sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Mundo ao Contrário!

Não, este post não é sobre a música do Xutos & Pontapés!

Nunca estive tão de acordo com um comunista como esta semana, nas palavras de Bernardino Soares, a propósito da campanha do Governo "Um novo cliente bancário"!

Senão pensemos: todos nós queremos ser pais, ou quase todos, mais tarde ou mais cedo! Mas também sabemos, que a paternidade é uma questão de 200 euros! Prova disso é aquele dito popular "Se eu tivesse 200 euros fazia um filho!"

Ora, o Governo, esse que quer voltar o país ao tempo do "Estado paternalista" (mas do paternalista ao jeito "pai borracholas" que promete tudo aos filhos e no fundo vai é lá cravar-lhes uns trocos sempre que pode) volta a aprontar.

Dizer que o Governo vai apoiar com 200 euros cada nascimento, com um pequeno senão, esse 200 euros ficarão acessíveis 18 anos após é ridículo!! Não seria melhor, já que é para esperar 18 anos, que a medida em vez de "apoio à natalidade" fosse um "plano poupança carta de condução"?

É ridículo!
O que assistimos é (à semelhança da angariação de clientes para as operadoras de telecomunicações com o plano "é-treta") é a uma angariação de clientes para a banca! Têm dúvidas?
É que eu duvido muito do estatuto "conta com benefícios fiscais", já que a julgar pelas taxas de manutenção de conta que os bancos vão cobrando nesta república, os potenciais beneficiários dos 200 euros correm o sério risco de não só já não terem o dinheiro lá aos 18 anos, como ainda serem devedores de quantias a descoberto por dedução de despesas de manutenção.

Agora se me disserem que o Governo vai colocar um "dinheirinho" cativo em contas bancárias, para fazer um jeitinho à banca, angariando assim clientes, que por mais evitável que pareça, acabam sempre por começar a usar a dita conta, eu já acredito mais.
Mas para que faz o Governo isto? Não pode a banca assumir os custos já que em 18 anos recebe seguramente o benefício?
Lembro-me que quando abri a minha conta no BES recebi uma carta a dizer que se no dia X tivesse lá 250 euros me creditariam mais 50! Será que lhes custou muito? Não me parece! Cativaram um cliente!

Dizer que se apoia a natalidade com 200 euros a serem entregues 18 anos depois... isso é caso para dizer "Vão gozar o ......".

Correremos o risco de ver miúdos a pedir nas ruas, mortos de fome... mas quando nos pedirem uma "moedinha", podemos sempre responder com um sorriso socratino: "Seu chulo, com 200 euros no banco e andas pr'áqui a pedir"!

É este o país do Socratino! Sorriso ridículo! Um Estado paternalista cada vez mais presente... mas desenganem-se... essa presença não é para beneficiar o povo... é para se irem beneficiando alguns verdadeiros sacanas, que ainda conseguem sorrir ao apresentarem medidas banais destas quando o povo está cada vez mais desesperado.


Nota 1: Paulo Portas na "Grande Entrevista" - Judite de Sousa "Qual a posição do CDS...?" - Paulo Porta: "Eu penso"! "Eu julgo"... e que mais se poderá dizer? O "berdadeiro" partido do "one man show"!

Nota 2: Cartazes do CDS-PP sobre educação, professores e alunos... qualquer coincidência com o PNR é pura semelhança! Após encontrar as semelhanças, tente descobrir as diferenças!

Nota 3: Fátima Felgueiras absolvida no processo do financiamento ao Futebol de Felgueiras! Fátima Felgueiras: 1 - Sistema Judicial da Praça 0

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!