou da "Karinov" que prometem votar em vós e fazer mais qualquer coisa em frente à webcam a troco de 50 euros via VISA!

Eu que até tenho aqui o meu blogguesito e um hi5 do tempo em que só o Sr. Pacheco Pereira escrevia umas coisas na net, rendi-me à carneirada e criei um facebook e um twitter... porque achava piada mandar uns bitaites com os amigos (daqueles que têm aquilo ligado no horário de trabalho e "twittavam" um "trabalho de cão" e eu respondia com um "no pé no rio ao sol", ou não raras vezes eram eles a atormentar-me...) dou por mim agora a olhar para aquilo e ver "não percas mega-comício do Quim Tremoço em Mafamude", como se aquilo interessasse sequer à mulher do Quim, quanto mais ao António que mora a 500 kms... ou melhor ainda... ver o Sr. deputado X a comentar o twitter do Sr. deputado Y com algo do tipo "boa intervenção hoje na AR"!! Mas qual deles é que faltou ao trabalho? Não podiam falar pessoalmente? Deus me valha e os acorde!

Pronto, foi só um desabafo de quem contínua a pensar que o lugar dos eleitos pelo povo é entre o povo!

Força João!

Ainda me lembro das conversas que tinha o ano passado com o João, fosse pessoalmente ou via messenger. Os sentimentos deste jovem marinhense eram muitas vezes semelhantes aos de qualquer jovem que não jogue futebol: dedicação e tristeza! Dedicação pois era isso que o movia, naquilo que julgo ter sido um exemplo de gestão de oportunidades profissionais, tristeza porque por muito que pedalasse, por muitas chamadas à selecção e vitórias que tivesse... aqui, na sua terra natal... o destaque limitava-se aqui ao pequenino 7folhas, à Esposende Rádio e a um ou outro jornais que com o tempo foram dando algum destaque, porque neste país quem não é futebolista "passa ao lado".

Hoje, é com particular alegria que oiço quase todos os dias o João na Esposende Rádio, dar-nos um resumo das etapas e prognósticos, é a alegria de ver um marinhense destacar-se contrariando a mentalidade nacional do "compadrio", e provando que o mérito também tem espaço num país como o nosso.

Está na Volta a Portugal e numa grande equipa, mas está lá porque teve pernas e acima de tudo, cabeça.

Já é tempo de reconhecermos o valor à gente da nossa terra, e quem sabe, no próximo ano, aquando do luso-galaico, anunciarmos a presença da figura X ou Y... e dos Esposendenses A e B, como foi este ano o caso do Paulo Gonçalves.

E não deixa de ser giro ouvir as pessoas cá da terra a falarem da Volta, com a questão que surge sempre do tipo "e em que lugar está o rapazito de Outeiro?"!!

Caro João, para nós já venceste, já deste alegria aos teus conterrâneos e seguramente que pedalarás melhor com o peso de todo o nosso apoio, pois km após km, cá a malta mantém o apoio.
Para uns João Benta, para outros "rapazito de Outeiro", para outros o filho do Sr. ... e da Dona ..., de uma coisa o homem já não se livra: é o ciclista das Marinhas.

E termino inevitavelmente com um: Força João!

De regresso!

Após 2 dias de intenso calor, tornou-se impossível continuar o caminho!
As temperaturas que se faziam sentir na tarde de ontem em Valença levaram-nos a suspender por uns dias o Caminho e regressar a casa. Voltaremos para continuar, nos próximos tempos, logo que o tempo o permita.

Fica aquela tristeza de algo inacabado... mas nada de grave. O Caminho é algo para se fazer por prazer não com sofrimento, coisa que o calor que se fazia sentir iria certamente fazer.


terça-feira, 11 de agosto de 2009

@ Ponte de Lima

Ás 7h30 de hoje, junto à Sé do Porto, o destino apontado era
Valença.
À medida que o calor avançou fomos reduzindo o "checkpoi nt".
Ás 19h chegamos a Ponte de Lima, com 89kms percorridos e marcas no
corpo que o suor em bica fez questão de deixar.
3 pessoas e 9 litros de líquidos ingeridos darão uma ideia do calor
que se fez sentir.
Tentaremos amanhã terminar o trajecto em terras lusas e entrar o mais
possível em Espanha, mas só o tempo dirá até onde vai a nossa
resistência ao sol e à agua de tudo o que é bica para refrescar o
rosto.
Hoje foi demasiado duro.
Espectacular é o recém-aberto albergue de Ponte de Lima, que com
algumas pequenas correcções bem poderá ter o estatuto de "albergue
modelo" para os que futuramente possam surgir.
Bem... Vou agora fechar a pestana e pedir a Deus que transforme o
selim da minha bicla numa confortável poltrona.

Joao Paulo Torres

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A contar horas...

São neste preciso momento 23:13!
A "alvorada" está marcada para as 5h da matina.
Depois rumo ao Porto, onde, se tudo correr bem, arrancarei entre as 6h30 e as 7h!

O resto?
Onde apanhar um "wi-fi" tentarei mandar uma foto, seja por aqui, seja pelo twitter!

Dias de viagem? Bem... tenho as etapas previstas... mas como me disse sabiamente um peregrino que encontrei este ano, na sexta-feira santa, quando lhe perguntei há quantos dias andava na estrada: "sei lá! Que interessam os dias?". Nem mais! Vou pôr-me a caminho, na companhia de duas pessoas que estimo do jeito que as próprias sabem, e se Deus quiser chegarei lá um dia destes!

E permitam-me que aqui deixe um desejo para todos aqueles que visitam aqui o 7folhas (mesmo aqueles com quem troco de forma mais acesa argumentos):

Sejam felizes como eu serei certamente nos próximos dias.

domingo, 9 de agosto de 2009

O Caminho!

Bem... vou romper um pouco do meu egoísmo... é que não é fácil falar de Caminho de Santiago sem ter aquela pequena vontade de falar dele aos outros... nem que seja só para deixar o "bichinho da curiosidade" a roer!

Talvez não consiga escrever mais de três linhas deste post sem que o brilho nos olhos volte tal qual no momento em que entrei pela primeira vez como peregrino na catedral de Compostela.
Um equipamento de bike, uns sapatos de encaixe, uma mochila ás costas e um capacete pendurado... e naqueles "trapinhos" cruzava eu a porta de entrada para outra dimensão! Era um local perfeitamente comum para milhares de pessoas que entram aquela porta anualmente... para mim... foi tão simplesmente o passaporte de entrada no local onde, nestes 26 aninhos, tive a melhor sensação da vida! Há momentos muitos bons, sejam de alegria, de felicidade, de amor-próprio, de realização... sei lá! Há 1001 motivos para nos sentirmos plenos, mas a sensação que me invadiu naquele momento fez alegrias do tipo "terminar um curso" ou coisas assim, serem a maior insignificância da vida. Foi algo simplesmente de "puro"! Se conseguisse explicar seria algo próximo de uma espécie de suspiro daqueles que nos fazem arrepiar sem que tenhamos noção do motivo.

Percorrer "o Caminho" é sempre uma nova aventura! Há fontes que nos refrescam com aquele efeito "melhor SPA do mundo", há pessoas que acolhem o nosso bom-dia e nos apoiam como se fossemos os "sobrinhos" que vêm fazer uma visita, há "tios" que param para perguntar "Precisam de alguma coisa?".... há paisagens que lavam a alma... há trilhos que colocam a nossa mente à prova quando o corpo já não dá pelo cansaço... há tanta coisa!

Mas uma coisa é certa! Ali para os lados de Caldas de Rey, há uma capelinha com uma lona que resume o Caminho! Diz: "PAZ"!

A PAZ que nos ensina o Caminho é algo que não dá para explicar e ao mesmo tempo dá para pormenorizar até ao "átomo", prova disso é a dificuldade em explicar aquela "magia do Caminho" a alguém que não o fez, e ao mesmo tempo partilhar experiências com quem já o fez, onde no brilho e na alegria das experiências que se partilham, fica sempre uma pequena sensação "Fomos em datas diferentes, mas fizemos esse Caminho juntos", há algo que nos une.

Bem... acho que me "destravo" ao falar disto!
Já lá vão dois "Caminhos" com a minha vieira (que este ano também me acompanhou a Fátima a pé) e partiremos juntos, terça, para o terceiro Caminho! Não vou procurar nada, mas tenho a firme certeza que mais uma vez encontrarei tudo o que me escapa na correria do trabalho e dos compromissos durante um ano.

E se me virem por aí, fiquem seguros que receberão um bom-dia, em troca, o vosso voto de "bom-caminho" não me carregará a mochila, mas de certeza que me fará mais feliz para carregar com ela!

A todos os que estão no Caminho: até já!

"Nunca caminharás sozinho"

Pausa nas Férias!

Depois de uma semana de férias a sul e preparando a partida para mais um Caminho de Santiago, uma pequena pausa de 1 dia por cá, para mudar de sacos!

Numa semana de férias, sempre deu para me manter actualizado com o twitter no telemóvel e ir estando a par dar "fresquinhas"!
Ora a maior das fresquinhas, que já muita tinta fez correr, foi certamente a apresentação das listas do PSD às legislativas! Como muito já foi dito, e talvez muito mais ficou por dizer, eu reservo-me neste assunto ao silêncio, deixando apenas nota de que subscrevo algumas opiniões avisadas que circulam na praça. Não vou obviamente dizer quais, nem confirmo nem desminto eventuais suspeitas, e aqui permitam-me o "lol"!

Dar conta ainda do desaparecimento de Raúl Solnado, que ficará seguramente recordado pela sua obra e pelo estilo inigualável! Um até sempre...

E de resto... se o tempo não me permitir, desejo umas boas férias a quem por cá passa, que os meus próximos dias serão certamente dos melhores do ano (como são sempre os dias que se passam pelos Caminho de Santiago)! Mesmo quando se repete um percurso, uma rota, afirmo que jamais se repete um Caminho. Não há duas viagens iguais, há sempre memórias novas, vivências distintas... se no primeiro ano me marcou encontrar no meio do nada uma capelinha com uma lona a dizer "PAZ" e a entrada... mágica em Santiago... no segundo não esquecerei uma queda aparatosa em cima de pedras, que deixaram por explicar como é que a minha vieira pendurada na mochila e que bateu no chão sob o peso do meu corpo, não partiu.

Mas não vou dizer mais sobre o caminho de Santiago!
Talvez seja mau! Há dias li uma opinião de Miguel Sousa Tavares, que dizia algo do tipo "as pessoas usam os blogues para dizer aquilo que as chateia e não aquilo que as faz felizes"...
Pois bem... por muito que possa parecer custoso, tenho que admitir que talvez aqui no 7folhas seja muitas vezes assim! É o meu egoísmo a falar! ( :) ) O que me faz feliz guardo para mim! O resto isso já posso partilhar!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Um mail para ler!

Recebi hoje um mail que aqui partilho:

"
PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que
se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se
poderia evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas,
provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves...

...os noticiários mundiais inundaram-se de notícias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas,
em 10 anos...25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio
milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a
gripedas aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu
milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico
comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas
farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares
de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários
do mundo só falam disso...

-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...

-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo"... ¿ atrás
dos porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O
principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem
sinistro,
Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da
guerra contra Iraque...

Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as
mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o
duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas
pelos países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os
meios de comunicação.

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta
enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública
mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para
combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa
seria a melhor solução."