quarta-feira, 4 de março de 2009

Obama vs Silva

Hoje, numa breve pausa para jantar, consegui dar uma olhada num dos blocos informativos televisivos, facto que de nada serviria como fundamento de um post não fossem as miseráveis declarações do nosso Presidente da República.

E digo miseráveis, pois tão melancólico discurso só merece o rótulo de miserável pelo cenário que pintam. 

Ainda à dias ouvia o Presidente dos States fazer um discurso reconhecendo os tempos adversos mas com um forte cunho de luta, um discurso ao jeito "vamos dar a volta, vamos é frente", ora, do nosso Presidente ouvimos palavras de "isto está mau e ainda vai piorar".
Será disto que o país precisa?
Será que ainda há portugueses sem a noção do quão complicada está a situação económica nacional?
Será que ainda precisamos de mais pessimismo?

Deixemos de ser portugueses por 15 dias que seja! Deixemos de olhar para o país como terra de fado e de lamentos, pensemos Portugal como terra que a par do fado tem também o folclore (não o do Governo), tem a alegria do povo.

De que serve desistir?
A saída é ficar parado? Andar à deriva?

Desculpem-me o optimismo (eu que até sou tendencialmente pessimista).
Sempre ouvi dizer que os tempos de crise eram também tempos de oportunidade por isso acho que o raciocínio nacional é simples - quem sair na linha da frente após estes tempos conturbados vai marcar a diferença.

Posto isto, as opções são simples:
- ficamos parados porque somos uns coitadinhos e a nós tudo de mau acontece;
- acreditamos em nós, apostamos numa cultura de mérito e de excelência (e não de mera estatística) e vamos à luta;

Eu pessoalmente... enquanto tiver forças, prefiro o segundo caminho.


Em qualquer dos casos precisamos urgentemente correr com o Zé Iceberg Sócrates (o homem que afundou o país)!

2 comentários:

  1. Olá João Paulo. É com grande satisfação que descubro e leio o teu blog... gostava que lesses este artigo (http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Chomsky-ve-Obama-como-o-maior-sucesso-do-marketing.rtp&article=206262&visual=3&layout=10&tm=7) sobre o fenómeno Obama... e depois que releias o Obama Vs. Silva... mas adianto que compartilho a opnião de "enquanto tiver forças, prefiro o segundo caminho"... vou postando por aqui...


    abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro VR,
    desde já grato pela visita e pela recomendação de leitura. Sê bem vindo ao 7folhas.

    Não descurando que a essência do artigo recomendado é de todo uma constatação do óbvio no que diz respeito à gestão da "marca" Obama, é de todo inegável que sempre que uma figura de relevo no panorama político nacional e mundial abre a boca, pelo menos a Bolsa sente logo os efeitos.
    Ora, se os níveis de confiança de mercado oscilam por vontade dos homens, como eco das palavras de alguns, é de todo melhor que esses "alguns" com responsabilidades acrescidas, usem da palavra para ajudar e não para piorar.

    Não pondo de parte palavras chave que devem sempre constar do vocabulário actual como: crise, rigor, consciência e realismo - a palavra de ordem deve ser muito mais que isto, deve girar em torno da credibilidade, da coragem, da vontade de vencer, da aposta na excelência. (não confundir com sentido deturpado de elitismo!!)

    Não será de esquecer o slogan do Comité Olímpico Luso quando dizia "Na vida como no desporto usa a tua energia"!
    Nos tempos que correm não basta ser bom! Os bons vão aos Jogos Olímpicos, mas só os melhores de entre os bons conseguem subir ao pódio.

    Eu quero ver Portugal nos apurados para as olimpíadas dentro dos próximos anos e a correr para o pódio e não para o singelo certificado de participação.

    É possível?
    Yes, it is!

    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!