Por muito estranho que isto possa parecer, hoje, parabenizo a concelhia do PS da Póvoa de Varzim (é claro que aquela gente jamais terá um futuro político pois ganharam o lugar na lista negra), mas ficou a coragem!!
Dizer que a viagem Póvoa-Porto pela EN13 demora mais 20 minutos que a mesma viagem pela A28(IC1) é irreal pois essa viagem demora mais 20 minutos hoje com a A28 aberta e sem portagens - retirem todo o trânsito da A28 e vejam quanto tempo demora a viagem para o Porto! Ah!! Pois... mas ninguém pensa em desviar o trânsito da A28, pensam é que as pessoas estão de tal maneira habituadas ao conforto desta que vão preferir pagar a terem que suportar o martírio da EN13!!
Será que Quioto não faz lembrar nada??? É impressão minha ou afinal o nosso Governo, que de forma hipócrita se arroga ambientalista prefere que os seus cidadãos queimem horas de combustível parados em filas intermináveis de trânsito aumentando assim os níveis de gazes com efeito de estufa a ter que suportar os custos de uma via de importância crucial no desenvolvimento do norte do país??
Será que o Sr. Sócrates tem noção que muito em breve o monóxido de carbono ficará mais caro que a manutenção de umas SCUT's???
E que sistema de portagens é este??? Será que este sistema de "portagem sem portagem" é apenas mais uma operação estratégica para que as pessoas não tenham noção daquilo que gastam ao passarem nessas vias? Faz lembrar o célebre "olhos que não vêm, coração que não peca". Ou seja, não tendo portagens onde vejamos os custos teremos a falsa sensação de que não custa!!
Será que o envio das facturas de portagens vai funcionar??? Com um sistema que nos envia as contra-ordenações de trânsito meio ano depois dá para acreditar que estas contas de portagem vão funcionar?? E se eu só lá passar uma vez??? O custo de correio é superior ao custo da factura??? Ah!! Esperem!! A breve prazo alguma mente iluminada se lembrará de cada viatura ter associada uma conta bancária, afinal quem tem carro já tem que ter multibanco ou cheque para pagar coimas na hora, por isso... quem tem carro, tem que ter conta no banco!!!
Outra questão curiosa!! Se estas contas de portagens virtuais chegarem em tempo útil e atendendo a que as contra-ordenações estradais não chegam seremos levados a concluir mais uma vez... O Privado afinal é que funciona! Já que a Brisa enviará atempadamente as contas, coisa que a DGV, ou Instituto da Mobilidade e lá como se chama não consegue fazer!!
É claro que a emissão de uma factura é significativamente mais simples que um processo de contra-ordenação... mas... nós, condutores não pedíamos que a contra-ordenação fosse decidida no tempo de emissão de uma factura, apenas pretendemos ser notificados de que foi instaurado um processo de contra-ordenação num prazo útil!!!
Está instalado o BIGBROTHER!!
Por isso, aqui fica o meu aviso aos condutores mais novos:
-Caros jovens, para aqueles dias em que pensem ir beber uns copos longe de casa dizendo aos pais que estão no café da esquina....Esqueçam! Lá se vão as escapadinhas da juventude!! ou pelo menos esqueçam as SCUTS!! Vão pelas EN's já que se passarem nas portagens virtuais os vossos pais vão saber onde vocês andaram naqueles noites loucas!!
Eu cá... por necessidade vou continuar a usar via verde... já sabem por onde ando... a que horas entro... a que horas saio.... enfim... a brisa tornou-se a minha melhor vizinha de bairro!! Sabe tudo sobre mim!!!
Uma recomendação económica: comprem acções da Brisa pois as receitas das SCUTS vão certamente disparar os lucros no próximo ano!! A ver vamos!!
Já que nos dias de hoje nos deparamos com a Lei do Tabaco, onde não é permitido fumar em estabelecimento fechados, salvo este estiver preparado para o efeito. Acho que o senhor (Engº) Socrátes também podia levar avante a ideia, de os carros que tem matrícula com números pares andarem em determinados dias da semana e assim consecutivamente. Assim desta forma teriamos a viagem Póvoa-Porto pela EN13, com filas de trânsito reduzidas... Mas como aqui referiste e bem, "Será que Qioto não faz lembrar nada???" Com o aglomerar de filas de trânsito, vai se obter uma maior concentração de monóxido de carbono. Mas isto também pode ser combatido por parte das pessoas. Não vou dizer aqui que estou a favor das portagens. Pois claramente que não estou. Mas é verdade que existe uma alternativa a A28(IC1), mas para isso é preciso que as pessoas percam o comodismo existente. Que eu saiba o Metro do Porto, tem estação na Póvoa de Varzim. (Isto porque não vieram mais para norte...)
ResponderEliminarMas existem muitas opiniões sobre o Metro do Porto, eu no meu caso acho que o Metro do Porto, foi pensado mais como um "comboio regional do Porto", isto devido ao número de apiadeiros existentes entre a Póvoa de Varzim e Porto, o que torna a viagem lenta e extremamente cansativa. E claramente a viagem demora mais de 40 minutos, enquanto que pela A28(IC1) neste caso de automóvel, numa questão de 20 minutos nos encontramos no centro do Porto... Isto sim poe-nos a pensar...Como somos um povo de brando costumes, e a comodidade é sempre a maior prioridade...eu neste momento incluo-me neste lote, pois já me fartei dos tranportes públicos...confesso.
Agora este formato de "controlo" de portagens trás muito a desejar...é um sistema que pode induzir ao erro , caso alguém se lembre de continuar a falsear matrículas. Neste caso, o sistema torna-se completamente fálivel.
Mas se esta ideia for completamemte avante, o Estado que pense uma forma de resolver as portagens virtuais. Nem que para isso tenha que intervir em conjunto com a entidades gestoras da nossas auto-estradas, para reduzir o valor de uma assinatura por um dispositivo de via verde, em vez de aplicar "portagens virtuais" apliquem é o conceito de Via Verde. É um sistema que tem funcionado (salvo erro), e é a forma mais segura de controlar os acessos as Auto-Estradas.
Mas deixo aqui o assunto "suspenso no ar" pois ainda vai dar que falar... nestes próximos meses...
Inté
O monóxido de carbono, ao contrário do que vem referido no texto original e na resposta do Joel, nada tem que ver com o aquecimento global.
ResponderEliminarEm realação a essa questão, os cagagésimos de diferença entre usar a EN ou a A nem sequer entram nas contas do aquecimento global, nem quando extrapolados à escala continental. A reformulação da mobilidade individual que as alterações climáticas exigem estão numa escala bem diferente da diferença entre EN e A.
Nessa reformulação entra o metro do Porto, mas ainda outros desevolvimentos que o aumento do custo do transporte pessoal virá potenciar. Portanto, no global, portagens na A28 são, potencialmente, proveitosas no âmbito de alterações climáticas, não por causa da gasolina que as pessoas queimam ou deixam de queimar, mas porque o aumento do preço e desconforto ligado ao transporte pessoal fará aparecer outras soluções.
ah, e ainda, Quioto morreu, o que vale no futuro, próximo, pelo menos, é Bali.