quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"O português que nos pariu"

e ja coñexido o titl k aki koloko no blog. n deixa d ser interxant tntar perxebe pk raio algns sers escrvem aberrant/ a ns lingua mae...

traduzindo:

É já conhecido o título que aqui coloco no blog. Não deixa de ser interessante tentar perceber porque raio alguns seres escrevem aberrantemente a nossa língua mãe...

Parecerá algo despropositado o post que hoje aqui coloco... mas não o é, de todo senão!
Senão vejamos:
-todos nós por inúmeras vezes nos bancos dos liceus ou faculdades nos vimos obrigados a escrever com abreviaturas, siglas, fosse lá como fosse, era o nosso "código de trabalho" para retirarmos de forma célere alguns apontamentos do exposto pelos docentes.
Frise-se - eram anotações "pessoais" para nos orientarem o estudo... e se ás vezes emprestávamos a um colega... pois já era tarefa dele traduzir e decifrar o código.

-depois veio o português "dtmf" se é que assim se pode chamar ás palavras que escrevemos por associação de letras aos números dos teclados de telefone - e aí começou o martírio. Começou o fim do Português!

-em seguida, com os serviços de "mensagens instantâneas"(vulgo "messenger") - adulterou-se por completo a "língua mãe" com abreviaturas, cortes de palavras, substituições de "c" e "ss" por "x", "k" em vez de "q"... enfim... 


E se me perguntarem se concordo com a "deturpação" eu até fico na dúvida e passo a explicar:
-se mandam uma sms ou "teclam" com alguém que percebe o vosso código... pois façam o que quiserem, são conversas pessoais, entendam-se. Ninguém pode exigir que cumpram a gramática.
-agora se mandam uma mensagem a alguém que não usa o vosso código e estão apenas a ser inteligentes ao ponto de tentarem compactar uma mensagem enorme num só sms, pois o conselho é "mudem o conceito de escrever uma carta para - escrever um fax" - pois ninguém é obrigado a ler uma mensagem "compacta" repleta de "k""x""/" e sabe-se lá o que mais! No fundo, acho que não é pedir muito que respeitem a pessoa a quem vão enviar a mensagem!!! É de mau tom tentar comunicar com alguém mas dizer as coisas de forma a que esta tenha que ficar maçada ao tentar decifrar o vosso código! Se não querem dizer algo que se entenda pois não digam, agora dizer codificado é falta de respeito!

A coisa piora quando se passa para a dimensão do cyber-espaço em que encontramos "alarvidades" escritas e indecifráveis, a título de exemplo:

"o texto e perceptivel e com fundamento" que sería "o texto é perceptível e com fundamento"

Em suma, sejam civilizados, respeitem quem lê a vossa mensagem ou resumam-se ao silêncio daqueles que caladinhos dizem muito, ou pelo menos não chateiam.
Se aprendemos Português escrevamos Português e não cyber-pseudo-calão-teclo-guês!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!