sexta-feira, 3 de abril de 2009

"C"... de Criatividade ou de Cópia?

Muitos de nós constatamos, neste longos e penosos dias de governação socialista, a forte estrutura de marketing que se esconde atrás de cada passo meticolosamente programado do nosso Primeiro e seus comparsas.

É deveras, não diria invejável, mas certamente uma máquina "bem oleada", afinal de contas vende como bom aquilo que todos sentimos que é mau.

Ora o post de hoje bem poderia ter um título do gênero "o erro de Descartes" aplicado aos gestores de imagem socialista, algo tipo "a montanha pariu um rato"!!

Senão vejamos as imagens que se seguem:


Em cima, uma das inúmeras imagens de campanha de Barack Obama. Um grafismo apelativo e justificado: azul e vermelho são, acima de toda e qualquer outra explicação, as cores da bandeira americana. "Yes We Can" tornou-se um chavão vendido pela reduzida dimensão do slogan  e pelo seu simbolismo.

Em baixo, temos uma cópia do mais infeliz que pode haver. Na eventual e remota possibilidade de dar de barato que o azul seria o símbolo de uma cor da bandeira europeia e o rosa do partido socialista... será que a justificação oficial é essa? Ou que se trata apenas de uma cópia infeliz e barata de um layout já vendido? Afinal de contas nem toda a gente repara nisto não é?
Ainda de realçar que entre o "Sim, Nós Podemos" e o "Nós, Euro...Peus" a coisa não anda muito longe.

Uma coisa parece certa, haja vontade e mentes esclarecidas e veremos que nos próximos tempos a única real semelhança entre a campanha de Vital Moreira e Barack Obama (sem qualquer conotação menos própria) é que também o primeiro se verá "negro" para conseguri levar a melhor.

1 comentário:

  1. DE FACTO TENS TODA ARAZÃO..
    SÓ QUE A 1º IMAGEM FOI FOI HISTÓRICA EM TUDO .
    1. CONVENCEU
    2. VENCEU
    3. FEZ HISTÓRIA

    E POR CÁ COMO SERÁ???
    A VER VAMOS

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!