sábado, 5 de fevereiro de 2011

Francisco Lopes - a carraça da rotundas!

Durante muito tempo ouvi dizer e também eu usei a expressão de que "em democracia não há derrotados", porque sempre que alguém dá a cara por uma causa, pelo debate de ideias e por convicções, seja qual for a escolha da maioria, todos saem vencedores, vence o povo, enriquece-se a democracia e fortalece-se o respeito pelo pluralismo de opiniões!

Aqui faço o meu "mea culpa" por todas as vezes que usei tal expressão: afinal sempre estive enganado! E digo isto, porque há quem lide seguramente mal com os resultados e que tente a vida da política do "fazer comichão" - tal qual as carraças nos bichos!

Eu que até passei ao lado das movimentações de campanha durante as presidenciais, soube que algo fez estalar o verniz entre o autarca Esposende, o PCP ou CDU (nunca percebi bem estes "heterónimos", sobretudo porque as mesmas pessoas um dia dão a cara pela CDU outro dia pelo PCP) e a Comissão Nacional de Eleições.

Que o autarca esposendense não aprova a propaganda política em determinadas zonas da nossa cidade já eu sei, com conhecimento de causa, há muito! 

Que o PCP tem por hábito fazer campanha nas rotundas também já sabemos. 

Que a Comissão Nacional de Eleições tem poder sobre a matéria também estaremos de acordo.

Apetece-me no entanto dissertar sobre o assunto, colocando alguns considerandos.

Em primeiro, importa perceber que as autarquias podem, nos termos da lei, definir zonas nas quais este tipo de informação é limitada - aqui, julgo estarmos perante uma responsabilidade da autarquia em não ter ainda colocado limitações no que à marginal de Esposende diz respeito! (até me vem à ideia aquele célebre outdoor do CDS no largo dos bombeiros....)

Em segundo! O Bom-Senso não carece de consagração legal! Não basta ao PCP de Esposende falar de turismo, criticar faltas de aposta, divergências de visão e depois, com actos destes, permitam-me a expressão, "caga na sala para receber os convidados"! Não faz sentido! Não é compreensível que no actual cartão de visita da cidade de Esposende se coloquem selos a cada rotunda, que já enojam, mais não fosse porque já vão longe as presidenciais, fazendo desta marginal uma espécie de oleoduto soviético! Aqui, culpas e muitas ao PCP, que sem bom-senso, geme e estrebucha junto da CNE para poder colocar os seus mui belos cartazes ou taipais nas rotundas de Esposende! 

Aqui, não se exigia respeito por nenhum direito à propaganda, direito à informação, nada disso! Só se exigia bom-senso!

E já agora, alguém pode informar a CNE de que hoje são 5 de Fevereiro e que Esposende continua invadido por fotografias do Sr. Francisco Lopes (é que se ainda fosse a Angelina Jolie em top less....)! Não têm estes escrupulosos democratas obrigações de remoção destas estruturas? Ou será que agora Esposende se tornou o bastião comunista do Minho com a sua dúzia e meia de votos? Que o PCP queira um novo líder é lá com eles... mas será que temos que ser todos os dias assombrados por esta fronha ou sair de casa?

Se não houver vergonha do PCP, ou no mínimo ... como é que eu digo isto sem ver muito "violento"...se não houver um sentimento de protecção à responsável de um resultado vergonhoso (dá impressão que querem mesmo que toda a gente saiba que foi ele e não outro!!!), que haja então cidadania por parte dos restantes partidos activos no concelho e que todos coloquem propaganda nos mesmos locais! Faremos assim rotundas de propaganda (poupa-se em esculturas e jardins) e assumimos que já não queremos turistas mas sim uma favela!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!