quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desculpem lá qualquer coisinha... tá?

As mentes mais conservadoras, politicamente correctas ou simplesmente domadas, devem parar a leitura neste preciso momento! Eventuais azias que possam decorrer da leitura daqui em diante são da única responsabilidade dos leitores!

Vamos então ao que interessa:
- Marinhas é uma terra grande e uma grande terra! Se a memória não me falha há por cá uma boa meia-dúzia de associações e movimentos (não incluindo os de cariz religioso)! Do Sul para o norte: ARGO, Cruz Vermelha, Escoteiros, JUM, Clube Jovem, FCM, Centro Cívico! E algumas destas com as mais diversas valências!

Qual não é o meu espanto, quando constato nessa "Maria" que mora no endereço "publicacoes.mj.pt" a constituição de mais uma associação nesta terra! Perdoem-me as pessoas envolvidas (porque por muito que me apeteça ser "má onda"... perante as pessoas que são não o consigo, pois tenho mesmo muita estima por algumas delas) mas... a pergunta que tento conter impõe-se: que treta vem a ser esta? Eh pah... queiram lá desculpar-me mas... para associações de "frete político" já bastava o Centro Cívico!! E que ninguém se atreva a tentar branquear o óbvio!! Creio que o XXI só pode querer significar que já há 20 associações e movimentos antes desta, é que o sentido de século XXI é de alguém que vem com o relógio atrasado uma década! Já não está na moda o XXI!! Morreu no Alvaláxia!! É simplesmente um "tag" foleiro!

Que necessidade havia de mais uma associação? É que isto é tudo muito bonito, mas na lógica da subsídio-dependência que gere as associações sem fins lucrativos esta é mais uma das que morre logo que passar a folia eleitoral! E depois quem as aguenta? Dá-se para adopção ao Ronaldo? Será que só há gente válida para fundar associações e movimentos mas para aderir e ajudar nos que já existem já não têm tanta folia? Ou será que o objectivo é "aparecer"? Uma nova associação cujo objecto é exactamente o mesmo que o de outras já velhinhas?

Sinceramente... poupem-me a este deplorável espectáculo! E em boa verdade, e a bem da minha coerência intelectual que tanto criticou o Centro Cívico, estou-me pouco importando para as sensibilidades daqueles que não gostaram do que aqui leram! Se não tiveram vergonha de criar uma treta destas, muito menos terei eu vergonha de dar a minha opinião sobre os temas da actualidade!

BASTA DE ASSOCIAÇÕES de FRETE, ou um dia destes reformulamos a legislação autárquica para algo do tipo "a lista mais votada assume a junta e a associação X"!! (só para evitar despesas de constituição de novas associações - ainda que isso signifique uma associação a cada 4 anos)!

Enfim... vistam o Rei que o Povo pode ir nú!

32 comentários:

  1. Os meus pais sempre me educarem a não julgar ou criticar sem conhecimento de causa.
    Não me parece muito cristã da tua parte "botar a baixo" um movimento de pessoas só porque tens direito a tua opinião. Isso é cliché, tambem eu tenho direito a minha e toda a gente a sua. E os criaram aquela Associação têm direito a deles e resolverem fazer o que fizeram.
    Acorda, estamos num Estado de Direito!!!
    Pessoalmente, a mim não me faz diferença mais 1 ou 10 associações na minha terra e creio que quando alguem pretende criar um movimento associativo não tem de se preocupar com a opinião de A ou B, se é ou não necessaria, se vai morrer a nascença, etc.. Tem é de se preocupar em trablahar para que funcione e funcione bem.
    Pois, como disse o meu Ilustre Patrono com quem trabalhei cerca de 2 anos, Dr Hóracio, temos de marcar pela diferença, tentar ser os melhores sob pena de sermos banais, sermos mais um de muitos. Vamos ver o que esta gente vai fazer porque é verdade que nas Marinhas há muitas Associaçoes. Algumas tornaram-se até Instituiçoes, tal como o CSJUM que conheces bem e outras, neste momento, pouco ou nada fazem, como o Club Jovem, que alias tambem conheces.
    A Colega,
    Luzia

    ResponderEliminar
  2. Ó Luzia... pela consideração que tenho por ti... vou ser brando.. a sério... !

    1.º - Se houve exemplo de crítico do "sistema", Cristo foi o verdadeiro exemplo!! Pagou com a própria vida pelo simples facto de falar contra a maré!! Já viste que se Cristo estivesse "caladinho" não tinha passado pela cruz? Sim! Sou Cristão, não dos "não praticantes"!! Sou daqueles que são cristão à sua maneira, daqueles que nem são católicos só de ir à missa, nem são "não praticantes" só por não ir à missa! E também sou cristão quando tal como Cristo digo "quem não é por mim é contra mim! Aos mornos, vomitar-vos ei!" - Resumindo: não vás por aí!

    2.º - O teu conceito de criar adopções é como a minha leitura de algumas parideiras que por aí andam! Dar à luz é um direito de toda a gente, criar os putos e acompanhá-los pela vida fora... ui... isso já é outra questão! Dá-se para adopção! Maravilha da democracia, essa que também é "um cliché" é que as associações locais são democráticas! Quem pode fazer melhor apresenta-se a votos! Criar movimentos que se sobrepõe não é certamente o caminho! Não creio que 1 ou 10 associações sejam a mesma coisa! Essa é a mentalidade que faz da nossa terra um burgo cheio de capelinhas! E que tal se nos uníssemos? Para realmente termos alguma voz e deixarmos de ser desconsiderados pelo poder? Que têm avançado Marinhas nos últimos 10 anos com tanta capelinha?

    3.º - O teu patrono é um homem sábio! A prova disso é que terás aprendido com ele aos 20 e muitos aquilo que eu aprendi desde os 5 anos com os meus pais, que desde que entrei na escola primária me incutiram esse espírito! Dar o melhor para ser melhor! Enfim...

    4.º - Quanto ao CSJUM e ao CJM... quem sabe o que era o Clube Jovem quando eu lá cheguei e o que lá deixei quando saí (não sozinho! Com a minha equipa!) fará a justa lembrança! Tudo o resto é letra que o tempo leva! O Património e o que lá conseguimos fazer por carolice!!! foi o melhor possível! Estranho é que, do alto dessa tua razão, tenhas ignorado o facto de pelo menos duas pessoas dessa nova associação terem sido fundadores também do Clube Jovem!! Honra te seja feita por reconheceres que eu conheço aquilo de que falo! Mais uma vez... não vás por aí!

    Quanto ao resto, permite-me apenas que te alerte para uns factos, ao jeito do blog do nosso presidente da CME:

    "O autor deste escrito:"
    - tem 27 anos,
    - fez a 1.ª comunhão, a comunhão solene e o crisma,
    - tirou a carta de condução;
    - foi atleta federado em Taekwondo
    - foi atleta do CJM,
    - faz parte do conselho pastoral de marinhas;
    - foi presidente do CJM durante 4 anos,
    - foi colaborador da Associação de Estudantes da Lusaída do Porto
    - faz parte da direcção da JUM (tal como tu),
    - foi militante activo na JSD Esposende durante 10 anos,
    - foi 2 anos vice-presidente da mesa de plenário da jsd esposende,
    - 4 anos presidente da jsd esposende,
    - 2 anos vice-presidente da JSD distrital de braga,
    - 2 anos conselheiro nacional da JSD,
    - membro por inerência das comissões políticas do PSD,


    - é possível que me esteja a esquecer de alguma coisa, mas também não é relevante para o caso.

    Perante o teu "Acorda" impõe-se a questão:

    - Achas mesmo que ando aqui a dormir????

    ResponderEliminar
  3. Quem se apresenta com consideração olha o gajo....
    É preciso ter espirito para falar ou escrever bem; para ouvir bem basta a inteligência...
    Ninguém gosta mais de falar do que os gagos, ninguém gosta mais de caminhar que os coxos.
    O grande prazer que nos dá falarmos de nós próprios deve fazer-nos recear não darmos nenhum aos que nos ouvem...
    O marinhense
    Vida

    ResponderEliminar
  4. Habemus "poeta"!!
    Uns queixam-se por falar deles, outros dizem que falo de mim!
    Ora vejam lá se se entendem que a procissão ainda vai no adro e o fogueteiro ainda nem sequer veio montar o fogo.

    Caro Anónimo, concordo consigo! É extremamente aborrecido falarmos de nós próprios! No entanto, por vezes é preciso fazer um exercício de consciência para não sermos apanhados pelo alheamento de nós próprios! Outros há que, não tendo nada para dizer de si ao mundo, falam apenas do tempo! Conversa para boi dormir.

    Gostei da sua abordagem poética, sobre o espírito, sobre a escrita... faz sentido! Gosto particularmente do ouvir com inteligência, pois não raras vezes dou com vozes dotadas do elixir da sapiência no aconselhamento dos outros... mas no fundo... são como Frei Tomás!

    Como diz o sem pescoço:
    "Soltem a Parede"!!

    ResponderEliminar
  5. (1ºParte)
    Cara Luzia,
    Antes de me alongar um pouco sobre esta questão, deixa só que te diga o seguinte:
    1. Tal com eu es uma pessoa que teve a sua infância no estrangeiro;
    2. Tal com eu regressaste a tua terra natal para tirar o teu curso e organizar o teu projecto de vida;
    3. Mas ao contrário de mim, apareceste na vida pública da freguesia a cerca de 5 anos. Pois eu já la ando a 15 !!!
    4. Por isso, sobre a tua afirmação sobre a actividade do Clube Jovem, deixo-te uma pergunta: O que fizeste tu pela freguesia de Marinhas? ......Eu respondo, NADA!!!
    5. Nada a não ser aparecer na lista de um partido político, talvez com o objectivo da tua promoção (o que é legitimo).
    6. Pessoalmente, como disse ando nisto a cerca de 15 anos, muito ou pouco, já dei e continuo a dar o meu contributo.
    7. Estou agora no clube jovem para não deixar que esta “pequena” associação não acabe!
    8. Por isso considero que este projecto do clube jovem ganha uma importância ainda maior quando vejo que alguns dos seus fundadores se esqueceram que já existia uma associação na freguesia com o objecto daquela que agora criaram!!
    9. Fazendo uma interpretação extensiva da tua opinião para o grupo onde te inseres (a tua lista partidária que agora criou esta nova associação), acerca da actividade do associativismo da freguesia, considero que esses fundadores e membros de algumas das direcções que o clube Jovem teve ao longo dos anos, têm memória curta, e se de facto acham que a freguesia precisava de mais dinamismo, pergunto, porque não voltaram ao clube jovem? Afinal alguns até foram os pais do CJM!!

    ResponderEliminar
  6. (2ªparte - continuação)

    Mas voltando ao tema deste post, e como Marinhense, também tenho a minha opinião. Opinião essa que me leva a concordar com tudo ou quase tudo que o J. Paulo disse. É verdade que mais 1,2, 10, 20 ou 30 novas associações na freguesia pouco importa. Agora quanto a que acaba de nascer, se até concordo que quem a constitui está cheio de vontade de fazer algo, não posso deixar de constatar a existência de questão subjacente que está por detrás desta associação, e que vai muito além do que a constituição da própria associação.
    Talvez tudo isto te escape mas como és "nova" na política (sim porque se trata de política), deixa que te lembre que o Pai Natal não existe!
    Nem tudo que parece é, muito menos quando "o pastor desafia o rebanho" para, de uma forma legal, tomar conta dos poucos recursos que a autarquia local (Junta) tem para distribuir pelas associações da freguesia. A questão que aqui se levanta não está na nova associação, mas a forma e para quê foi criada!
    O discurso bonito de que na freguesia não se faz nada, já o conheço a muitos anos. Mas obviamente que esse deve ser o discurso de quem lidera um projecto político. Agora, se te atiraram areia para os olhos com um discurso politicamente correcto, a mim e a outros como eu, essa conversa não cola!
    Para que saibas, na base da eleição da nova direcção do Clube Jovem está a orientação do clube para uma actividade outra que não o desporto (pelo menos em exclusivo). Numa reunião do Clube Jovem com a Junta de freguesia, fui desafiado, na qualidade de presidente da associação, a efectivamente levar a cabo esse pressuposto, porque na opinião do Sr. Presidente da Junta, Marinhas tem uma carência notória na área do associativismo Cultural. Até aqui há de facto uma concordância inequívoca sobre este assunto.
    Nessa mesma reunião foi-nos ainda feito o desafio de, uma vez reorganizado o clube, dar então corpo a uma política associativa de âmbito cultural em colaboração com a Junta de freguesia. Ao que disse concordar desde que não se tratasse de uma forma de fazer política, porque o Clube jovem não é uma associação de apoio a movimentos políticos!
    Dessa reunião saímos bastantes satisfeitos e com a certeza do apoio da junta de freguesia na actividade do clube (dentro das suas possibilidades obviamente).
    Obviamente que não sou ingénuo e até percebo o Sr. Presidente da Junta. Apenas lanço mão deste meu direito a emitir uma opinião, fazendo-o demonstrando que afinal o que está em causa (pelo menos em primeiro lugar) não é fazer algo pela freguesia, mas sim fazer algo para uma reeleição!
    Apoiei o Sr. Aurélio e continuarei a apoia-lo. Mas para os distraídos, e menos experientes politicamente, não se iludem, o associativismo de apoio a movimentos partidário, mais cedo ou mais tarde acabam! Vejam o que aconteceu a oposição!
    Mas para o bem dos Marinhenses, ficam as CSJUM, Clube Jovem, escuteiros, etc…..
    Abraço!

    Ass.A. Morgado

    ResponderEliminar
  7. Antonio,
    Efectivamente e contrariamente a ti nunca fiz NADA pela freguesia. A minha vida basta-me. Tenciono fazer muito é pelos meus filhos e pelos meus. Não estou preocupada em aparecer no cartaz principal, mas se alguem para quem tenho consideração e estima me pedir apoio, tentarei não o desiludir na medida das minhas possibilidades. É essa a minha preocupação porque não sou politica e não vejo as coisas com olhos de politico.
    Fiz o comentario ao João Paulo, para quem tenho muita consideração e estima, não para que me atirem pedras ou me esfraguem na cara como são bons mas sim porque um coisa que nunca gostei aqui em Portugal é a mentalidade do "bota a baixo" e do "vizinho não pode estar melhor do que eu". Basta de politiquices de rua por tudo e por nada. Temos que deixar de nos preocupar com o que o vizinho faz e tentar concretizar os nossos objectivos pelo melhor, dentro da nossa vida pessoal, profissional ou até associativa.
    Com consideração,
    Luzia

    ResponderEliminar
  8. Oh meus amigos aqui estão eles.......falam, falam muito e ninguém a não ser eu os ouve.....
    Temos aqui dois fustrados! melhor mal amados, grandes politicos poetas do garrafam, que só alcançaram o trono às custas dos outros, mas os mais atentos e sabem......
    pensamento:
    O mundo só vale pelos radicais e só dura graças aos moderados.
    O
    Verdade

    ResponderEliminar
  9. Luzia,
    caso não tenhas percebido, era precisamente esse o objectivo deste post "basta de politiquices"!!! De armas secretas, de iluminados! Basta de bastidores!! Já tínhamos disso antes e não foi seguramente para isso que apoiei um novo rumo para Marinhas! Quanto a não seres política, permite-me que te diga que essa é das expressões que mais detesto! Quem assume um projecto deve assumir a condição! O político não é nenhum leproso!!! Estar na política e não vestir a pele é o mesmo que aparecer no relvado equipado e dizer que não se é jogador!! E o pior é que isso acaba por se tornar uma praga porque os "não políticos" que fazem política acabam por ser fantoches nas encenações de meia-dúzia de raposas velhas!! Voltando ao tema do post: estarei atento a percurso, à actividade e ao financiamento desta nova associação!

    "O Verdade"!
    Como deves ter reparado, só duas intervenções aqui não foram assinadas pelos respectivos autores (ainda que no teu caso é como se fosse)! Obviamente isso diz muito! Acima de tudo diz quem são aqueles que discordam mas que dão a cara pelo que acreditam. É no fundo uma questão de respeito, porque discordamos mas não andamos aqui em guerrilha de trincheira, isso é coisa de cobardes!
    Em boa verdade, perante a forma vergonhosa como tentas escrever, até eu me envergonhava de assinar por baixo! A minha professora primária é a melhor professora do mundo! (vai lá fazer 4.ª classe à noite que ainda sais doutor)!
    Devo no entanto depreender das tuas palavras que me julgas um frustrado ou mal amado da política! Fico feliz com isso, com esse teu desdém! Já o grande Nietzsche dizia "não se odeia quando pouco se preza, odeia-se só o que está à nossa altura ou é superior a nós"! Obrigado pela consideração!

    ResponderEliminar
  10. Luzia,
    Os meus pais também sempre me educarem a não julgar ou criticar sem conhecimento de causa, por isso só falo daquilo que conheço!
    Quanto a esta máxima de só falar daquilo que se sabe, a minha critica foi precisamente nesse sentido. Ou seja, até tens um bom principio de só falar daquilo que sabes, mas no que disseste ao J. Paulo, acabaste por falar de coisa que desconheces (pelo menos o fundo da questão).
    Por isso, não leves a peito a minha opinião sobre este tema. Por ser minha obrigação, falei em nome do Clube Jovem, não aceitando uma crítica gratuita sobre a sua actividade. Ao fazê-lo da forma que fiz, foi com a única intenção de te alertar para não assumires as dores de outros, sem saberes do que efectivamente se trata!
    Ninguém te atirou o quê que seja, só deves ter um pouco mais de cuidado ao falar do trabalho dos outros nas instituições em que estão envolvidos. Porque no que ao associativismo por carolice diz respeito, são poucos os que dão a cara e perdem tempo para que as associações não acabem (o teu pai é um excelente exemplo de quem vive o associativismo por carolice).
    No que respeita ao clube jovem, o pouco que se faça é sempre um grande feito, pelo menos para não deixar cair ao abandono o trabalho de muita gente que antes de nós lá passou. Por isso, lanço-te um desafio, junta-te a nós, vem trabalhar por carolice, o clube jovem agradece e tu certamente, pelos teus bons princípios de vida, ficaras feliz por ajudar a tua freguesia através de uma associação com 18 anos de existência.
    Que fique bem claro que o surgimento desta nova associação não vem atrapalhar ninguém! Pelo contrário, vai fazer com que a igualdade de tratamento seja uma realidade!

    A. Morgado.

    ResponderEliminar
  11. O Verdade

    Já tinha saudades :-)

    Sempre em grande estilo, dizer mal com veia poetica!
    Ainda por cima fala do que sabe, "alcança o trono às custas dos outros"... Obviamente que foi, é e será sempre assim! Sabe bem do que fala, principalmente quando está no grupo dos que estão sempre no trono às custas dos outros!!!

    Já me esquecia, continua com pensamentos muito bonitos, eheheh...

    ResponderEliminar
  12. Ò Verdade,

    esclarece lá essa de "alcança o trono às custas dos outros" que sinceramente eu ainda não percebi! Mas a julgar pelas duas vezes que referiste o mesmo deves ser um daqueles que nunca teve coragem para ir a votos. Já agora, que trono é que eu tive? É que sinceramente não estou a ver! Queres lá ver que fui rei e não dei por ela?

    Conta-nos lá! Afinal de contas "ninguém" sabe quem és! Faz lá o teu lamento! Diz-nos lá a tua frustração. É que agora deixaste-me curioso!

    ResponderEliminar
  13. A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e de lucidez!
    Representar não é a realidade - é mais cruel do que a realidade. É um acto de crueldade que o actor inflige a si mesmo. Essa crueldade tem a ver com a lucidez e isso é algo de muito temível.
    Marinhense
    ABRAÇO A TODOS QUE OLHAM ESTA ASSOCIAÇÃO.
    SENSATO

    ResponderEliminar
  14. António,
    Quando falei do Clube Jovem não foi para atacar ninguem e muito menos pessoalmente porque trabalhar e nem sempre ter o reconhecimento, infelizmente, sei o que é. Mas uma coisa é certa e tens de reconhecer e foi isso que quis dizer - admito não da melhor forma - é que o Clube Jovem não tem tido muita "notoriedade", não se ouve muito falar das suas actividades. Não vou dizer porquê porque não sei.
    Agradeço o convite que me fazes em entrar no Clube Jovem mas do momento não vou aceitar e vou te explicar porquê.
    Não é por estar contra a Associação ou os principios da mesma mas mesmo por falta de tempo.
    Costuma ser a desculpa que toda a gente dá mas no meu caso é verdade: Alem da minha profissão que me ocupa muito tempo e que sei que precebes já que a tua esposa tambem é advogada, tenho a empresa do meu marido que ajudo a gerir e não é facil porque trato de tudo que seja bancos, facturas, orçamentos, pagamentos, etc... e são 7 empregados do momento, já é alguma coisa.
    Para alem disso, estou na Direcção da JUM com o J.P por isso podes crer que não tenho nada contra ele e acho que ele não levou a mal a minha intervenção.
    Sou ainda presidente da Associação de Pais do Jardim de Infancia de Igreja e EB1 (Escola da Cruz Vermelha).
    Faço parte do Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas de Marinhas e faço parte da Assembleia da Junta de freguesia.
    O meu filho e marido são escuteiros e sempre que precisam ajudamos.
    Pelo que vês quando disse que me preocupava com os meus filhos não estava a mentir porque sempre que me envolvi em algo (com excepção da politica) tudo começou por causa dos meus filhos.
    Quanto a politica disse ao JP que não era politica e não sou, entrei por respeito e muita consideração e estima que tenho ao Sr Auelio, que considero um grande homem e se não fosse para lhe dar apoio, certamente que nunca tinha entrado em nenhuma lista.
    Por tanto e para terminar acho que se entrasse em mais uma associação não teria tempo para a minha familia e não quero dizer que estou só por estar. Se estou é para trabalhar não é para ter lá o nome. Por outro lado, se entrar mais em alguma associação o povo que é muito amigo vai dizer logo "Olha, está em tudo a gaja, quer se mostrar" E sinceramente, quem me conheço sabe que tenho muitos defeitos excepto o da vaidade.
    Cumprimentos
    Luzia

    ResponderEliminar
  15. Caro João Paulo:
    Tenho sido um perseguidor atento e entusiasta de todas as tuas crónicas.
    Fui fundador do Clube Jovem de Marinhas – Associação criada com o intuito de apoio aos Escuteiros de Marinhas (eu e o meu Pai, também fundador dos Escuteiros nas Marinhas, o Martinho, o Tozé Pilar, o Luís Novo, Paulo Jorge, Etc..).
    Participei em muitas actividades a representar o Clube Jovem. Era um dos primeiros dez sócios da associação. Por motivos de juventude (namorar), estudos na Universidade, atleta do Futebol Clube de Marinhas, reuniões da JSD (lembro-me de algumas na casa do pai do Drº João Cepa em Palmeira), afastei-me do Clube Jovem.
    Não te lembras dos ELPIS (ou ELVIS), uns dos últimos agrupamentos musicais da nossa freguesia?
    Não te lembras das vezes que alguém disponha o camião da Casa Braga para ir ao Estádio 1º Maio com atletas filiados na associação de Braga para participar em actividades de atletismo? (ia-mos todos deitados na carroçaria com um encerado a cobrir-nos para protege-nos da Polícia, algumas histórias engraçadas).
    Após a morte do nosso chefe, Joaquim Abreu, essa associação foi tomada por alguém, que ainda hoje estou por entender qual os seus fins, não acredito que tenham sido de promoção.
    Mas verdade é que se limitou a organizar um concurso de canto (do qual não me lembro do nome) e uma equipa de ciclismo.
    Vós apoderas-vos de uma associação que não era vossa, mas agistes segundo os estatutos.
    Agora pergunto eu:
    Achas que estais a preencher as carências culturais e desportivas da freguesia? (aliás tu até representas, e muito bem, no grupo cultural da JUM, do qual fazes parte).
    Á volta a S. Lourenço? Um marco cultural durante muitos anos na nossa freguesia!
    Os torneios de futebol entre lugares? Um marco cultural durante muitos anos na nossa freguesia!
    Os bailes na Quinta do Paivas? Um marco cultural durante muitos anos na nossa freguesia!
    Às Caminhas? Para se conhecer melhor a nosso freguesia?
    As desfolhadas? Actividades praticadas nas nossas freguesias vizinhas!
    A recolha do Sargaço e a apanha do Pilão? Actividades praticadas durante longos anos na nossa freguesia!
    Vós não tivestes imaginação nem capacidade para a realização de alguns pontos anteriormente mencionados.
    Deixai que alguém faça algo em prol da nossa freguesia, porque podes crer, as tuas críticas só nos dão mais forças para trabalhar.
    Cumprimentos
    Paulo Abreu

    ResponderEliminar
  16. Meu amigo Paulo Abreu, pode-se ter saudades dos tempos bons mas não se deve fugir ao presente, aí estás muito bem. Mas a verdadeira moral não se preocupa com a moral: quer isto dizer que a moral do juízo não se importa nada com a moral do espírito - que não tem regras.
    A vontade tem, nos nossos pensamentos, uma participação muito maior que a razão, com isso não é a riqueza nem a pompa, mas a tranquilidade e a ocupação que dão felicidade.

    ALERTA

    ResponderEliminar
  17. Caro Paulo,

    O Clube Jovem, se a memória não me falha, deve ter aí uns 20 anos!

    No exercício mental tenha a vaga sensação que entre o Martinho, o Sr. J.André, o Ilídio e eu, estivemos lá cerca de 15 anos.

    O "El Dorado" do Conselho de Fundadores terão sido uns longos 5 anos! Bem-haja!!

    Tal como tu, os membros que passaram comigo pelo CJM também foram alunos universitários, namoraram, faziam desporto, e no meu caso ainda fui presidente da JSD Esposende e vice-presidente da JSD distrital de Braga. Ao contrário de ti, estes membros não disseram "não tenho tempo" mas sim "com o pouco que me resta vamos fazer algo pelos outros"! E ao contrário do que dizes, não assaltamos ninguém, muito pelo contrário, pegamos no CJM quando ninguém o queria.

    Do pouco que fizemos: ficam duas voltas ao património de Marinhas, dois nocturnos sem sair da freguesia promovendo a nossa terra, dois btts para o Regional do Minho, um cyber-centro quando muito poucos tinham ADSL em casa, 4 organizações do luso-galaico promovido pela CME e a criação de condições para instalação de uma biblioteca. A par disto, organizamos um curso de iniciação à informática para crianças da JUM com a duração de um ano e abrimos o cyber 4 vezes por semana durante cerca de 1 ano e meio.
    Se queríamos ter feito mais? Queríamos!! Mas trabalhavamos, estudavamos, namoravamos e faziamos política!! Se podíamos inventar desculpas? Podíamos, mas não era a mesma coisa!!

    Isto tudo em breve síntes, já que a primeira resposta que tinha escrito deu erro ao publicar e tinha que escrever de novo!

    Posto isto, face aos 5 anos do "El Dorado" Conselho de Fundadores do CJM, julgas-te com moral de cobrar o que quer que seja de alguém?

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao facto de as minhas críticas servirem de motivação - fico feliz! Já não poderão acusar-me de criticar sem ajudar! Contem então com a minha motivação porque vou andar atento, muito atento! A bem da dignificação do associativismo, do voluntariado e da carolice!

    ResponderEliminar
  19. Pessoalmente, estou a frente do Clube Jovem acerca de 3 meses. Para o corrente ano, juntamente com os jovens que me acompanham na direcção, aquilo a que nos propomos, além da realização de algumas actividades, será promover uma re-inscrição dos sócios.
    Pois o clube tem nos seus ficheiro perto de trés centenas de sócios, mas que segundo os estatutos, ao não pagarem as suas quotas, uma grande maioria deles perderam essa qualidade! Inclusive todos os fundadores!!!
    Porque se afastaram? Criticar os que tiveram coragem de agarrar uma associação que se ia afundando é facil. Mas o certo é que nunca nenhum dos sucessores, dos tempos em que o Paulo fala, criticou a actividade do clube, a vossa actividade! Não por não gostar, mas porque quem faz o que pode não merece acritica.
    Já este teu post, meu caro Paulo, é nada mais do que uma infelicidade tua (desculpa a sinceridade), porque o teu pai que muito deu a associação teria certamente gostado que, em vez de "fugires" da vida do clube (apesar de muito ocupado), lhe tivesses feito uma grande homnagem! Sabes como? Não abandonando!!!
    Fico contudo satisfeito que te voltes a dedicar ao associativismo. Só lamento o "timing". O clube jovem de FACTO NÂO ACABOU, e estamos abertos e desejosos para que os "seus sócios de ficheiros" venham junto de nós para reactivar o seu numero! Já que tens mais tempo agora, se calhar até pode fazer parte das duas!
    Abraço
    A. Morgado

    ResponderEliminar
  20. "O autor deste escrito:"
    - tem 27 anos,
    - fez a 1.ª comunhão, a comunhão solene e o crisma,
    - tirou a carta de condução;
    - foi atleta federado em Taekwondo
    - foi atleta do CJM,
    - faz parte do conselho pastoral de marinhas;
    - foi presidente do CJM durante 4 anos,
    - foi colaborador da Associação de Estudantes da Lusaída do Porto
    - faz parte da direcção da JUM (tal como tu),
    - foi militante activo na JSD Esposende durante 10 anos,
    - foi 2 anos vice-presidente da mesa de plenário da jsd esposende,
    - 4 anos presidente da jsd esposende,
    - 2 anos vice-presidente da JSD distrital de braga,
    - 2 anos conselheiro nacional da JSD,
    - membro por inerência das comissões políticas do PSD,


    Foooonha-se!!!! Tu é que és!!!
    Afinal o Mourinho é arrogante??? hà quem diga :realista!
    E as provas dadas, onde estão?

    Obg
    Cav.Apoc.

    ResponderEliminar
  21. Ó Cav. Apoc.!

    Se tu fosse o "verdadeiro" Cav. Apoc. eu teria um grande respeito por ti! Pois essa singular pessoa também deu o seu contributo pelo associativismo desta freguesia, ao seu jeito e no seu estilo, mas deixou.

    Em todo o caso não o és! És apenas alguém que se envergonha da sua própria identidade e que se esconde atrás do pseudónimo de outrém! Não, não lhe chamo arrogância: chamo cobardia! Mas em boa verdade, e sendo realista, fico feliz! Fico feliz porque sou diferente de indivíduos como tu: assumo o que faço!

    Provas dadas? Quem comigo partilhou o meu percurso sabe do que sou capaz e obviamente também do que não sou capaz. Tenho apenas uma ou duas certezas: ninguém faz nada sozinho! Nem o Mourinho! Precisei de muita gente para fazer o muito ou pouco que fiz!

    Em todo o caso, a tua observação não deixa de ser um contra-senso! Afinal de contas eu não tenho qualquer prova dada na tua óptica, não obstante esse facto, não deixaste de passar por cá para manifestar a tua azia.

    Assim sendo:
    - prova número um: a minha passagem pela vida já é digna de não passar na indiferença. Já não preciso de mais!

    ResponderEliminar
  22. Obstinação e calor na argumentação são provas seguras de loucura. Há lá alguma coisa tão teimosa, porfiada, desdenhosa, contemplativa, grave e séria, como um burro? Ó JOÃO

    Obg
    Cav. Apoc

    ResponderEliminar
  23. Claro que há: um político em campanha!

    Já via alguns a mentirem com quantos dentes tinham na boca, perfeitamente convictos da ilusão, munidos da eloquência de quem fala verdade e astutos o suficiente para parecerem sérios.

    No entanto folgo em saber que nos entendemos na linguagem! Seremos assim da mesma raça. Seja ela qual for!

    ResponderEliminar
  24. Caro JPT

    Uma pequena dúvida:

    Sendo tu presidente da JSD, e tendo associado esta "seita" aos interesse políticos dos seus membros que como é sabido estão ligados à Junta de Freguesia, a minha pergunta é: Que seita é esta que os Marinhenses colocaram na Junta de Freguesia à qual estás por inerência ligado e qual o teu interesse nesta picardia hipôcrita que fizeste questão em despoletar?

    Cumps
    Marinhense

    ResponderEliminar
  25. Caro Amigo,
    O JP já não é Presidente da JSD!!!
    Quanto ao interesse daqueles que agora integram esta nova associação, presumo que sejam meramente politicos, para nas próximas eleições apresentarem "curriculo" associativo.
    O engraçado da historia é que são muitos os socios do clube jovem que dela fazem parte (alguns até fundadores), que nunca se preocuparam com o que na freguesia se fazia ao nivel associativo. Agora do pé pa mão, lembraram-se e vão mudar tudo, dizendo agora é que vai ser...
    O JP é uma pessoa muito bem resolvida e sobre tudo, o interesse que demonstrou enquanto politico e membro associativo, foi sempre fazer o melhor que sabia e podia! Posso dizer que o fez com distinção!!!
    E tem uma grande virtude, apesar da sua ideologia politica e dos grupos onde se insere, não receia dizer o que pensa, mesmo que vá contra a opinião dos grandes lideres. Sabe porquê? Porque nunca precisou da política para viver, nem nunca se preocupou com as medalhas que os seus actos lhe atribuiram... Pessoalmente partilho desse estilo, não sou um YES MAN e, a semelhança de Mourinho, quando as coisa correm bem nas associações em que estou envolvidos, então todos estão de parabens, quando correm mal, então só eu sou o culpado!

    A. Morgado

    ResponderEliminar
  26. Caro Marinhense,

    efectivamente já não sou Presidente da JSD, tal como disse o A.Morgado. Em todo o caso, mesmo que ainda o fosse, não teria qualquer problema em dizer o que me vai na alma (graças a Deus dentro do meu partido, ainda que por vezes não gostassem, sempre me deixaram falar!)

    Os teus equívocos não ficam no entanto por aqui.
    Chamas-me hipócrita mas eu digo o que penso, assino por baixo e dou a cara. Ao invés, tu, talvez mais um daqueles aptos a julgar o trabalho dos outros, não dás a cara nem pelo que escreves e muito provavelmente não a darás para que não te julguem também pelos teus actos ou falta deles! São formas de estar na vida! Tenho que aceitar que há gente assim, agora o que não me podem condenar é pela minha sinceridade.

    Limitei-me a dar conta de uma situação repudiável! Repudiei o comportamento do Sr. Losa Esteves com o centro cívico e com o voz das Marinhas, não por ser do PS, apenas porque entendo que apesar de os dirigentes das associações poderem ter intervenção política o associativismo em si não pode ter como finalidade branquear o cacique e o trabalho de sapa! E porque, ao contrário do que dizes, não sou hipócrita, eis-me aqui a condenar também que a gente "do meu partido" faça exactamente o mesmo: hoje uma associação, amanhã estarei quase capaz de apostar que aparecerá um jornal, e possivelmente em 15 dias teremos aí uns "cantoneiros" novos.

    O associativismo não pode ter como fim ser submisso do poder! E não podemos embarcar em balelas de "quantas mais melhor"!

    Quanto à "fogueira" que para aqui vai, constatei que havia muita gente com feridas abertas, já que bastou um pouco de álcool para que muitos gemessem! Que seria então se eu entornasse o "bidão" todo!!

    De resto, tive a honra de privar e aprender com um dos grandes políticos do nosso país que vezes sem conta me ensinou "Sr. Dr., primeiro a sua vida, depois a política"! Sábio homem que numa simplicidade inigualável me contava as suas histórias de vida e dos inúmeros amigos e inimigos que fez por prezar "dizer a verdade doa a quem doer"! Hoje, agradeço-lhe! Porque sabe muito bem não ser um YES MAN!

    ResponderEliminar
  27. Obrigado A. Morgado pelo esclarecimento.

    Apenas um reparo: Não conheço pessoalmente nenhum dos intervenientes neste post, apenas esbarrei neste Blog numa pesquisa e acabei por ler todos os comentários e achei até um debate interessante. Como Marinhense, não pude deixar de colocar uma dúvida que qualquer um, que como eu esteja por fora da política local, ficaria ao ler estes parágrafos.

    Para o JP deixo apenas uma frase feita já que ele tanto gosta de as utilizar: "Sê humilde se queres adquirir sabedoria; sê mais humilde ainda, quando a tiveres adquirido".

    Cumps
    Luís A Pereira

    ResponderEliminar
  28. Caro Luís, gostei da citação! Não a conhecia. É uma daquelas que merece o rótulo de "sábia" (e ainda que o dito popular diga que "que muito se baixa, o cú se lhe vê"! Bem sei que há muitos momentos na vida em que só crescemos quando estamos conscientes da nossa pequenez. Em todo o caso, se leu, reparou, que muitos dos que por aqui passaram a cobrar tudo de todos não tiveram sequer a dignidade de assinar - com estes nada se aprende!

    Cumprimentos e volte sempre!

    ResponderEliminar
  29. Quando se quer servir de mediador entre dois pensadores decididos mostra-se a sua própria mediocridade (JP TORRES e A. MORGADO): é que se não possui vista suficientemente boa para distinguir o que é único; fazer igual, é a consequência da miopia.

    O
    VERDADE

    ResponderEliminar
  30. Ó Verdade, ou devo dizer "ó..."!

    Esquece! És cobarde e como tal "para o teu peditório" não dou mais!

    Já disparas para todo lado! A mediocridade que te corre nas veias já te leva a atacar-me, a atacar o Morgado e a atacar uma qualquer pessoa que por aqui passou. És credível, não haja dúvida! Mas é precisamente pela sede de alguns como tu que eu aqui publico tudo o que chega e que não é insultuoso e ofensivo! É que pelo nível do pelotão de defesa se vê a qualidade do exército! Se isso é o melhor que tendes para defesa da "donzela"... dás-me pena! E vontade de continuar a ser como sou, porque sou diferente para melhor, muito melhor!

    ResponderEliminar
  31. Bom Dia...
    Parece-me que se todos se unissem as coisas poderiam resultar melhor....
    Feio estas coisas para todos lerem...As criticas devem ser feitas de forma clara tipo-----JP tu fizeste isto e A.Morgado tu aquilo. Só perante factos e perguntas directas se poderam defender e quem esta de fora podera entender...
    Será sempre mais faceil fazer as acusaçoes directamente para que as respostas sejam directas...
    O que me parece que seja dificil pois o JP terá resposta. Mas as coisas resolvem-se de forma directa e não com jogos de palavras....

    Joana Silva

    ResponderEliminar
  32. Cara Carla aka Joana Silva!

    Não estou aqui num exercício de resposta pela resposta e também não é verdade que eu tenha sempre resposta. Gosto de debater e gosto de exercer o contraditório. Há quem prime pelas insinuações e pela crítica anónima e não passam cá para debater (respeito aos que deram o nome por aquilo em que acreditam pois nenhum de nós é dono da verdade absoluta), passam cá para levantar poeira na expectativa de com umas mentiras ditas muitas vezes "avacalharem" o debate. Esses, pobres de espírito, são uns tristes.

    Em todo o caso, aqui também não há nada para resolver de forma directa, é caso de "contra evidências não há factos"! Limitei-me a lançar um tema que julguei pertinente por ser mais uma das formas de estar na política que sempre repudiei e acabou por ter um efeito de álcool etílico - quem tinha ferida ardeu! É que quando não temos feridas até podemos tomar banho em álcool etílico que não arde...

    Volte sempre!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!