terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Solidariedade e Agradecimento!


É com tristeza que aqui dou nota do encerramento do Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates, esperando que seja temporário, assim haja boa vontade da parte das entidades com possibilidade de tomar parte na solução do problema.

Para muitos peregrinos, nos quais me incluo, Rates é um marco, porque Rates foi "a origem", o ponto de referência, sobretudo porque para os bicigrinos, a quem são pedidos 200kms de peregrinação para ganhar a Compostela, Rates era a referência do ponto de partida a 200kms de Santiago (embora na credencial fossem referidos 198km, todos lá chegamos com 200 e alguns).

O Albergue de Rates sempre foi o Albergue do Carimbo com duas cores(agora também Marinhas tem um assim) e habituamo-nos a ver nos hospitaleiros de Rates um exemplo de amor desinteressado à causa dos Caminhos.

Hoje, compreendendo os motivos que levaram a esta situação manifesto aqui a minha gratidão a toda aquela gente, a minha admiração e o meu respeito. E basta ir por esses Caminhos, de Rates em diante, para ouvir o que quem por lá passa diz deles.

São gente de bem! 

E não, não nos é indiferente aqui a 30 kms de S. Pedro de Rates, pois é lá que o Caminho se divide pelo Central (via Barcelos) ou pela Costa (via Esposende). Rates é o fim de etapa para quem vem do Porto e de lá parte numa manhã seguinte. O problema em Rates tem assim que ser um problema também nosso, não para fazermos uma revolução pois serenidade é coisa que se cultiva no Caminho, mas para sermos voz para que o problema seja rapidamente resolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!