segunda-feira, 20 de abril de 2009

Porque hoje é segunda...


* ponto prévio - hoje é dia de crónica de Mário Crespo no JN!

E porque hoje é segunda as ideias para o post de hoje atropelam-se num frenético desejo de passarem a constar do 7folhas.

Que dizer?
- falar de Sócrates torna-se vulgar, comum, diria mesmo banal, tão banal quanto as acusações infundadas e o estilo "Zézinho" das intervenções do nosso Primeiro. Já chega de "não sejam maus pra mim" e "ó mãe aqueles mauzões bateram-me"! Basta Sr. José! Faça-se homem para a vida. É certo que sabemos que esta suposta evidência, ou diria indecência, que até poderia ter nome de "A Revolta dos Bifes" lhe está a fazer confusão.
Sr. José, está a saber muito bem (porque a verdade tem sempre este sabor) vê-lo cavar a sua própria "campa". Sabe como se safam os lacraus quando são rodeados de fogo? Pois é... o Sr. José, andou a espalhar pólvora... e os seu amigos "bifes" cansaram-se de ser "comidos"... A bem da credibilidade das instituições em Portugal veremos como será encerrado o seu circo. Creio que não será por ordem da ASAE, talvez seja por ordem judicial.

- falar do Zé Colmeia marinhense? Aguça-me o apetite!! (Dúvida: quem é o Zé Colmeia marinhense"??) O Zé Colmeia é um personagem "típico" cá desta mui nobre freguesia que tenho orgulho em defender. Imaginem uma colmeia cheia de favos... e imaginem um campo de futebol cheio retalhos... corta-se de um lado para um suposto "poli-desportivo" que mais não é que um rectângulo murado a fazer lembrar um qualquer estádio de uma ex-república soviética; corta-se de outro lado para fazer um alargamento qualquer de uma rua que até é, num dos extremos, de sentido único (fica assim uma espécie de Circular-Interna de Marinhas afunilada num extremo).
Enfim... este personagem vai "assassinar" aquele que é o espaço mais nobre na freguesia de Marinhas. Receio mesmo que a breves 15 dias aquilo se torne uma favela ou, em caso não menos possível, venha a ser o aterro sanitário que os habitantes de Palme não querem pelas suas terras. Estou em crer que se a Câmara Municipal de Esposende disser que "Aterro Sanitário em Marinhas "jámé""... o Zé Colmeia fará o dito aterro no antigo campo de S. Miguel só para contrariar.

E obras de futuro? Alguém... que não seja mentiroso... me consegue dizer "isto foi uma boa obra desta junta e é para ficar"? Fazem fontes a dizem balelas sobre preservar o património? Será que a junta de Marinhas preserva o património dos marinhenses? Porque nunca se dignou empedrar o caminho que leva à capela de N.ª Sr.ª da Paz tornando aquele sítio de uma paisagem singular um percurso de caminhadas para os marinhenses? Porque continua a boicotar s projectos que envolvem os moinhos da Abelheira? Porque não assume a liderança de um projecto de requalificação do centro da freguesia substituindo o "deslocado" salão paroquial por um equipamento multi-funções para a freguesia e para a paróquia? Porque não tem um voz activa na defesa do cordão dunar e dos locais de lazer dos marinhenses como eram a "Praia de RM" e o "Pinhal do Cigano"?

Querem que enuncie mais? E aproveitam para fazer o irreal manifesto eleitoral com que vão enganar o povo marinhense nas próximas eleições?

Já agora, expliquem-me qual o motivo de o "caminho" que ligava a rua da casa do nosso presidente de junta à estrada real ter sido encalcetado e haver muitos outros caminhos em igual estado que não merecem sequer uma carrinha de brita para atenuar as poças.

ps: se tiverem dúvidas eu posso começar a assinalar os locais com coordenadas GPS no Google Maps! Porque ao contrário de uns e outros a minha maior segurança naquilo que digo é falar com verdade e conhecimento de causa. Desenganem-se os que pensam que algum dia falarei da minha terra por boatos ou "disseram-me"... desenganem-se! Falo sempre do que conheço.
Digo mesmo que a breve prazo colocarei aqui no blog a secção de "Visite Marinhas" com uns links para o google maps de locais onde qualquer marinhense deve passar para ver "Obra desta Junta".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!