sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Piratas, os bons gestores!

Na minha leitura matinal das fresquinhas do dia deparei-me com a notícia "Anonymous" ataca site do departamento de justiça dos EUA e do FBI", e achei relevante partilhar aqui um dado referido no último parágrafo da notícia:

"Estas pessoas são acusadas de ter ganho cerca de 175 milhões de dólares  com o negócio, provocando "mais de meio milhão de dólares de perda aos detentores  dos direitos", oferecendo na sua página filmes, séries e outros produtos  pirateados, prosseguem as autoridades americanas." 

Não deixa de ser caricato que se alegue que os piratas ganharam 175M$ e que a indústria tenha perdido 500M$. Assim com a frieza dos números só podemos concluir que os "piratas" são bons gestores. Isto porque, se apenas com um site conseguem embolsar quase 50% daquilo que que a indústria perde é efectivamente um bom negócio. No fundo "vendendo" a preço mais baixo têm lucro. O que significa que as pessoas que não pagam "10" à indústria, pagam de bom grado "5" à pirataria. E porque não começar a indústria a reduzir também a cortar nas margens de lucro? Ou fazer algo mais astuto: injectar conteúdos na rede sob a forma de conteúdo pirateado, recuperando assim 50% do prejuízo.

A realidade é só uma: a indústria dos filmes, música e séries jamais conseguirá acabar com a distribuição desses conteúdos pela rede (só estimula o nascimento de meios diferentes), assim como as livrarias nunca conseguiram acabar com as fotocópias de livros. Acreditar no contrário é ilusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!