domingo, 9 de agosto de 2009

O Caminho!

Bem... vou romper um pouco do meu egoísmo... é que não é fácil falar de Caminho de Santiago sem ter aquela pequena vontade de falar dele aos outros... nem que seja só para deixar o "bichinho da curiosidade" a roer!

Talvez não consiga escrever mais de três linhas deste post sem que o brilho nos olhos volte tal qual no momento em que entrei pela primeira vez como peregrino na catedral de Compostela.
Um equipamento de bike, uns sapatos de encaixe, uma mochila ás costas e um capacete pendurado... e naqueles "trapinhos" cruzava eu a porta de entrada para outra dimensão! Era um local perfeitamente comum para milhares de pessoas que entram aquela porta anualmente... para mim... foi tão simplesmente o passaporte de entrada no local onde, nestes 26 aninhos, tive a melhor sensação da vida! Há momentos muitos bons, sejam de alegria, de felicidade, de amor-próprio, de realização... sei lá! Há 1001 motivos para nos sentirmos plenos, mas a sensação que me invadiu naquele momento fez alegrias do tipo "terminar um curso" ou coisas assim, serem a maior insignificância da vida. Foi algo simplesmente de "puro"! Se conseguisse explicar seria algo próximo de uma espécie de suspiro daqueles que nos fazem arrepiar sem que tenhamos noção do motivo.

Percorrer "o Caminho" é sempre uma nova aventura! Há fontes que nos refrescam com aquele efeito "melhor SPA do mundo", há pessoas que acolhem o nosso bom-dia e nos apoiam como se fossemos os "sobrinhos" que vêm fazer uma visita, há "tios" que param para perguntar "Precisam de alguma coisa?".... há paisagens que lavam a alma... há trilhos que colocam a nossa mente à prova quando o corpo já não dá pelo cansaço... há tanta coisa!

Mas uma coisa é certa! Ali para os lados de Caldas de Rey, há uma capelinha com uma lona que resume o Caminho! Diz: "PAZ"!

A PAZ que nos ensina o Caminho é algo que não dá para explicar e ao mesmo tempo dá para pormenorizar até ao "átomo", prova disso é a dificuldade em explicar aquela "magia do Caminho" a alguém que não o fez, e ao mesmo tempo partilhar experiências com quem já o fez, onde no brilho e na alegria das experiências que se partilham, fica sempre uma pequena sensação "Fomos em datas diferentes, mas fizemos esse Caminho juntos", há algo que nos une.

Bem... acho que me "destravo" ao falar disto!
Já lá vão dois "Caminhos" com a minha vieira (que este ano também me acompanhou a Fátima a pé) e partiremos juntos, terça, para o terceiro Caminho! Não vou procurar nada, mas tenho a firme certeza que mais uma vez encontrarei tudo o que me escapa na correria do trabalho e dos compromissos durante um ano.

E se me virem por aí, fiquem seguros que receberão um bom-dia, em troca, o vosso voto de "bom-caminho" não me carregará a mochila, mas de certeza que me fará mais feliz para carregar com ela!

A todos os que estão no Caminho: até já!

"Nunca caminharás sozinho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!