sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nova profissão!

Num tempo em que escasseiam as ofertas de emprego surge uma oprotunidade de negócio verdadeiramente inovadora - o cyber-procurador!

O cyber-procurador é uma espécie de "responsável executivo por todos os actos que devam ser praticados entre um cidadão e um servidor de conteúdos via internet" e existe desde que existe Governo Socialista do Eng. Sócrates.

Vejamos os factos por ordem:
1.º - surgiu a democratização da informática portátil com os Magalhães e e-escolinhas, produtos fantásticos, vendidos qual banha da cobra por um charlatão que por acaso, mas mesmo só por acaso, até tem funções de governação nacional;
2.º - Surgem os problemas de super-visão das máquinas dos mais pequenos, levantando-se aí a primeira grande questão: como podem os pais que não sabem utilizar um computador supervisionar ou auxiliar os seus educandos? Não podem!
3.º - Inúmeras formações ministradas como novas oportunidades, cursos co-financiados e outras situações de igual cheiro mas com nome diferente, que lançaram no cyber-espaço uma nova realidade: os indívíduos que não percebem nada do assunto mas que julgam saber tudo sobre "a internet" - para estes "a internet" é hoje uma espécie de vizinha do 4.º Esquerdo que cresceu com eles lá no pátio do prédio!
4.º - Estes novos-ricos da tecnologia são o melhor mercado para spy-wares, trojans e afins! Abrem tudo o que seja ligação "manhosa", convencem-se de que na Roménia ou no Cazaquistão há uma jovem de nome Karynova que deseja ardentemente convencê-los! Seguem ligações de uma tal Dulcineide que diz ter umas fotos do quarto de hotel na noite passada - mesmo sabendo que dormiram em casa...
5.º - Isto tudo, fruto de uma geração que ludibriada pelo nosso 1.º se julga agora info-incluída! Jogamos todos à bola com "a internet", a internet trouxe-nos amigos, dá para ver a bola em sites manhosos, dá para ter um e-mail (mesmo que não se use), dá para mil e uma coisas...

O problema levanta-se quando querem obrigar os idosos deste país a info-incluirem-se!! Nada teria isto de mal... não fosse o facto de haver muitos idosos neste meu país que não têm sequer luz eléctrica! Outros até têm luz mas não sabem usar um computador! E não é só de gente humilde do campo que falamos! Há muita gente, das mais diversas zonas e meios, com os mais diversos níveis de formação, que passam literalmente "a leste" das novas tecnologias, e julgo que nenhum de nós tem a mínima moral para os julgar! Muitos desses que nada sabem de computadores saberão certamente muito de como bem-gerir as suas poupanças (coisa que o nosso 1.º Ministro não sabe em relação ao país e nem por isso o obrigam a formar-se na área), saberão seguramente muito da vida e foram capazes de abrir contas no banco, de gerirem as suas vidas, as suas casas, de criarem filhos, de construírem casas e fazerem escrituras... tudo sem Simplex nem internet! E vamos agora dar-lhes lições? E respeito, não?

Parafraseado aquela de "há vida para além do défice" eu diria "Há vida para além da internet"! A não ser assim, por favor, chipem-me aqui numa orelha e instalem pórticos nos locais públicos para que eu, e como eu muitos cidadãos do meu país, possamos andar sempre em "rede"! Sempre em "social-networking" e debaixo do "big-brother"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!