segunda-feira, 22 de agosto de 2011

21 - o adeus!!!

Em época de adeus do Nuno Gomes ao SLB, o título do post de hoje bem poderia ser dedicado a esse ex-jogador do glorioso. Não o é!

Hoje, o público noticia "Autarca de Esposende abandona o PSD após 21 anos de militância" aquilo que já havia sido noticiado pelo Correio do Minho e de que aqui tinha dado nota. O 21 é assim relativo aos anos de militância do "autarca de Esposende". Muitos terão lido já estas três ou quatro linhas e a cada vírgula terão-me chamado alguns nomes menos próprios, colocando onde eu não coloquei a ironia necessária para que parecesse que aqui digo aquilo que não disse. Pois pouco me importo com essas mentes pequenas.

Porque perante a notícia do Correio do Minho e esta do Público nada ouvi das estruturas locais do meu Partido Social Democrata e da Juventude Social Democrata Esposende, aqui manifesto a minha indignação.

Tal como disse no post anterior, subscrevo a indignação do Sr. João Cepa na parte da indignação política mas não o posso fazer relativamente a todos os outros eventuais motivos pois só ao próprio dirão respeito, mas exigia-se mais das estruturas locais do PSD.
Exigia-se no mínimo um manifestar de apoio e reconhecimento. Se um militante com 21 anos de casa, com vitórias ao serviço do partido, se vai embora, é porque algo está mal: cumpre identificar onde! 
É certo que solidariedade é coisa que não abunda em certos meios... mas ... ora bolas! No mínimo, no imediato (e ontem já era tarde!!!) as estruturas locais deveriam ter manifestado a sua solidariedade para com um destacado militante com funções autárquicas. Não precisavam de aparecer a "demitirem-se em bloco e a desfiliarem-se" mas... no mínimo dos mínimos, manifestarem a sua gratidão a um militante que até já foi líder do partido concelhio, era... digamos... uma atitude política!

Como tal não aconteceu, fico a pensar se seria preciso o título ser "João Cepa desfilia-se do PSD e ruma ao CDS" para despertar alguma atenção destas estruturas locais! É que esses cidadãos do CDS tendem a despertar mais reacções através de notas à imprensa e comunicados!

Aqui no 7folhas, por estes dias que o sol ora vai ora vem, sobra-nos um tempinho mais para escrever (ultimamente só tinha dado para ler) e como tal não poderíamos deixar de tecer este reparo. E já que ninguém o fez, porque não sermos nós, como quem diz eu?

Assim sendo:

É com certa e determinada tristeza que aqui dou nota do abandono do partido social democrata de um militante que se distinguiu acima de tudo pelas vitórias e além disso pelo percurso político. 
Apesar das inúmeras divergências, a esmagadora maioria devidas a terceiros para os quais política e cacique são sinónimos, não posso deixar de referir que com este militante "21" aprendi algumas coisas de como fazer política e outras tantas de "o político que eu jamais quereria ser", mas em qualquer dos casos aprendi e por isso estou grato.
Do Presidente João Cepa, espero agora que enquanto independente, liderando uma equipa social-democrata na frente dos desígnios do Município, termine o percurso que até aqui construiu - estou certo que o fará embora tenha algumas dúvidas quanto aos orçamentos para o efeito, fruto dos PECs e cortes governamentais (agora que penso nisto, o "engenheiro do penta" concelhio, que virou a esmagadora maioria do concelho a laranja nas últimas autárquicas, passar agora a "sem cor" é irónico!). Gostei da coragem, mas só o tempo dirá com que peso é que o acto ficará na história. Por enquanto fica uma dúzia de anos de obra notória e visível.

 Em todo o caso, se um dia mudar de ideias, terei muito gosto em ser proponente da sua re-filiação.

Para a posteridade:

2 comentários:

  1. "Seria bom que os altos dirigentes do PSD se lembrassem disto sempre que pensarem nos militantes e simpatizantes de Esposende. Os tais que lhes oferecem vitórias consecutivas há 26 anos."
    Ao ler o post do Sr. Presidente, não pude deixar de destacar o paragrafo acima referenciado.
    É verdade que na política, os lideres nem sempre se lembram dos militantes que trabalham (por eles lideres e só por eles)sem pedir nada e apenas com a vontade de um dia verem reconhecida a dedicação, o esforço e sobre tudo o trabalho em prol de um partido e de uma liderança....
    Pessoalmente, deixei de acreditar nesta estrutura (pelo menos em muita gente que dela fazem parte) em 2005, numa altura em que o lider não reconheceu o trabalho que a estrutura da qual fiz parte desenvolveu em prol da sua liderança... A única diferença, é que não me desfiliei, mas trabalhei, apoiei e ainda hoje apoio (embora com menos entusiasmo). Apoio e continuarei a apoir, sabem porqué? Porque a idiologoa social democrata não é o que se vê! É algo de mais virtuoso e VERDADEIRO. Lamentavelmente fui perseguido por alguns auto-intitulados donos do poder, e infelizmente ainda sinto isso volvido 6 anos (embora com menos intensidade). O unico desejo que tenho para o Sr. Presidente, é que não lhe aconteça o mesmo que me aconteceu!!! Não há nada pior do que a ingratidão por parte de alguem que colhe os frutos do trabalho dos outros.... Sem lhe retirar merito, revejo nas palavras do Sr. presidente toda a revolta que senti em 2005. Se por ventura ler este meu comentario, queria apenas lhe dizer (porque infelizmente nunca mais tive a oportunidade de o fazer), que a unica coisa da qual sinto saudade, é da amizade... Aprendi consigo que a política por interesse (nem que seja por mero protagonismo) mata toda e qualquer relação humana, acabando por destruir os laços de amizade entre as pessoas.
    Esta, é única coisa que não compreendo (ou talvez me recuse a compreender ou aceitar).
    Por isso, para mim, esta desfiliação é mais uma entre muitas outras... Uns certamente estavam a espera deste momento para tentar a sua sorte, mas outros, com toda a certeza iram ver a sua vida andar para tras!!!
    A única certeza que tenho, é que não havendo novidade na lei eleitoral, as próximas eleições vão ser com toda a certeza bastante animadas... Para não falar das proximas eleições internas...uiiii.
    Contudo sou cauteloso....será mesmo que esta desfilição vai em diante?! É que já ouvi isto muitas vezes... Ou será que desta vez, o sr. Presidente foi traído e surpreendido (fuga de informação)na comunicação social com a noticia?! De uma coisa não se livra. Por muitas explicações que possa dar, não se livra dos comentários de que só agora avança para a desfiliação por não poder ser candidato as proximas eleições!!!
    Mas como neste país o que é hoje amanha deixa de ser (como o TGV e os Impostos), quem sabem o que nos reserva 2013!!!!

    Tozé

    ResponderEliminar
  2. Já escrevias um livro de memórias, não?

    Eu estou a pensar escrever o meu! Já arranjei título: "Eu, Militante"! :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!