quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Amália Hoje"

Que nobre tributo à Sra. que será para sempre sinónimo de fado lusitano. Vale a pena ouvir.

Muito, mas muito bom! Sem muitas palavras para descrever um álbum que arrepia.

"Amália Hoje" é o som.







terça-feira, 28 de abril de 2009

"Ensaio sobre a Cegueira"

Depois do filme que levou ao "grande ecrã" a obra de Saramago, o Partido Socialista prepara-se para ir a votos por 3 vezes em 2009, vendendo ao povo um país diferente do "país real".

Será um "ensaio sobre a cegueira"? Na óptica do velho dito "o maior cego é o que não quer ver"? Ou será apenas uma cegueira já sem qualquer ensaio? Uma cegueira que se impinge ao povo encapotada com o lema "são todos iguais"?

O tempo o dirá!


ps.: o Grande irmão vê tudo! "Eles andem aí"!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cravo ou Rosa?

(foto em http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/photo116854.htm).

O tempo passa, as temáticas vão e voltam, mas desde o caso Gisberta que não se falava tanto em travestis em Portugal.

Muita tinta tem corrido sobre a entrevista do Sr. José ao canal público RTP1 e muito mais se tem falado do "jornal de sexta" da Tvi, de Manuela Moura Guedes (essa que eu não suporto) e da infeliz tirada do nosso primeiro acusado o noticiário de "travestido"!

Ora, se o "travestido" era elogioso então muito bem e julgo que a Tvi até agradece a publicidade(acredito mesmo que as audiências na passada sexta dispararam), por outro lado, se é insultuoso, então é tempo de os travestis nacionais manifestarem o seu desagrado e vindo de um Sr. tão opologista de uniões homossexuais não se compreende o manifesto insulto aos travestis. Onde pára então a tão apregoada igualdade e não discriminação? Se é gay é protegido, se é travesti é condenado? Sr. José, nesta óptica qual será a sua opinião sobre o animalesco crime no caso Gisberta?

Voltando à essência: o travestido!

35 anos depois da tão badalada REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, Portugal depara-se com uma terrível evidência: o cravo travestiu-se e é agora uma rosa!

O cravo que era a imagem da liberdade, símbolo de uma revolução "sem sangue" (outra coisa não seria de esperar neste país de brandos costumes) deu lugar a uma rosa que, ao invés do desejado, não exala perfume - antes um odor fétido de democracia apodrecida, que ganhou espinhos e que é o símbolo do "Partido do Regime".

O cravo da liberdade é agora uma rosa, fiel reflexo de um regime com espinhos e onde a liberdade caminha amordaçada.

Somos todos livres de falar bem do regime, de bem-dizer o nome do Zé e do Magalhães, de guardar feriado nos dias do Congresso do PS. Existem pecados "capitais" como: licenciatura, engenharia, freeport, independente, tvi, capazes de levar à excomunhão ou bem ainda à instauração de Processos Inquisitórios Charrua.

A juntar à festa temos uma geração de "guerreiros de Abril" que instauraram a "liberdade" não para governarem o povo mas sim para se "governarem". Ora, em face disto: quem quer saber de "Abril"? Antes "mamava" um! Agora "mamam" muitos mais!

Em suma: O cravo é travesti e a liberdade... terá que voltar a ser conquistada.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

LusoGalaico 2009

Mais uma vez volto a falar de bicicletas, desta feita: "LusoGalaico 2009".

Com um percurso renovado, vai este fim de semana para as estradas e montes do concelho de Esposende e arredores o LusoGalaico.

Eu vou, por isso... Vêmo-nos por esses montes (para os que forem fazer os duros 80kms! :) )
Boa Sorte a todos e... Divirtam-se pois o prazer do btt é a diversão.

Obs.: caros betetistas amigos, não deixem lixo pelo chão, as embalagens de gel energético e barritas não pesam assim tanto até ao caixote do lixo mais próximo. Se todos deixarmos lixo um dia desses não vamos pedalar para os montes mas sim por entre o lixo.

Aqui ficam alguns contributos úteis para quem não tem GPS e gosta de dar uma olhada ao percurso.




quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Portugal, Portugal, de que é que tu estás à espera..."

Quem não conhece a célebre música de Jorge Palma?

Caros leitores e visitantes do 7folhas, não querendo correr o risco de ser acusado de fazer concorrência ao editorial de sexta-feira da Tvi (na óptica do Sr. José, nome fictício "Vítima"), não posso deixar passar mais uma cena lamentável!

Aqui deixo uma súplica: vejam o vídeo que se segue e comentem! Começo a duvidar da minha própria sanidade mental.

República Democrática do Medo!

Depois de ontem, se dúvidas houvessem, impõe-se aos nossos olhos a terrível evidência: vivemos mergulhados no medo do regime.

A entrevista do nosso primeiro a na RTP1 colocou ás claras um Primeiro Ministro com tanto de agastado como de cínico.

Correndo o risco de um dia destes ver o 7folhas atingir o reconhecimento público de um ano e meio a falar verdade, com o prémio vulgarmente conhecido de "queixa apresentada pelo Eng. Sócrates contra quem fala verdade", importa hoje dizer mais qualquer coisa.

Ontem, quem teve tempo, paciência, ou pura e simplesmente pachôrra, pôde ver e o ouvir as palavras do nosso Primeiro, nuns 5 minutos iniciais de discurso eloquente de pura propaganda do regime, que mais pareciam uns 5 minutos "orgâsmicos" de um qualquer exibicionista numa pura masturbação mental em praça pública. Foi lindo de ver, qual pavão de penas abertas, cada uma com sua cor. E foi vê-lo e ouvi-lo falar em aumentos de pensões, em subsídio-fidelizados, em parasitas sociais, como se o discurso girasse numa ideia: o PS deu esmolas ao país.

Ora a dura realidade impõe-se: Portugal não precisa de esmolas, precisa sim de políticas credíveis, diria mesmo, neste momento Portugal precisa de POLÍTICOS CREDÍVEIS.

Diz o nosso Primeiro que não tem jeito para se fazer de vítima! É sempre uma expressão pomposa e que demonstra coragem e força anímica. Contudo, insiste na ideia de que há mais uma campanha negra contra a sua figura. Foi a campanha negra "Freeport" em 2005, a campanha "Licenciatura Manhosa", a campanha "De Onde Lhe Vem o Dinheiro", a campanha "ZPE - Freeport 2008/2009", a campanha "Quem Não Tem Pais Ricos vai ao... Tio do Zézito"...

Enfim... diga-se em prol do empreendedorismo nacional que vou criar uma empresa de Comunicação Social com o nome "Campanha Negra - Produções Ilimitadas (ou limitadas ao Zé)"...

Voltando à entrevista de ontem, foi de uma brutalidade enorme assistir ao momento em que o nosso Primeiro com o maior ar de ...(perdoem-me...pensem no pior insulto que lhes vier à mente)... se dirige a Judite de Sousa com uma expressão algo do tipo "a Judite estava à espera das minhas palavras para falar no DVD, podia tê-lo feito logo"... não sei precisar as palavras mas foi esse o sentido e com um sorriso irónico como se estivesse a dar lições de moral e bons costumes a alguém.

Ora, quem viu e ouviu ontem a segunda meia hora da entrevista viu um José a relatar o historial do caso Freeport, mas viu também um sujeito a fugir incessantemente à prova mais que evidente no meio disto tudo - o DVD. Em momento algum tivemos uma resposta clara, tivemos sim fugas, escapes e manobras de diversão.

O país, este Portugal, precisa de respostas.
Os jornalistas, essa "raça" que muitas vezes nos enoja, sempre sem que tomemos o todo pela parte, não devem ser obrigados a pactos de silêncio com o regime. Se falam verdade, deixem-os falar.

O nosso Primeiro que feito "barata-tonta" anda aí a instaurar queixas e acções contra tudo e todos que opinem contra o regime, que se livre de por caminho algum vir a ser acusado e condenado, pois se na mais remota hipótese isso vier a acontecer, espero ver esses jornalistas que vêm o seu trabalho limitado hoje, exigirem avultadas indemnizações pelas ofensas aos seus bons nomes.

Para além do óbvio não haverá muito a suspeitar.
(Sr. Primeiro, apesar de tudo o que não escrevo neste blog eu penso mesmo algo de muito mau a seu respeito! Vai processar-me por pensamentos contra o "regime"?! Vá lá! É o meu sonho, ter um processo em que o Sr. diga "Eu não sou vítima, mas ele pensou mal de mim!")

No fundo, o sentimento nacional é claro: Acreditamos na presunção de inocência quando não aplicada a desempregados, idosos, jovens em risco, crianças abandonadas, alcoólicos, toxicodependentes... entre outros...

Em suma: O eng. não tem jeito para vítima, tem é mesmo ar de coitadinho! ... Coitado... cada um é como é e ninguém deve troçar das limitações dos outros.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Boyle... Susan Boyle!!

Já toda a gente fala dela, meio mundo viu e outro meio anseia ver...

vejam aqui

E se alguma vez o cansaço turbar a vossa vontade de lutar por um qualquer sonho... repitam vezes sem conta "Susan Boyle... Susan Boyle... Susan Boyle"

Simplesmente: Fantástica!

Europeias 2009!!

Quem viu ontem o debate entre os "cabeças de lista" nas eleições europeias de 7 de Junho, dos partidos com assento parlamentar, deve ter ficado, na sua grande maioria, tão surpreso quanto eu.

Não esperava de todo que o candidato do PS fosse tão "frágil"... e digo frágil pelo consideração, digamos... jurídica..., que tenho por este Senhor do pensamento jurídico nacional.

Não havia necessidade. Dou por mim a questionar-me sobre o que levará alguém a passar toda uma vida a construir uma imagem de credibilidade e de repente, a troco não sei bem de que anseios, se atiram assim para o desconhecido correndo o sério risco de destruírem toda a reputação de uma vida.

É incrível! O Professor Vital Moreira comprovou ontem que nunca devia ter aceite o convite para se prestar a tal papel... mas pronto... que mais dizer? A mente humana é frágil.

Fiquei desiludido.

Por outro lado, é imperativo que dê a mão à palmatória, e que deposite inúmera esperança no candidato social democrata, que ontem deu provas de estar mais que à altura do projecto.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Porque hoje é segunda...


* ponto prévio - hoje é dia de crónica de Mário Crespo no JN!

E porque hoje é segunda as ideias para o post de hoje atropelam-se num frenético desejo de passarem a constar do 7folhas.

Que dizer?
- falar de Sócrates torna-se vulgar, comum, diria mesmo banal, tão banal quanto as acusações infundadas e o estilo "Zézinho" das intervenções do nosso Primeiro. Já chega de "não sejam maus pra mim" e "ó mãe aqueles mauzões bateram-me"! Basta Sr. José! Faça-se homem para a vida. É certo que sabemos que esta suposta evidência, ou diria indecência, que até poderia ter nome de "A Revolta dos Bifes" lhe está a fazer confusão.
Sr. José, está a saber muito bem (porque a verdade tem sempre este sabor) vê-lo cavar a sua própria "campa". Sabe como se safam os lacraus quando são rodeados de fogo? Pois é... o Sr. José, andou a espalhar pólvora... e os seu amigos "bifes" cansaram-se de ser "comidos"... A bem da credibilidade das instituições em Portugal veremos como será encerrado o seu circo. Creio que não será por ordem da ASAE, talvez seja por ordem judicial.

- falar do Zé Colmeia marinhense? Aguça-me o apetite!! (Dúvida: quem é o Zé Colmeia marinhense"??) O Zé Colmeia é um personagem "típico" cá desta mui nobre freguesia que tenho orgulho em defender. Imaginem uma colmeia cheia de favos... e imaginem um campo de futebol cheio retalhos... corta-se de um lado para um suposto "poli-desportivo" que mais não é que um rectângulo murado a fazer lembrar um qualquer estádio de uma ex-república soviética; corta-se de outro lado para fazer um alargamento qualquer de uma rua que até é, num dos extremos, de sentido único (fica assim uma espécie de Circular-Interna de Marinhas afunilada num extremo).
Enfim... este personagem vai "assassinar" aquele que é o espaço mais nobre na freguesia de Marinhas. Receio mesmo que a breves 15 dias aquilo se torne uma favela ou, em caso não menos possível, venha a ser o aterro sanitário que os habitantes de Palme não querem pelas suas terras. Estou em crer que se a Câmara Municipal de Esposende disser que "Aterro Sanitário em Marinhas "jámé""... o Zé Colmeia fará o dito aterro no antigo campo de S. Miguel só para contrariar.

E obras de futuro? Alguém... que não seja mentiroso... me consegue dizer "isto foi uma boa obra desta junta e é para ficar"? Fazem fontes a dizem balelas sobre preservar o património? Será que a junta de Marinhas preserva o património dos marinhenses? Porque nunca se dignou empedrar o caminho que leva à capela de N.ª Sr.ª da Paz tornando aquele sítio de uma paisagem singular um percurso de caminhadas para os marinhenses? Porque continua a boicotar s projectos que envolvem os moinhos da Abelheira? Porque não assume a liderança de um projecto de requalificação do centro da freguesia substituindo o "deslocado" salão paroquial por um equipamento multi-funções para a freguesia e para a paróquia? Porque não tem um voz activa na defesa do cordão dunar e dos locais de lazer dos marinhenses como eram a "Praia de RM" e o "Pinhal do Cigano"?

Querem que enuncie mais? E aproveitam para fazer o irreal manifesto eleitoral com que vão enganar o povo marinhense nas próximas eleições?

Já agora, expliquem-me qual o motivo de o "caminho" que ligava a rua da casa do nosso presidente de junta à estrada real ter sido encalcetado e haver muitos outros caminhos em igual estado que não merecem sequer uma carrinha de brita para atenuar as poças.

ps: se tiverem dúvidas eu posso começar a assinalar os locais com coordenadas GPS no Google Maps! Porque ao contrário de uns e outros a minha maior segurança naquilo que digo é falar com verdade e conhecimento de causa. Desenganem-se os que pensam que algum dia falarei da minha terra por boatos ou "disseram-me"... desenganem-se! Falo sempre do que conheço.
Digo mesmo que a breve prazo colocarei aqui no blog a secção de "Visite Marinhas" com uns links para o google maps de locais onde qualquer marinhense deve passar para ver "Obra desta Junta".

sábado, 18 de abril de 2009

Portugal já viu...

O 7folhas e a Tvi tiveram acesso ao tão falado vídeo que implica o nosso Primeiro no caso freeport. Portugal já viu o vídeo e coloca-se agora uma questão pertinente: O nosso Presidente da República já viu?

Se não viu devia ter visto! Se viu então está a fazer de conta que não viu! Se faz de conta que não viu não age! Se não age esta pouca vergonha mantem-se!

Coloca-se então uma segunda questão: Sr. Presidente da República, está à espera de quê para demitir o Governo?

Falar-me-ão de julgamentos na praça, de princípios constitucionais de in dubio pro reu e de muitas outras coisas giras.

Eu falarei de um país com cidadãos de primeira e cidadãos de segunda, com tentativas de banalizar o sistema judicial tornando num sistema cego para ricos e implacável para pobres... e de muito mais. Mas muito para além de qualquer princípio de presunção de inocência deve estar a presunção de seriedade dos titulares dos órgãos máximos da nação.

Ora, ou damos por certo que o nosso Primeiro é "inocente" e vamos defendê-lo perante os ingleses, ou, se ao invés disso ninguém tiver como certo que o Sr. Sócrates é inocente, vamos "purificar" a imagem da nossa nação correndo com ele. Porque já não basta ser só sério, é preciso parecê-lo também.

A confiança que um líder incute nas suas "tropas" é um facto essencial para qualquer progresso, se o líder é frágil, se tem telhas de vidro de sobra, qual será o índice de confiança dos portugueses?

Se olham para o sistema judicial em casos como por exemplo o caso "Casa Pia" e o sentimento é generalizado de "a montanha vai parir um rato" e o país ainda vai ter que indemnizar os envolvidos... se olham para o caso Freeport e o sentimento é de que "ele está enterrado mas no fim vai sair sem acusação alguma"... como poderá o país andar "para a frente"?

A justiça nacional corre o risco de tornar-se célere para os beneficiários do regime do "Apoio Judiciário".... por outro lado, para os ditos "poderosos" a justiça é um folclore a que se prestam para dele sairem airosamente como sendo o rosto dos mais belos exemplares do "Chico-Espertismo Lusitano".

É este o país que temos... mas eu continuarei a a acreditar na justiça pois lá diz o povo "tarda mas não falha".

Vejam:

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Talvez Portugal...


Notas prévias:
- eu não sou portista;
- não gosto de portistas;
- se o fosse suicidava-me;

O texto de hoje:

Não é habitual, diria mesmo que é raro e quiçá quase nulos os comentários sobre futebol aqui no 7folhas. Gosto de jogar, mas quanto a comentar... não querendo correr o risco de me assemelhar a uns e outros comentadores televisivos que possuem o dom de falar de tudo com aparente conhecimento de causa... não sei, não falo. Por isso opino muito pouco sobre este meio que, juntamente com as telenovelas da Tvi, move o país: o futebol.

Porquê hoje? Porque o meu "odiado" FCPorto joga contra o Manchester. E depois? Depois acho inadmissíveis os comportamentos das cúpulas europeias para com os clubes portugueses.

Não tendo por hábito defender esta "raça" (os tripeiros), julgo que o castigo ao Prof. Jesualdo não é só um castigo ao FCP, é uma ofensa à nação lusa.
Caso os Sr.s da UEFA não saibam, o gesto que motivou o castigo é um gesto bem nacional e imortalizado na imagem de Rafael Bordalo Pinheiro - Zé Povinho.



Assim, deixo aqui o meu repúdio perante tal castigo e decidirei até à hora do jogo se vou torcer por Portugal (Cristiano Ronaldo e Nani) e pelos outros :)

Em todo o caso, espero que no final do jogo de hoje possamos acariciar os Sr.s da UEFA com outro gesto tão português:


segunda-feira, 13 de abril de 2009

de volta!


Depois de um dim de semana em espírito pascal, voltamos ao 7folhas. Desta vez, ainda resignados sob a cruz que recai sobre os portugueses, para dar notícias do "MyMov" do sócratino.
Ao que parece a JS lançou uma plataforma ao jeito de rede social como apoio ao nosso zézito.

A ideia parece-me de todo de enaltecer tanto mais que as novas tecnologias são uma ferramenta de contacto cada vez mais em voga.

Uma questão se coloca:
- se o nosso primeiro não ouve nenhum dos 230 deputados que tem diariamente à frente na AR irá ouvir ou ler alguma opinião dessa rede social?

Deixem-me rir! Só se for para usar o seu Magalhães, sim porque a julgar pelas crianças que conheço sou levado a crer que só o nosso primeiro é que tem um Magalhães já que ás crianças não chegaram.

O Partido Socialista dá mostras de progresso... o país continua a ficar para trás.

PS: Não esqueçam de ler a crónica de Mário Crespo! Hoje é segunda!

sábado, 11 de abril de 2009

"blogadela" Pascal



As minhas palavras neste fim de semana pascal, depois de uma semana longa, confundem-se com as palavras do amigo Joe (aqui) após mais uma sexta-feira santa em que a tradição ainda foi o que já era.

Sexta-feira santa, pela terceira vez, eu e o Joe cumprimos mais uma vez aquela que temos vindo a definir como "a nossa tradição de sexta-feira santa". Qual a tradição? Pegar nas bikes e pedalar sem destino ou com destino mas sem caminho, numa clara meta: passear.

O nosso caminho faz-se sempre "caminhando" e a única meta é regressar a casa pelo final do dia.

Ontem não foi excepção. Entre uma primeira hesitação em sair devido à chuva, lá acabei por sair da cama quando o Joe ligou a dizer "eh pah, tá sol" e ouviu do outro lado "deixa-me ir à janela. Ah... pois está... bora lá". E lá fomos.

Pequeno almoço na zona industrial de Neiva e seguida para Viana do Castelo, subida do Monte de Santa Luzia, continuação pelo monte rumo ao parque eólico e descida para a Sra. da Cabeça.
É um percurso digno de visita, longe de tudo, num silêncio que não fossem as subidas e daria para dormir, umas descidas de meia dúzia de Kms "a dar brita" e lá acabamos pelas 3 da tarde parados numa berma a almoçar sandes de queijo com cheiro a frango num cafésito e pão quente que nos surgiu perto de Vila Praia de Âncora.

Vila Praia de Âncora - Viana do Castelo foi a primeira das etapas
de regresso num ritmo digno de atletas rodados :)

E de Viana para a frente tudo mudou e tornou-se ainda melhor.
Na estrada de Darque encontramos um peregrino de Santiago e acompanhamos esse Sr. até Esposende.

De reter do diálogo animado com esse Sr. vindo de Sintra a Santiago e de Santiago rumava a Fátima para depois regressar a casa: "Quantos dias de viagem?" e a resposta "Nem sei. Mas que interessa? O importante é chegar"

Naquele momento tive todas as certezas do mundo de que aquele homem FOI A SANTIAGO.

E se a sexta-feira santa já sabia bem pelo meu passeio com o Joe, fechou-se com chave de ouro ao partilhar palavras com esse peregrino que rumava a Vila do Conde para descansar nos bombeiros.

E nestes dias que são de meditação e libertação muito me apeteceria falar dos caminhos de Santiago, desse sentimento que nos invade a alma, dessa "magia" que é certamente o melhor sentimento do mundo... mas as palavras são frágeis e insignificantes perante tal sentimento...

No fim de contas... que importa o tempo que andamos na vida? a forma como a levamos? o que importa é percorrer o caminho. O tempo? Esse dá-o Deus.

Santa-Páscoa.

Joe, aquele abraço.
Ao nosso Peregrino: Bom-Caminho e que o Apóstolo te leve a casa sem contratempos.




segunda-feira, 6 de abril de 2009

Segunda-Feira

Mais uma semana se inicia hoje(ou terá sido ontem? afinal hoje é "segunda") e não podia deixar de recomendar a habitual leitura de segunda - o artigo de opinião de Mário Crespo no JN (link na direita do blog). Mais um bom artigo deste Senhor do nosso jornalismo.

Para o texto de hoje vinha já "meditando" umas linhas que acabam por ter muito em comum com o pensamento de Mário Crespo: Justiça vs Política.

Na semana passada sucederam-se as notícias que comportavam uma troca de "galhardetes" entre o sector político e o sector judicial da nossa sociedade, questão que chegou ao ponto de uma qualquer cidadão se questionar sobre as résteas da revolução francesa.

Aqui há uns tempos atrás havia quem risse das palavras da Dra. Ferreira Leite, ainda que descontextualizadas, quando interrogava a plateia com um "não seria bom se estivessemos uns 6 meses sem democracia?".
Ora, aquilo a que assistimos a semana passada foi nada mais do que ver esses que antes se riram agora a colocarem em causa o princípio da separação de poderes, como se afinal fosse bom "ESTARMOS 6 MESES SEM SEPARAÇÃO DE PODERES".

No meio de acusações de que há pressões sobre os juízes e de que há juízes a "conspirarem" contra o nosso Primeiro Ministro a questão que se põe é simples: "Em quem acreditamos?".

Não deixa de ser no mínimo intrigante que durante anos o discurso fosse o da tendencial isenção dos juízes, ainda que com falhas como qualquer ser humano, mas acreditamos no bom senso destes membros de um órgão de soberania.

De repente, mudam-se os intervenientes, e querem fazer-nos crer que aqueles que tinhamos por justos são um "bando de judas" que só querem perseguir o nosso Primeiro.

Será que em Portugal, apesar da tão badalada crise na justiça, acreditamos mais nos juízes ou nos políticos? Não será em diversos casos, a crise da justiça, um reflexo das más políticas governativas na área da justiça? Em continuo a preferir confiar nos juízes.

Bem, sempre poderão dizer os defensores do nosso Primeiro que isto é uma "cabala" contra o Zé pelas "guerras" que comprou contra as magistraturas. Mas será coerente pensar assim? Terá lógica? Ou será mera intriga?

Independentemente de arguidos, culpados e inocentes, uma coisa é por demais evidente: O nosso Primeiro tem demasiadas "pontas soltas", diria mesmo "rabos de palha". Assim, começa a ficar bastante difícil acreditar na pia inocência sem ficar com aquela desconfiança de que o povo é sábio quando diz "Não há fumo sem fogo".

No caso do nosso Primeiro, é importante que os gestores de marketing e imagem percebam que já não lhe basta só ser sério (se é que o é), é preciso também parecê-lo, coisa que não se tem verificado. Por muito que seja o "benefício da dúvida" que lhe tentemos dar... começa a ser difícil acreditar que é tudo uma "sucessão de cabalas"... Fica difícil...

Uma coisa é certa: para o cidadão comum apregoa-se que a constituição de arguido é uma garantia, é um direito que lhe assiste como forma de permitir uma melhor defesa dos seus direitos e da sua defesa (ainda que o estigma social seja muitas vezes a imediata condenação), contudo, o nosso Primeiro que se diz "vítima" não assume em qualquer caso a condição de arguido para melhor se defender e colaborar com o esclarecimento da verdade. Ao invés disso, escuda-se em comunicados e ameaças públicas de "vou instaurar processos contra os caluniadores"... ora, quem tanto foge com o "rabo à seringa"... apenas contribui para o estado de degradação da nossa democracia.

Os jovens afastam-se da política? Os políticos são todos iguais? Ainda existe democracia?....

O tempo dirá! Os exemplos não são os melhores... a ver vamos....

sexta-feira, 3 de abril de 2009

"C"... de Criatividade ou de Cópia?

Muitos de nós constatamos, neste longos e penosos dias de governação socialista, a forte estrutura de marketing que se esconde atrás de cada passo meticolosamente programado do nosso Primeiro e seus comparsas.

É deveras, não diria invejável, mas certamente uma máquina "bem oleada", afinal de contas vende como bom aquilo que todos sentimos que é mau.

Ora o post de hoje bem poderia ter um título do gênero "o erro de Descartes" aplicado aos gestores de imagem socialista, algo tipo "a montanha pariu um rato"!!

Senão vejamos as imagens que se seguem:


Em cima, uma das inúmeras imagens de campanha de Barack Obama. Um grafismo apelativo e justificado: azul e vermelho são, acima de toda e qualquer outra explicação, as cores da bandeira americana. "Yes We Can" tornou-se um chavão vendido pela reduzida dimensão do slogan  e pelo seu simbolismo.

Em baixo, temos uma cópia do mais infeliz que pode haver. Na eventual e remota possibilidade de dar de barato que o azul seria o símbolo de uma cor da bandeira europeia e o rosa do partido socialista... será que a justificação oficial é essa? Ou que se trata apenas de uma cópia infeliz e barata de um layout já vendido? Afinal de contas nem toda a gente repara nisto não é?
Ainda de realçar que entre o "Sim, Nós Podemos" e o "Nós, Euro...Peus" a coisa não anda muito longe.

Uma coisa parece certa, haja vontade e mentes esclarecidas e veremos que nos próximos tempos a única real semelhança entre a campanha de Vital Moreira e Barack Obama (sem qualquer conotação menos própria) é que também o primeiro se verá "negro" para conseguri levar a melhor.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vergonha Nacional

Muitos desejarão ficar na história por "obras valorosas", por "glória" ... outros apenas por cobiça.
Muitos sonham ser prémios Nobel da ciência, descobrir curas, inventar coisas...

O meu grande sonho, aquele que tenho cá por mais certo dentro de mim... é ficar na história do meu país... por UM VOTO!

O nosso voto ficará na história, haja coragem, haja verdade. Sejamos capazes de passar ao mundo toda a verdade, ainda que ridícula, sobre o Governo que temos.

Basta de pensamento de "são todos iguais". Não, não são todos iguais.
E se depois de verem o vídeo que se segue ainda tiverem a menor réstea de vontade de votar neste Sr., deixo-vos o meu pedido sincero: Abstenham-se ao matem-se! O país não precisa de vós.
Não é com fraudes que sairemos deste fosso e que as dificuldades que passam os milhares de portugueses à procura de emprego vos pesem no sono.

Eu não me vou calar. Ao contrário do que diziam os sujeitos na recente "gravação" sobre o caso Freeport, eu estou-me pouco marimbando para os contactos do Sr. Engenheiro. Pode ser um homem poderoso mas é lá na terrinha dele. Eu não vou abdicar da minha liberdade de expressão nem da liberdade do meu país em prol de um regime de autoritarismo e medo instalado.

Fechem-me o blog se quiserem, mas não me vão calar.


1 de Abril... PROTESTO!

Dia um de Abril! 

Aqui fica o meu voto de protesto!

Ainda me lembro dos dias 1 de Abril da minha infância, dias de travessuras pela certa, dias de galhofa pregando um "mentirasinha inofensiva" a todo e qualquer vizinho desse mítico lugar de RM.
Apesar dos meus 26 anitos o desabafo é por demais sentido: "Bons velhos tempos".

Tempos em que dia das mentiras era uma vez por ano, tempos em que honra e carácter eram algo que passava de geração em geração, em que os valores de família tinham mais força que qualquer normativo legal, tempos... que no fundo, lá vão.

Nos dias que correm, a mentira e a inverdade, a suspeita e quase-certeza caminham de mão dada como se o mundo vivesse numa subversão de valores onde tudo aquilo que herdamos de nossos pais e avós, gente simples da "lavoura", degenerou em hinos ao "chico-espertismo" nacional. 

A verdade tem pouco valor nos dias que correm, valor tem a mentira que anda oculta.
Cumprir uma promessa deixou de ser um ponto de honra, o valoroso nos dias que correm é incumprir sem ser descoberto.
Ser leal é coisa de samaritano, padre(ás vezes) ou "murcão". A intriga e o "jogo sujo" é que são coisa se "gaju fino".

Em face disto, em face de um país com a corda no pescoço e no limite de cair do banco qual enforcado dos filmes de "western", eu recuso-me a tentar inventar uma qualquer partida aqui no 7folhas. Ainda pensei recorrer a uma mentira fácil do tipo "Em 1 de Abril eu voto PS"... contudo, por respeito a todas as vítimas das mentiras de Sr. Sócrates, aqui no 7folhas, o nosso dia 1 de Abril será celebrado de uma forma diferente: VAMOS CONTINUAR A FALAR VERDADE.

Se estamos cansados de mentiras qual a real piada de hoje termos comportamentos típicos deste Governo da Nação? Há alguma razão especial? Há motivo para brincar com a situação?

Não creio.

VOTO DE PROTESTO.

HOJE e SEMPRE, FALO VERDADE!